Depende, lá como eu disse as chaves compostas foram usadas de forma errada, era
uma estrutura de grupo, empresa, filial, unidade + chave_negocio_tabela, então
de cara qualquer PK já tinha no mínimo 5 campos!
Sem contas outras gambiarras que não vem ao caso aqui.

Boa tarde,

Vou dar uma pitada aqui, embora não sou bem um conhecedor da área. A meu ver,
justamente vc colocando mais atributos na chave primária deveria deixar as
consultas mais rápidas (se vc utilizar os campos da chave no where) e, como
consequencia, talvez iria utilizar mais o disco para
armazenamento (falando a grosso modo).

Este assunto eu já havia levantado aqui na lista um tempo atrás e eu tbm tenho
dúvidas em relação a quantidade de campos na chave. Justamente nesta parte mais
baixa da contabilidade eu cheguei a 9 campos na chave da tabela de movimentação
por projeto. Tbm achei estranho isso, pois nunca havia visto uma chave primária
tão grande...

No meu caso a chave está assim:
  character varying(10)
  bigint
  smallint
  smallint
  smallint
  integer
  character(1)
  integer
  integer

Não coloquei os nomes dos campos pq eles seguem um propósito próprio e teria de
colocar uma legenda pra eles e não é o propósito.

Por favor, comentem.