OI Helton,

On 9/27/07, Helton Dória <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Ivan,
>
> Sem querer defender, mas quando a comunidade começou a desenvolver o
> compiz/Beryl, a MS já estava desenvolvendo o Aero e eles conseguiram
> lançar uma versão estável primeiro. Além disso, se formos falar de
> pioneirismo neste caso, acredito que ele talvez seja do projeto
> Looking Glass, financiado pela SUN.

E quando a comunidade começou a desenvolver o compiz/beryl? Vc tem
certeza que o Aero não se motivou em idéias da comunidade livre, onde
já rondava o desejo de fazer janelas 3d?  Coisas como a tecnologia de
composição de janelas vem muito antes da Microsoft imaginar em fazer o
Vista. O fato simples da Microsoft ter mostrado publicamente seu
primeiro demo em 2003 rodando algo semelhante ao Aero não quer dizer
que ela foi a primeira. Além disso.. o Mac sim sempre andou à frente
com idéias de interfaces.

Mas de toda forma são persistentes suas observações se anotarmos que
vc seria um bom lobista da Microsoft, caso queira é claro. Sabe
defender bem (ou se alienar bem com) as "idéias" de dominação
imperialista da Microsoft.

> E mesmo que tivesse acontecido da MS copiar uma idéia da comunidade,
> nós fazemos isso o tempo todo com soluções que ela e outras empresas
> criam. Porque ela não poderia fazer o mesmo??? Só é válido quando nos
> favorece? Se somos a favor de software livre e contr patentes de
> software, não ver nenhum problema em alguém reutilizar uma idéia.

Porque para ela poder copiar de boa, ela deve ser CONSISTENTE e não
propor patentes IMBECIS como as guias de navegação que ela quis
patentear SEM ao menos ter sido a pioneira nesta tecnologia. A questão
Helton não é nos favorecer ou não. Priimeiro a discussão de patentes
pode até ser relevante na engenharia, mas na computação é uma
aberração querer manter esta idéia. Então somos sim a favor de
reutilizar uma idéia, mas acho que vc não lembra mesmo da filosofia
afinal não parece te interessar não é mesmo? POrque se vc lembrasse
dos princípios do software livre lembraria que:

  - Você é livre para copiar, modificar, redistribuir deste que cite a
fonte original e mantenha sob a mesma licença ou compatível.

Então quando essas empresas TOSCAS copiam elas querem mais é patentear
e cobrar royalites para que o mundo do SL use uma coisa que o mundo SL
inventou.

POr essas reflexões e outras não acho saudável, nem consistente, nem
de bom senso ficar defendendo a Microsoft aqui, se quiser cara use
mesmo sua meleca de Windows Vista mas lembre que vc precisa de no
mínimo 1GB de ram .. enquanto eu rodo minhas janelinhas lindas +
gdesklets com menos de 256MB.. isso é um dos impactos de ser livre por
natureza.

> O problema não é o Windows Aero, mas as mentes ignorantes que criticam
> sem conhecimento de causa.

Eu refraseria: O problema não é o Windows Aero nem quem inventou o
quê, mas sim a vontade de voltar ao mundo dominador da Microsoft e
fugir da opções de liberdade que o mundo livre, afinal ter muitas
opções sempre assusta aos que não estão preparados.

sem abraços.. sou xiita com motivos :D.. pena que vcs não tenham mais
motivos para o ser senão este mundo seria menos "em cima do muro".
--
Amadeu Jr. :: twiki.dcc.ufba.br/~AmadeuJunior
Bacharel em Ciência da Computação - UFBA - www.dcc.ufba.br

"A desobediência é uma virtude necessária à criatividade"
                     Raul Seixas