2009/3/25 isab...@northxsouth.com <isab...@northxsouth.com>

> [...]
>
> Em um caso na corte de Nevada isso foi considerado 'uso justo'. Esse é
> um recurso que muita gente usa quando encara uma ordem para retirar
> conteúdo da internet porque esta violando a lei de copyright.
>
> As razoes dadas pela corte de Nevada foram baseadas em 4 pontos:
>
>    * Serving a webpage from the Google Cache does not constitute direct
>      infringement, because it results from automated, non-volitional
>      activity by Google servers (Field did not allege infringement on
>      the basis of the making of the initial copy by the Googlebot);

Bombas com relógio são automáticas também, pistolas automáticas, etc etc
etc. Automatização não é resposta para crime. Dizer que não foi ato
voluntário sendo que foi um ato programado é o mesmo que dizer que não foi
ato voluntário programar a bomba-relógio. (comparação extremista, mas
automatização deve ser feita respeitando as leis, a corte de Nevada parece
que foi comprada nesse caso).

>    * Field's conduct (failure to set a "no archive" metatag; posting
>      "allow all" robot.txt header) indicated that he impliedly licensed
>      search engines to archive his web page;

Não, indica não. Eu não sou obrigado a saber como esquivar todo e qualquer
sistema de busca existente no mundo só para atender o que ELES querem. ELES
é que deveriam me solicitar permissão para indexação do meu site, e não o
contrário, visto que não sou eu adentrando o domínio deles, mas eles
adentrando o meu.

   * The Google Cache is a fair use; and

? Só porque o juiz já usou o recurso, isto não o torna necessariamente
legal. Eles estão distribuindo cópias sem autorização, e cópias armazenadas
na máquina deles. A lei de direitos autorais não se aplica nesse caso? Não é
pirataria?

   * The Google Cache qualifies for the DMCA's 512(b)
>      <http://www.copyright.gov/title17/92chap5.html#512> caching "safe
>      harbor" for online service providers.

Se o conteúdo infringia leis, o cache, que é cópia, também deveria ser.

MAS! Ao tentar acessar o link acima, olha no que deu:

Server Error The following error occurred:

[code=CACHE_FILL_OPEN_FILE] An internal error prevented the object from
being sent to the client and cached. Try again later.
------------------------------
Please contact the administrator.

> Foi mal mas estou sem tempo para traduzir eles...

Eles quem? Os itens acima? Relax, moramos no Brasil mas também sabemos
inglês. ;-)

> Abracos
> Isabela

T++