Depois de adicionar uma linha deb-src no sources.list baixe o fonte com
"apt-get source <pacote>", é legal também um apt-get build-dep <pacote>,
para instalar as dependências de compilação. Depois entre no diretório
gerado e no arquivo debian/rules procure a linha com o "./configure" e
altere os parâmetros como desejar. depois faça um "fakeroot debian/rules
binary". Isso vai construir o(s) pacote(s) no diretório que você estava
inicialmente. Se o fakeroot não tiver instalado instale-o, pra evitar
compilar como root.

Gilmar.