Firewall barra imediatamente. Ele nem se conectaria.

Acho mais provável ter monitoramento de banda ou falta dela mesmo.

Como na empresa o link é compartilhado por muitas pessoas, isso tem um
impacto significativo no FTP.

Apesar deste protocolo ter mais tolerância a tempo de espera, os provedores
(falo como um deles) também costumam fechar prazos de ociosidade derrubando
o usuário. Isso é útil pois tem gente que fica conectado mesmo sem ter nada
na fila. Com isso ele rouba conexão de quem quer fazer algo no FTP.

Isso pode ser contornado, orientando o programa de FTP a ficar pingando o
servidor periodicamente. Alguns oferecem isso como opção de parâmetro. Com
isso, enquanto o pacote estiver sendo transmitido o servidor espera terminar
pois é sempre alimentado de que o arquivo está indo. Útil para quem tem
conexão lenta ou para grandes arquivos. Depois, o próprio programa para de
pingar o servidor quando a fila de uploads/downloads termina, deixando ele
livre para derrubar a conexão.

--

Milton Chicoli