On 09-06-2016 15:57, Tiago José Adami wrote:

> Eu nunca trabalhei com MongoDB ou NoSQL e até o momento não pretendo,
> mas não posso perder uma oportunidade de aprender mais a respeito.

Show... aprendizado continuo...

> Já ouvi muito por aí que NoSQL facilita o trabalho em projetos que
> tenham volumes de informação gigantescos incluindo dados complexos
> (árvores, vetores, etc.) e que falhas de consistência são aceitáveis
> seguindo a lógica de que "se 1 registro estiver errado dentro de 1
> milhão, não faz diferença no resultado final".
>
> Neste contexto, se for verdade que NoSQL é mais rápido e fácil de
> implementar que SQL/Relacional, justificaria o seu uso. Ou não?

Isso vai depender de que problema de negócio vc quer resolver. Para um
ERP por exemplo creio que um NoSQL possa não se aplicar devido a
consistencia eventual. Imagina no sistema orçamentário de cada usuario
visualizar um saldo diferente de uma conta pra fazer uma reserva
financeira??? No final das coisa poderemos ter problema né. Porém qual o
problema de dois usuários acessarem a mesma timeline de uma pessoa em
uma rede social e uma delas nao visualizar o último post que foi feito
instantes antes???

Em TI tudo "depende"...

--
   Fabrízio de Royes Mello         Timbira - http://www.timbira.com.br/
   PostgreSQL: Consultoria, Desenvolvimento, Suporte 24x7 e Treinamento