Charles Pilger escreveu:

> http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2006/09/29/AR2006092900725.html

> Me surpreende ver que o nome do Rui Costa Pimenta está na lista...
> Afinal a candidatura dele tinha sido impugnada.
>
> Não é o mesmo caso desses candidatos do PRONA e do PMN?

Até onde sei, a candidatura do Rui Costa Pimenta foi impugnada depois
das urnas serem inseminadas com as tabelas de candidatos e programas de
votação (das outras duas candidaturas, não sei nada). Não que a retirada
do nome fosse impossível, pois veja:

As urnas compradas este ano (25 mil, com leitores biométricos)
apresentaram defeito após a inseminação (esqueceram de um driver do
WinCE na compilação, o que estava causando problema grave e ocasional de
perfornance, difícil de diagnosticar) e foram "patcheadas" sem
re-inseminação (ou seja, sem necessidade de re-instalação pelo processo
"supercontrolado" que usa os famosos flashes de carga).

Patcheadas através deuma vulnerabilidade do sistema (ou "flexibilidade",
no dialeto do Santo Byte), que é a possibilidade de dar boot na urna a
partir de um flash externo (habilitado por algum "ovo de páscoa" da bios
soquetada), sem deixar qualquer registro no log. (Aos do Santo Byte, por
favor não joguem pedras no mensageiro, pois o patch com o driver
faltante foi assim inserido na maior seriedade, em "cerimônia pública"
nos tres estados onde iam ser usadas)

E por que não aproveitaram a cerimônia pública flexibilizatória, que
corrigiu os drivers de teclado em tres estados, para corrigir também a
lista de candidatos nos 27 estados? Não vou me aventurar a tecer teorias
conspiratórias, além do comentário de que me parece que o efeito de se
zerar um candidato na totalização parece induzir uma experiência mais
condizente com o paradigma eleição-videogame. Para não dizer uma
experiência mais, digamos, totalitária?

Ah, e o cara da Associated Press ainda errou meu nome no artigo do
Washington Post.