"Por que ela aplicou o Linux Educacional nas escolas se os professores nunca
viram aquilo?"

Típico. A capacitação de professores DEVE ser em uso de TICs na Educação, e não
em sistema operacional A ou B. Se fosse Windows os professores já teriam visto
alguma vez na vida, seja na base das cópias ilegais ou na base dos "starter
edition" embarcados nas máquinas vendidas em hipermercados. Mas o que faz esse
fato, o de eles nunca terem visto "aquilo" na vida ou terem visto Windows,
implica positiva ou negativamente no uso das TICs em sala de aula?? Eu sei,
implica na cultura dominante. A aula em laboratórios com windows vai ser ruim,
uma mera digitalização do cuspe + giz. Com "aquilo" vai ser a mesma coisa. O
motivo? Computadores e Softwares não ensinam, quem ensina é o professor, e
professor ensina com ou sem computador. Basta que ele seja livre para entender
isso. E a melhor forma de libertar o professor é colocar "aquilo" na sala de
aula e quebrar a cultura dominante.

Eu sei o que estou falando, fazem 15 anos do primeiro projeto que participei e
continua vivo. Venha aqui na rede municipal de ensino de BH e pergunte aos
professores se eles querem trocar "aquilo" por Windows? Dirão que não. (Os
gestores dirão que sim, pois "aquilo" não gera comissão...)

--
"Esta mensagem não contém nenhuma informação confidencial,
pois se é para ser confidencial não poderia ser transitada

Em Sexta-feira, 3 de Outubro de 2014 12:48, Thiago Zoroastro