José Paulo,

Em certa vez em atuação da Anatel o mesmo havia me cobrado o 0800 que não
estava funcionando devido a maldita da Telemar, o mesmo lascou uma autuação
alegando de que não havia um canal gratuito de acesso para o cliente, onde
me foi informado que a Anatel apenas reconhece como canal gratuito de
comunicação o 0800.

Eu ainda conversando com o fiscal consultei em casos onde;
 - A ligação via celular por 0800 é absurdo de caro, nesse caso colocavamos
um aviso informando que o cliente deveria ligar a cobrar para um numero de
celular que cai em nosso SAC, o fiscal foi curto e grosso; se não for 0800 é
autuação;
- A ligação via voip ou a cobrar é de graça; resposta: tem que ser 0800

Enfim; a Anatel somente reconhece como disponibilizar numero de acesso
gratuito como você ter um 0800 para receber ligação.

É claro que recorremos da autuação e fazem mais de um ano e até hoje nada
deu resultado, mas foi anexado documentos informando que o 0800 não estava
ativo devido a descumprimento por parte da Telemar/Oi do contrato de
serviços, onde anexamos inclusive numeros de protocolo de atendimento junto
a telemar e da Anatel também.

Fale ressaltar que esse posicionamento pode vir a ser exclusivamente de um
fiscal ou de uma das gerencias de fiscalizaçao(regional) e que para acalmar
os animos sobre o assunto valeria uma consulta formal a agencia.

--
Atenciosamente,
Carlos Roberto Maciel Carneiro

Tel.: (22) 9869-5054