2008/6/18 Pablo Sánchez <[EMAIL PROTECTED]>:

> 2008/6/18 Glauber Machado Rodrigues (Ananda) Tem razão! É só a gente ownar
> todos os sites da grande mídia on-line
> (Globo, UOL, Terra) e colocar um aviso:
>
> "HACKERS SÃO BONZINHOS!!!"

LoL
Estava pensando em formas sutis, que se valeriam do poder de mobilização
hacker, utilizando pessoas-chaves =D

Ex: deixar um romance hacker na porta do Paulo Coelho: "Você acabou de
escrever este livro ontem à noite, está perfeito, não mude uma linha." [um
disturbio na força é percebido por jedis pelo mundo todo].

> compreendido. Hackers já se reuniram para vários feitos, mas nunca ouvi
> falar de nenhuma movimentação hacker para "limpar o nome que a mídia sujou".
>

> Ouvir vc já ouviu com certeza, mas com mais certeza o povo que estava
> na discussão deve ter olhado para o outro e falado "se liga mlq, quem
> se importa de verdade com isso?".

Logo não era uma movimentação hacker. Quis dizer movimentação de vários
hackers engajados, numa representatividade significativa.

Nesse seu exemplo acima fica claro que na sua opinião os wannabes são os
mais preocupados com a fama hacker, já que estão querendo chegar lá pela
fama, e não querem que o pote seque antes que eles chegem nele.

> E o cara que foi preso por fazer dessassembling de psp, que é proibido
> por lei (engenharia reversa é ilegal, caso não saibam)? Esse aí virou
> Hacker do mal por ter infringido uma lei que na verdade apenas limita
> o cara?

A ética hacker funciona um pouco diferente. O próprio 1337 c0d3 foi criado
para burlar os filtros de sensura dos foruns para publicar materiais ilegais
(receita de bombas, etc). Os hackers são classificados pela cor do chapéu, e
nem sempre estão usando o mesmo todo dia.

> Uma hora a gente abraça o cara, na outra pisa na cabeça...

[Isso me lembra meus professores de kick boxe]

> Agora fica parecendo que "made by hackers" é o que é o SL... Desculpe,

Então me expressei mal. No meu argumento do "made by hackers for hacking's
sake" apenas quis demonstrar onde a nomeação indevida afeta o SL (para as
pessoas comuns), antes de afetar a comunidade hacker (se é que afeta em
algum momento). Não-hackers poderão deixar de usar SL dependendo da fama do
que ele conhece por hacker, ao saber que o SL é feito por hackers. Hackers
vão usar de qualquer forma, só por terem seguido o arco-íris.

> mas vc mesmo acabou de falar que o cara deixa de ser Hacker quando é
> contratado? Então o povo que é contratado lá na Red Hat, MySQL, e tudo
> mais, não produz SL, porque SL é por Hackers, e os caras não são
> Hackers porque são contratados, logo a morte de um hacker é receber
> salário... falácias, falácias, falácias...

Não exatamente. E não estou falando em morte permanente. É como se o hacker
usasse o crachá na cabeça, e isso o impedisse de usar qualquer chapéu hacker
por cima.

É quase impossível você pagar um hacker para fazer o que você quer no tempo
que você determina. É só dar as costas que ele começa a fazer o que acha
mais interessante, apesar de te entragar tudo que prometeu na hora certa.

Acho que os investidores de SL tem consciência disso ao contratar um hacker,
e não ficam o tempo todo olhando por cima dos ombros, nem os fazem bater
cartão. Além de saber que seus hackers estão enrolando e já acertaram o
prazo contando com seus projetos paralelos, e que com certeza acertaram o
valor do pagamento para incluí-los também.

Isso de usar o tempo de trabalho para fazer o que dá na telha, deixar bem
claro que a sua produtividade poderia ser maior, e ainda receber o pagamento
completo  sem ser importunado, é algo que só um hacker sabe fazer. Um hacker
também não vai pensar duas vezes antes de entregar algo que você não pagou,
se for divertido. Por isso acaba sempre compensando contratar um hacker, se
você o deixar feliz.

Hack hack =D

--
Glauber Machado Rodrigues