Ana Maria,

Bom, eu agradeço o seu email.

Acho que esse debate precisa ser feito e deve ser com certa prioridade.

Essa proposta não foi inventada da minha cabeça. Ela é pensamento do movimento feminista que defende cotas.

E como me propus a ir para o cgibr com diálogo com certos setores dos movimentos sociais,achei que deveria defender essa proposta.

Quem defende a proposta junto comigo é:

1 - Centro Feminista 8 de Março - http://www.cf8.org.br/
2 - Centro das Mulheres do Cabo - http://www.mulheresdocabo.org.br/index.html
3 - Candidata: Maria do Amparo Araújo - Movimento Tortura Nunca Mais - PE - http://atos.torturanuncamais.org.br/institucional/mtnm_tes/tes.htm
4 - Candidato Everton dos Santos Rodrigues

Everton

Quoting Ana Maria Moraes de Albuquerque Lima <[EMAIL PROTECTED]>:

Oi Everton,

Só queria ressaltar um ponto: se formos considerar a seara da ciência e
tecnologia, apenas sob a ótica das engenharias da computação, concordo
plenamente que existem mais homens que mulheres atuando e as mulheres são a
minoria. Porém, é importante lembrar que a maioria das mulheres que atuam
com ciência e tecnologia no Brasil se encontram na área da tecnologia
educacional (inclusão digital nas escolas públicas e telecentros). Já com
relação a ciência, existem algumas searas científicas onde os homens
predominam e outras onde as mulheres predominam. Por isso acho que se deve
falar com um certo cuidado que os homens que predominam a ciência, pois isso
depende de que área científica você fala. Exemplo: sou pesquisadora de
psicologia e educação. : )

Sabe, Everton, quando  você fala que o mundo é governado pelos homens, eu
lhe pergunto: você sinceramente ainda acredita nisso em pleno século XXI?
Para mim, o mundo é governado por homens e por mulheres, onde em algumas
áreas do conhecimento mundial e searas profissionais há predomínio de
homens, outras há um equilibrio de gênero, e outras há um predomínio de
mulheres. Independentemente se a área predominada pelas mulheres é
valorizada ou desvalorizada, elas fazem a sua função  isso é que conta! Eu
agradeço a sua preocupação em lutar pelas mulheres, mas quando tu falas que
existem mulheres machistas, eu lhe diria que existem também homens cuja
visão feminista não é de agrado das mulheres (ou ao menos de uma parcela de
mulheres). Pense nisso. A verdade é que o movimento feminista anda meio em
crise ultimamente e a idéia das cotas podem ser aceita por algumas mulheres
feministas, mas não por outras feministas.  Agradeço de coração o debate
trazido por ti e a sua atenção e preocupação com a ala feminina, mas tenho
uma visão feminista que é discordante da tua. Boa sorte nas eleições do CGI
e viva as diferentes formas de ver o mundo!

Beijos,
Ana Maria.

Em 30/10/07, [EMAIL PROTECTED] <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

Omar!

Quoting Omar Kaminski <[EMAIL PROTECTED]>:

> Sim, existe a Luci Pirmez, titular da comunidade científica e
> tecnológica, e se não me engano há uma suplente no terceiro setor.

É verdade. Existe a Luci Piermez.

> É apenas uma, mas existe. Eu estava tentando me abstendo de comentar
> essa questão.
>
> Não há nada que impeça ou sequer dificulte o ingresso de mulheres no
> CGI.br, senão a falta de interesse e de vontade de participar, de se
> candidatar, de votar e ser votada.

Acredito que existe sim. Existe uma formação social onde o mundo é dos
homens. Por favor preste atenção nos eventos que participares. Verás
que o mundo é dos homens e muitas vezes não tem nada a ver com saber
ou não algo.

> O fato é que as mulheres ainda são minoria nas profissões envolvendo
> ciência, tecnologia e informática. Vamos criar quotas para elas nas
> universidades também? Bah, é muita demagogia.

Eu acho que o debate está bom e esse é necessário. Omar tu pode achar
que não é uma debate importante, ou que estamos perdendo tempo, e que
tá tudo numa boa. E é assim mesmo. Ou é assim que deve ser. Ou como tu
disse mesmo: Nada impede a participação das mulheres. Tu tem esse
direito.

Agora, acho que só porque tu não concorda com a visão de outras
pessoas, devas achar que é demagogia.

Sabe, eu respeito pelo que tens feito pelo software livre, mas mandas
um único email para esse tema e terminas afirmando que quem discorda
de ti é demagogo.

Acho que nós precisamos estar mais atentos a debates como esse das
mulheres, e outros como a redução da maioridade penal.

Mas, enfim, viva a diversidade,

Everton

Site pessoal: http://br.geocities.com/bibliotecamicromundos