Tem o "Real do Brasil" (moeda), o Brasil real (na lei) e a realidade brasileira (vide exemplos e até na propaganda eleitoral estampando o "sinônimo de luxúria"(windows). Para muitas coisas as pessoas podem ter dois sistemas operacionais nos computadores, isto é importante. Nos laboratórios é bom que seja apenas Linux Educacional, mas na sala dos professores, como um amigo meu disse ontem que na escola que ele leciona "os professores querem um computador na sala de computadores, querem que seja Windows e não gostam de ouvir falar de Linux". O melhor que podemos fazer é batalhar pelo dual-boot, porque ao menos o professor da minoria (que usa software livre) poderá ter a opção de utilizá-lo. Em vários aspectos, o software livre entra em situações de "defender minorias", e aí entraria as formas de garantr a difusão de software livre por meio da "defesa de minorias".

Thiago Zoroastro
 http://blogoosfero.cc/profile/thiagozoroastro

De: china...@yahoo.com.br
Enviada: Sexta-feira, 3 de Outubro de 2014 09:48
Para: psl-brasil@listas.softwarelivre.org
Assunto: [PSL-Brasil] [OT] #Hackers com Dilma

"Por que ela aplicou o Linux Educacional nas escolas se os professores nunca viram aquilo?"

Típico. A capacitação de professores DEVE ser em uso de TICs na Educação, e não em sistema operacional A ou B. Se fosse Windows os professores já teriam visto alguma vez na vida, seja na base das cópias ilegais ou na base dos "starter edition" embarcados nas máquinas vendidas em hipermercados. Mas o que faz esse fato, o de eles nunca terem visto "aquilo" na vida ou terem visto Windows, implica positiva ou negativamente no uso das TICs em sala de aula?? Eu sei, implica na cultura dominante. A aula em laboratórios com windows vai ser ruim, uma mera digitalização do cuspe + giz. Com "aquilo" vai ser a mesma coisa. O motivo? Computadores e Softwares não ensinam, quem ensina é o professor, e professor ensina com ou sem computador. Basta que ele seja livre para entender isso. E a melhor forma de libertar o professor é colocar "aquilo" na sala de aula e quebrar a cultura dominante.

Eu sei o que estou falando, fazem 15 anos do primeiro projeto que participei e continua vivo. Venha aqui na rede municipal de ensino de BH e pergunte aos professores se eles querem trocar "aquilo" por Windows? Dirão que não. (Os gestores dirão que sim, pois "aquilo" não gera comissão...)

--
"Esta mensagem não contém nenhuma informação confidencial,
pois se é para ser confidencial não poderia ser transitada