Em 9 de junho de 2016 17:05, Fabrízio de Royes Mello
<fabri...@timbira.com.br> escreveu:

> Isso vai depender de que problema de negócio vc quer resolver. Para um
> ERP por exemplo creio que um NoSQL possa não se aplicar devido a
> consistencia eventual. Imagina no sistema orçamentário de cada usuario
> visualizar um saldo diferente de uma conta pra fazer uma reserva
> financeira??? No final das coisa poderemos ter problema né. Porém qual o
> problema de dois usuários acessarem a mesma timeline de uma pessoa em
> uma rede social e uma delas nao visualizar o último post que foi feito
> instantes antes???
>
> Em TI tudo "depende"...

Perfeito. Estou muito centrado em RDBMS desde sempre e ainda não fui
me aventurar no mundo NoSQL. Esta explicação reforça muito a minha
percepção sobre quando e onde usar NoSQL (se algum dia for
necessário).

É muito importante aquilo que disseste na mensagem anterior, sobre não
existir ferramenta "bala de prata" que resolva todos os problemas.
Apesar de a maioria dos DBAs que conheço criticarem NoSQL é preciso
manter a mente aberta. A comparação NoSQL vs Relacional/SQL é
semelhante à comparação Laranjas e Maçãs. Ou melhor: Bananas e Maçãs.

E assim como outras tecnologias o NoSQL está evoluindo. Quem sabe em
um futuro próximo os bancos relacionais terão "plugins" ou módulos
adicionais com um armazenamento totalmente NoSQL (sem ter que usar a
linguagem SQL como transporte). Talvez até o PostgreSQL seja um dos
primeiros a implementar. Vai saber...

TIAGO J. ADAMI
http://www.adamiworks.com
@tiadami