Legal, você poderia usar UK's e ainda assim manter a suas chaves
artificiais, muitas vezes a preocupação com a chave primária faz com que as
pessoas esqueçam que podemos ter N UK's para manter a integridade nos
trilhos e no banco!

Hoje tenho diversos projetos onde o uso de ORM é constante, para conviver
com ele faço isso, o fato é que tabela sem chave natural é o inferno de
qualquer modelo.