Só esclarecendo algumas coisas...

2009/7/14 Eduardo Coelho <eduardocoelhol...@gmail.com>

> [...]
>
> Rpz sobre sua pergunta do Red Hat, seguinte: uma boa parte do linux eh
> gratuita e ninguem pode cobrar por isso, entretanto o "pacote" como o
> todo pode incluir alguns componentes que tem licenca de uso paga.

Não existe isso de "ninguém pode cobrar por isso". Software livre !=
software grátis. Para ser livre, tem que respeitar as 4 liberdades. Só
recapitulando:

   - A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade
   nº 0)
   - A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as
   suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um
   pré-requisito para esta liberdade.
   - A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu
   próximo (liberdade nº 2).
   - A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus
   aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº
   3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

http://br-linux.org/faq-softwarelivre/

Veja que não fala nada de cobrar (ou não). Na verdade, se uma licença
adicionar esta restrição, como a Creative Commons Não Comercial, ela deixa
de ser considerada livre por essa definição.

Ou seja, se eu quiser, posso SIM pegar o Ubuntu, mudar o nome pra Vitux e
vender. Só arranjar alguém pra comprar :)

> Outra coisa interessante (sente-se na cadeira, essa vai ser
> bombastica): algumas distros usam binarios sem distribuir codigo fonte
> em partes do sistema, o que a gente costuma chamar de software
> proprietario ou codigo fechado.

Este (infelizmente) é o usual. O kernel do linux, a versão distribuída pelo
Linus mesmo, que todos usamos, contém blobs binários (i.e.: código
privativo). Poucas são as distribuições que não incluem código fechado.

Tanto que o pessoal mantém o Linux-libre, que é o kernel sem os blobs
binários...

Abraços,

--
Vítor Baptista