Realmente Jakson apesar de tá usando o WIndows que não tem um gerenciamento de memória que preste eu fiz o teste e não vi grandes melhoras. Consegui otimizar reescrevendo o programa de uma forma mais eficiente.
Pedro ---------- Mensagem encaminhada ---------- De: Pedro Rafael <[email protected]> Data: 18 de abril de 2011 11:01 Assunto: Re: [R-br] [Dúvida] Limpando memória RAM Para: "Jakson A. Aquino [via R-br]" < [email protected]> Realmente Jakson apesar de tá usando o WIndows que não tem um gerenciamento de memória que preste eu fiz o teste e não vi grandes melhoras. Consegui otimizar reescrevendo o programa de uma forma mais eficiente. Pedro Em 17 de abril de 2011 01:13, Jakson A. Aquino [via R-br] < [email protected]> escreveu: On Sat, Apr 16, 2011 at 03:03:49PM -0300, Henrique Dallazuanna wrote: > > remova o objeto com o rm e após execute gc(reset = TRUE) > > Eu não conhecia a opção reset da função gc(), mas num teste que fiz > aqui ela não parece ter feito muita diferença. Carreguei o banco de > dados do World Values Survey com read.dta (o arquivo está disponível > em três formatos, sendo um deles o do STATA). O comando top do Linux > mostrou que o R estava ocupando em torno de 2,7 GB da RAM. > > Depois dos comandos > > rm(list=ls()) > gc(reset = TRUE) > > a memória ocupada continuou um pouco acima de 1 GB. > > Existe alguma forma mais eficiente do que gc() de mandar o R > reorganizar (desfragmentar?) a memória? > > Atualmente, tenho feito o seguinte em situações em que preciso dessa > reorganização da memória: > > 1) Salvo a área de trabalho: save.image() > 2) Fecho o R: quit(save = no) > 3) Abro o R novamente e carrego a área de trabalho salva. > > [É claro que poderia ter usado quit(save = "yes"), mas prefiro > escolher um nome para o RData.] > > -- > Jakson > _______________________________________________ > R-br mailing list > [hidden email]<http://user/SendEmail.jtp?type=node&node=3454967&i=0&by-user=t> > https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br > > > ------------------------------ > If you reply to this email, your message will be added to the discussion > below: > > http://r-br.2285057.n4.nabble.com/R-br-Duvida-Limpando-memoria-RAM-tp3454341p3454967.html > To unsubscribe from R-br, click > here<http://r-br.2285057.n4.nabble.com/template/NamlServlet.jtp?macro=unsubscribe_by_code&node=3357982&code=cGVkcm8ucmFmYWVsLm1hcmluaG9AZ21haWwuY29tfDMzNTc5ODJ8NTAyMjI0MDYw>. > > -- Saudações, Pedro Rafael Diniz Marinho - Estatístico SES-PB Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4250792T6 -- Saudações, Pedro Rafael Diniz Marinho - Estatístico SES-PB Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4250792T6
_______________________________________________ R-br mailing list [email protected] https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
