Mês passado instalei o Windows Vista Ultimate original. Minha máquina veio
com um tal de Linux. Pesquisei na internet o que era esse Linux, e percebi
que era uma tentativa de cópia barata do Windows. Antes disso, tinha um XP,
também original, já com Internet Explorer 7. Um navegador perfeito, que abre
qualquer tipo de páginas, e o principal, trazia um recurso inovador, que não
tinha no IE6. A navegação por guias. Não era preciso mais abrir um IE toda
vez que fosse abrir uma página. Me falaram de um tal de Mozilla. Instalei
por curiosidade e percebi que era uma cópia barata do IE. Até os recursos de
guias eles imitaram, trocaram o nome para abas. Mas era tão feio, e pedia
instalação de plugins o tempo todo, que me encheu o saco e desinstalei.

Soube que o Mozilla era Software Livre. Não sabia o que era isso. Percebi
por buscas na net que se tratava de um movimento para que todo tipo de
Software fosse grátis. Inviável isto. Foi aí que tudo se encaixou. Li que o
Linux era Software Livre, por ser grátis. E era controlado por uma tal de
Red Hat, cujo criador foi Linux Torvalds, dono da empresa.
Mas, como vi, era gratuito e ruim, que foi passado por várias empresas,
Novell, Sun, e agora tá com uma tal de Canonical, que mudou o nome dele pra
Ubuntu.

Quando instalei esse Ubuntu, chamado de Ultimate 1.4, que baixei deste site,
http://www.ubuntusoftware.info/ultimate/ , percebi que também era uma cópia
barata do Windows! Até o nome eles copiaram do meu Windows Vista Ultimate!
Dá pra fazer uma lista: Copiaram o Flip 3D, o sistema de usuários, o sistema
de segurança em que se pede a senha de administrador para fazer alguns tipos
de tarefas, os múltiplos desktops, a interface em si, o emule (trocando o
nome pra amule), o Office, o paint, até paciência, nem o MSN conseguiram
copiar direito (um tal de gaim, horrível). Pelo menos colocaram o menu
iniciar em cima pra disfarçar.

Concluí que essa Canonical só faz copiar o que a Microsoft faz, e outras
empresas que fazem esses tais Softwares Gratuitos compatíveis com Ubuntu só
fazem também copiar os Softwares de outras empresas, além de todos os novos
recursos que aparecem nos programas, todos são também copiados. Um bom
exemplo disto são os novos recursos do Vista que citei acima, todos copiados
pelo Ubuntu.

É chato ver uma coisa que você faz ser copiada descaradamente.

--
Ivan Rocha