Re: [pgbr-geral] spclocation

2012-09-20 Por tôpico Jean Domingues
Pois é, macaco velho fica confiante demais no galho... hehehe. Mas o ambiente é 
controlado, dá pra arriscar. Os benefícios da nova versão me chamaram a 
atenção. A rotina em questão é de comparer, vou ter dar outro jeito (como diff 
do metadado, por exemplo).



- Mensagem original -
 De: Euler Taveira eu...@timbira.com
 Para: Comunidade PostgreSQL Brasileira pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 Cc: 
 Enviadas: Quarta-feira, 19 de Setembro de 2012 21:25
 Assunto: Re: [pgbr-geral] spclocation
 
 On 19-09-2012 18:24, Jean Domingues wrote:
  Eu fiz uma nova instalação do servidor, compilei, configurei backup (por 
 log). Pra reverter agora vai dar trabalho.
 
 Faltou fazer o principal: homologação. Como você coloca algo em produção sem
 saber se ao menos todas as suas rotinas (processos) antigas funcionam?
 
 
 -- 
    Euler Taveira de Oliveira - Timbira      http://www.timbira.com.br/
    PostgreSQL: Consultoria, Desenvolvimento, Suporte 24x7 e Treinamento
 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral
 
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] spclocation

2012-09-20 Por tôpico Vinicius Santos

 Pois é, macaco velho fica confiante demais no galho... hehehe. Mas o
 ambiente é controlado, dá pra arriscar. Os benefícios da nova versão me
 chamaram a atenção. A rotina em questão é de comparer, vou ter dar outro
 jeito (como diff do metadado, por exemplo).


Como já disseram existe o pgdiff[1], concordo que a ferramenta da EMS é bem
mais completa, mas o pgdiff pode atender bem a maioria dos casos. Uma pena
estar descontinuado.

[1] = http://pgdiff.sourceforge.net/
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] spclocation

2012-09-20 Por tôpico Jean Domingues

A EMS disse que só vai liberar atualização para 9.2 em outubro. Que coisa, não? 
O pgdiff atende o 9.2? Você usa?




 De: Vinicius Santos vinicius.santos.li...@gmail.com
Para: Jean Domingues ejdom...@yahoo.com.br; Comunidade PostgreSQL Brasileira 
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br 
Enviadas: Quinta-feira, 20 de Setembro de 2012 8:31
Assunto: Re: [pgbr-geral] spclocation
 

Pois é, macaco velho fica confiante demais no galho... hehehe. Mas o ambiente 
é controlado, dá pra arriscar. Os benefícios da nova versão me chamaram a 
atenção. A rotina em questão é de comparer, vou ter dar outro jeito (como diff 
do metadado, por exemplo).


Como já disseram existe o pgdiff[1], concordo que a ferramenta da EMS é bem 
mais completa, mas o pgdiff pode atender bem a maioria dos casos. Uma pena 
estar descontinuado.

[1] = http://pgdiff.sourceforge.net/



___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] spclocation

2012-09-20 Por tôpico Vinicius Santos


 A EMS disse que só vai liberar atualização para 9.2 em outubro. Que coisa,
 não? O pgdiff atende o 9.2? Você usa?


O pgdiff trabalha de maneira diferente da ferramenta da EMS, é como o diff
do GIT ou SVN ,da uma olhada na documentação para mais detalhes, é
realmente muito simples.

Eu uso sim, e pra mim funciona bem.
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] spclocation

2012-09-20 Por tôpico Jean Domingues
Não, mas já estou testando. Valeu.


- Mensagem original -
 De: Bruno Silva bemanuel...@gmail.com
 Para: Comunidade PostgreSQL Brasileira pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 Cc: 
 Enviadas: Quinta-feira, 20 de Setembro de 2012 9:17
 Assunto: Re: [pgbr-geral] spclocation
 
 Eu uso muito o apgdiff e me atende bem. Você já o usou?
 
 Bruno E. A. Silva.
 Analista de Sistemas.
 
 2012/9/20 Matheus de Oliveira matioli.math...@gmail.com:
 
  2012/9/20 Vinicius Santos vinicius.santos.li...@gmail.com
 
 
  A EMS disse que só vai liberar atualização para 9.2 em outubro. Que
  coisa, não? O pgdiff atende o 9.2? Você usa?
 
 
  O pgdiff trabalha de maneira diferente da ferramenta da EMS, é como o 
 diff
  do GIT ou SVN ,da uma olhada na documentação para mais detalhes, é 
 realmente
  muito simples.
 
  Eu uso sim, e pra mim funciona bem.
 
 
  Tem também o apgdiff [1] que está não está descontinuado...
 
  [1] http://apgdiff.startnet.biz/
 
 
 
  Atenciosamente,
  --
  Matheus de Oliveira
  Analista de Banco de Dados PostgreSQL
  Dextra Sistemas - MPS.Br nível F!
  www.dextra.com.br
 
  ___
  pgbr-geral mailing list
  pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
  https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral
 
 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral
 
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


[pgbr-geral] como trasformar usuario em cliemte com heranca

2012-09-20 Por tôpico Moisés P . Sena
Bom dia pessoal!!

estou usando postgresql 9.2.

Tenho a seguinte estrutura:

create table usuario (
email varchar(100) not null primary key,
senha varchar(255) not null
);

create table cliente (
nome varchar(100) not null,
cpf text not null
) inherits (usuario);

tenho um usuario:

moi=# insert into usuario (email, senha) values ('u...@gmail.com',
'123456');
INSERT 0 1

quero transformar este usuario em cliente. so que a query abaixo nao
funciona:

moi=# update cliente set nome = 'Usuario da Silva', cpf = 'xx' where email
= 'u...@gmail.com';
UPDATE 0

Alguem tem alguma ideia de como resolver este tipo de situacao?

Obrigado!!

-- 
Moisés P. Sena
(Analista e desenvolvedor de sistemas WEB e mobile)
http://www.moisespsena.com
http://linux.moisespsena.com
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] como trasformar usuario em cliemte com heranca

2012-09-20 Por tôpico Marcone
Em 20 de setembro de 2012 10:23, Moisés P. Sena
moisesps...@gmail.com escreveu:
(.)
 create table usuario (
 email varchar(100) not null primary key,
 senha varchar(255) not null
 );

 create table cliente (
 nome varchar(100) not null,
 cpf text not null
 ) inherits (usuario);

 tenho um usuario:

 moi=# insert into usuario (email, senha) values ('u...@gmail.com',
 '123456');
 INSERT 0 1

 quero transformar este usuario em cliente.
(...)

Não ficou claro pra mim sua dúvida. Você tem registros na tabela
usuario que não estão em cliente e queria que os usuário estivessem em
cliente ou uma forma de convertê-los?
Pelo caso que você mostrou dá a entender também que a forma que a
herança foi trabalhada está incorreta.

Na herança que você passou cliente é um tipo de usuário
(especialização), neste caso você deveria inserir somente registros em
cliente que automaticamente apareceria em usuario. Se no insert que
você fez em usuario você tivesse feito em cliente, creio que seu
problema estaria resolvido:

insert into cliente values('u...@gmail.com', '123456', 'nome1', '12345678901');

-- 
Marcone Peres - DBA
http://www.linkedin.com/in/marconeperes
@marconeperes
(61) 8146-0028
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] como trasformar usuario em cliemte com heranca

2012-09-20 Por tôpico Guimarães Faria Corcete DUTRA , Leandro
2012/9/20 Moisés P. Sena moisesps...@gmail.com:

 ) inherits (usuario);

Evite.  O ideal é uma simples chave estrangeira.  Herança introduz
mais problemas, como esse… o modelo relacional já é completo e
simples.
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Google F1, ‘o retorno’

2012-09-20 Por tôpico Guimarães Faria Corcete DUTRA , Leandro
2012/9/18 Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro l...@dutras.org:

 Interessantemente, parece que o F1 é construído sobre o Spanner
 http://research.google.com/archive/spanner.html, que parece ser mais
 relacional que o SQL, requerendo que toda tabela tenha uma chave ­— ou
 seja, trabalha com relações de fato.

Alguém chegou a analisar o aspecto relacional do Spanner?
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


[pgbr-geral] Banco Postgres Multi Empresa

2012-09-20 Por tôpico Rodrigo
Bom dia Pessoal!

 

Minha primeira participação na lista!

 

Hoje uso o postgres 9.0 na empresa que trabalho...agora surgiu a necessidade
de tornar o sistema multi empresa. Alguem poderia me dar algumas opnioes?
Usar schemas? Usar tabelas com códigoEmpresa

 

Alguem poderia comentar?

 

Rodrigo

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Carregar biblioteca pgxml.so

2012-09-20 Por tôpico antony . carvalho

Tem certeza? Não esqueceste de um make  make install não?
Por favor, execute o seguinte e poste o resultado:
/path/to/postgresql/bin/pg_config --configure
Com isso dá pra ver como realmente foi chamado o ./configure.

--
Matheus de Oliveira
Analista de Banco de Dados PostgreSQL
Dextra Sistemas - MPS.Br nível F!
www.dextra.com.br (http://www.dextra.com.br/)

~S /usr/local/pgsql-9.2-xml/bin/pg_config --configure'--with-libxml'
'--with-libxslt' '--exec-prefix=/usr/local/pgsql-9.2-xml/'
'--prefix=/usr/local/pgsql-9.2-xml/'
Aparentemente a configuração está normal. Existe alguma configuração
extraordinária que deve ser feita ?
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Banco Postgres Multi Empresa

2012-09-20 Por tôpico Flavio Henrique Araque Gurgel

Em 20-09-2012 10:52, Rodrigo escreveu:
 Bom dia Pessoal!

 Minha primeira participação na lista!

 Hoje uso o postgres 9.0 na empresa que trabalho...agora surgiu a
 necessidade de tornar o sistema multi empresa. Alguem poderia me dar
 algumas opnioes? Usar schemas? Usar tabelas com códigoEmpresa

Ambas as situações resolvem seu problema.
O uso de múltiplos esquemas pode evitar que você tenha que fazer novo 
código na aplicação, enquanto que o uso de campo código pode ter de 
fazer que você modifique toda a sua aplicação.

A opção é totalmente sua preferência.
[]s

__
Flavio Henrique A. Gurgel
Líder de Projetos Especiais
Consultoria, Projetos  Treinamentos 4LINUX
Tel1: +55-11.2125-4747 ou 2125-4748
www.4linux.com.br
email: fla...@4linux.com.br
__
FREE SOFTWARE SOLUTIONS
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Banco Postgres Multi Empresa

2012-09-20 Por tôpico Guimarães Faria Corcete DUTRA , Leandro
2012/9/20 Rodrigo rodrigo.ina...@alcafoods.com:

 Hoje uso o postgres 9.0 na empresa que trabalho...agora surgiu a necessidade
 de tornar o sistema multi empresa. Alguem poderia me dar algumas opnioes?
 Usar schemas?

Cada empresa fica relativamente isolada e a programação não muda nada,
mas é mais complicado de administrar e de cruzar informações.  Nessa
opção, é conveniente criar um esquema para as informações ‘de
referência’, cadastros centrais, como UFs, CEPs c.


 Usar tabelas com códigoEmpresa

Prefiro…
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] como trasformar usuario em cliemte com heranca

2012-09-20 Por tôpico Moisés P . Sena
Em 20 de setembro de 2012 10:39, Marcone marconepe...@gmail.com escreveu:

 Em 20 de setembro de 2012 10:23, Moisés P. Sena
 moisesps...@gmail.com escreveu:
 (.)
  create table usuario (
  email varchar(100) not null primary key,
  senha varchar(255) not null
  );
 
  create table cliente (
  nome varchar(100) not null,
  cpf text not null
  ) inherits (usuario);
 
  tenho um usuario:
 
  moi=# insert into usuario (email, senha) values ('u...@gmail.com',
  '123456');
  INSERT 0 1
 
  quero transformar este usuario em cliente.
 (...)

 Não ficou claro pra mim sua dúvida. Você tem registros na tabela
 usuario que não estão em cliente e queria que os usuário estivessem em
 cliente ou uma forma de convertê-los?


Exatamente, quero convertê-los..



 --
 Marcone Peres - DBA
 http://www.linkedin.com/in/marconeperes
 @marconeperes
 (61) 8146-0028
 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral




-- 
Moisés P. Sena
(Analista e desenvolvedor de sistemas WEB e mobile)
http://www.moisespsena.com
http://linux.moisespsena.com
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] spclocation

2012-09-20 Por tôpico Jean Domingues
Bruno, tentei, mas ta dando o seguinte erro:

C:\Temp\SQLComparer\Program Files (x86)\Java\jre6\bin\java.exe -jar apgdiff-2
.3.jar source.sql target.sql  sync.sql


Exception in thread main java.lang.StringIndexOutOfBoundsException: String ind
ex out of range: 91
        at java.lang.String.substring(Unknown Source)
        at cz.startnet.utils.pgdiff.parsers.Parser.parseString(Parser.java:267)
        at cz.startnet.utils.pgdiff.parsers.CommentParser.getComment(CommentPars
er.java:356)
        at cz.startnet.utils.pgdiff.parsers.CommentParser.parseColumn(CommentPar
ser.java:272)
        at cz.startnet.utils.pgdiff.parsers.CommentParser.parse(CommentParser.ja
va:46)
        at cz.startnet.utils.pgdiff.loader.PgDumpLoader.loadDatabaseSchema(PgDum
pLoader.java:202)
        at cz.startnet.utils.pgdiff.loader.PgDumpLoader.loadDatabaseSchema(PgDum
pLoader.java:239)
        at cz.startnet.utils.pgdiff.PgDiff.createDiff(PgDiff.java:36)
        at cz.startnet.utils.pgdiff.Main.main(Main.java:45)


 
 Não, mas já estou testando. Valeu.
 
 
  Eu uso muito o apgdiff e me atende bem. Você já o usou?
 
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] como trasformar usuario em cliemte com heranca

2012-09-20 Por tôpico Moisés P . Sena
Em 20 de setembro de 2012 10:44, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro 
l...@dutras.org escreveu:

 2012/9/20 Moisés P. Sena moisesps...@gmail.com:
 
  ) inherits (usuario);

 Evite.  O ideal é uma simples chave estrangeira.  Herança introduz
 mais problemas, como esse… o modelo relacional já é completo e
 simples.


Por que este é um problema (e nao apenas um caso)???


 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral




-- 
Moisés P. Sena
(Analista e desenvolvedor de sistemas WEB e mobile)
http://www.moisespsena.com
http://linux.moisespsena.com
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] como trasformar usuario em cliemte com heranca

2012-09-20 Por tôpico Flavio Henrique Araque Gurgel

Em 20-09-2012 10:23, Moisés P. Sena escreveu:
 Bom dia pessoal!!

 estou usando postgresql 9.2.

 Tenho a seguinte estrutura:

 create table usuario (
  email varchar(100) not null primary key,
  senha varchar(255) not null
 );

 create table cliente (
  nome varchar(100) not null,
  cpf text not null
 ) inherits (usuario);

 tenho um usuario:

 moi=# insert into usuario (email, senha) values ('u...@gmail.com
 mailto:u...@gmail.com', '123456');
 INSERT 0 1

 quero transformar este usuario em cliente. so que a query abaixo nao
 funciona:

 moi=# update cliente set nome = 'Usuario da Silva', cpf = 'xx' where
 email = 'u...@gmail.com mailto:u...@gmail.com';
 UPDATE 0

Muita gente respondeu mas ninguém explicou o fato.
Note que seu INSERT foi na tabela usuario.

INSERTs não são propagados para as tabelas herdeiras.
O seu UPDATE deveria ser feito sobre a tabela pai.

Note que o UPDATE não moverá a linha para a tabela herdeira também.

Você terá de escrever uma função/gatilho para resolver isso ou fazer 
todos os passos por fora.

[]s

__
Flavio Henrique A. Gurgel
Líder de Projetos Especiais
Consultoria, Projetos  Treinamentos 4LINUX
Tel1: +55-11.2125-4747 ou 2125-4748
www.4linux.com.br
email: fla...@4linux.com.br
__
FREE SOFTWARE SOLUTIONS
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] como trasformar usuario em cliemte com heranca

2012-09-20 Por tôpico Marcone
Em 20 de setembro de 2012 11:04, Moisés P. Sena
moisesps...@gmail.com escreveu:
()

 Exatamente, quero convertê-los..

Na forma que você passou não vai ter como por alguns motivo simples:
1 - Como carregar os demais dados de cliente (nome e CPF), você teria
um de - para?
2 - Com a herança, mesmo com resposta positiva para [1], os registros
seriam duplicados em usuario.

Minhas sugestões:
I - Se você optar por manter a herança (leve em conta o que o DUTRA
falou) a saída que eu vejo é um tabalho manual de remoção dos usuarios
e recadastro dos clientes. Isto pode ser bastante trabalhoso e você
vai correr riscos de quebra de integridade.
II - Se você retirar a herança, crie uma coluna, faça um update e crie
uma chave estrangeira em usuario com cliente.

-- 
Marcone Peres - DBA
http://www.linkedin.com/in/marconeperes
@marconeperes
(61) 8146-0028
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] spclocation

2012-09-20 Por tôpico Jean Domingues
Já achei a resposta.

https://github.com/fordfrog/apgdiff/issues/69 



- Mensagem original -
 De: Jean Domingues ejdom...@yahoo.com.br
 Para: Comunidade PostgreSQL Brasileira pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 Cc: 
 Enviadas: Quinta-feira, 20 de Setembro de 2012 11:13
 Assunto: Re: [pgbr-geral] spclocation
 
 Bruno, tentei, mas ta dando o seguinte erro:
 
 C:\Temp\SQLComparer\Program Files 
 (x86)\Java\jre6\bin\java.exe -jar apgdiff-2
 .3.jar source.sql target.sql  sync.sql
 
 
 Exception in thread main java.lang.StringIndexOutOfBoundsException: 
 String ind
 ex out of range: 91
         at java.lang.String.substring(Unknown Source)
         at 
 cz.startnet.utils.pgdiff.parsers.Parser.parseString(Parser.java:267)
         at 
 cz.startnet.utils.pgdiff.parsers.CommentParser.getComment(CommentPars
 er.java:356)
         at 
 cz.startnet.utils.pgdiff.parsers.CommentParser.parseColumn(CommentPar
 ser.java:272)
         at 
 cz.startnet.utils.pgdiff.parsers.CommentParser.parse(CommentParser.ja
 va:46)
         at 
 cz.startnet.utils.pgdiff.loader.PgDumpLoader.loadDatabaseSchema(PgDum
 pLoader.java:202)
         at 
 cz.startnet.utils.pgdiff.loader.PgDumpLoader.loadDatabaseSchema(PgDum
 pLoader.java:239)
         at cz.startnet.utils.pgdiff.PgDiff.createDiff(PgDiff.java:36)
         at cz.startnet.utils.pgdiff.Main.main(Main.java:45)
 
 
 
  Não, mas já estou testando. Valeu.
 
 
   Eu uso muito o apgdiff e me atende bem. Você já o usou?
 
 
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Banco Postgres Multi Empresa

2012-09-20 Por tôpico mauro fonseca
Posso sugerir também, a criação de cluster´s, assim cada empresa teria seu
proprio postgres, ficando cada uma com sua própria
configuração/otimização e porta.
Isso facilita também, caso haja a necessidade de parar uma das empresas,
sem afetar as outras.

Utilizamos aqui, a seguinte configuração do diretório de dados. Isso em
storage.

/pgproducao/9.1/empresax
/pgproducao/9.1/empresay

Att.


Em 20 de setembro de 2012 10:59, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro 
l...@dutras.org escreveu:

 2012/9/20 Rodrigo rodrigo.ina...@alcafoods.com:
 
  Hoje uso o postgres 9.0 na empresa que trabalho...agora surgiu a
 necessidade
  de tornar o sistema multi empresa. Alguem poderia me dar algumas opnioes?
  Usar schemas?

 Cada empresa fica relativamente isolada e a programação não muda nada,
 mas é mais complicado de administrar e de cruzar informações.  Nessa
 opção, é conveniente criar um esquema para as informações ‘de
 referência’, cadastros centrais, como UFs, CEPs c.


  Usar tabelas com códigoEmpresa

 Prefiro…
 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] como trasformar usuario em cliemte com heranca

2012-09-20 Por tôpico Guimarães Faria Corcete DUTRA , Leandro
2012/9/20 Moisés P. Sena moisesps...@gmail.com:

 Em 20 de setembro de 2012 10:44, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro
 l...@dutras.org escreveu:

 2012/9/20 Moisés P. Sena moisesps...@gmail.com:
 
  ) inherits (usuario);

 Evite.  O ideal é uma simples chave estrangeira.  Herança introduz
 mais problemas, como esse… o modelo relacional já é completo e
 simples.

 Por que este é um problema (e nao apenas um caso)???

Por problemas como o teu… o modelo relacional é simples e
transparente; herança viola o princípio da informação (‘toda
informação é representada exclusivamente como valores explícitos de
atributos em tuplas de relações’, ou algo assim), e torna o modelo
mais ‘opaco’, quer dizer, mais difícil de entender, guardar e
manipular.

Hoje, herança praticamente só é usada para particionamento.
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Banco Postgres Multi Empresa

2012-09-20 Por tôpico Guimarães Faria Corcete DUTRA , Leandro
2012/9/20 mauro fonseca mfons...@pbh.gov.br:
 Posso sugerir também, a criação de cluster´s, assim cada empresa teria seu
 proprio postgres, ficando cada uma com sua própria configuração/otimização
 e porta.

Mas aí não dá para compartilhar ou cruzar dados tão facilmente.
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] como trasformar usuario em cliemte com heranca

2012-09-20 Por tôpico Moisés P . Sena
Em 20 de setembro de 2012 10:44, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro 
l...@dutras.org escreveu:

 Evite.  O ideal é uma simples chave estrangeira.  Herança introduz
 mais problemas, como esse… o modelo relacional já é completo e
 simples.

Ok, posso usar sim.

Em 20 de setembro de 2012 11:23, Flavio Henrique Araque Gurgel 
fla...@4linux.com.br escreveu:
 Você terá de escrever uma função/gatilho para resolver isso ou fazer
 todos os passos por fora.

Nao legal esta idéia. nao para o meu caso.

Em 20 de setembro de 2012 11:25, Marcone marconepe...@gmail.com escreveu:

 Na forma que você passou não vai ter como por alguns motivo simples:
 1 - Como carregar os demais dados de cliente (nome e CPF), você teria
 um de - para?
 2 - Com a herança, mesmo com resposta positiva para [1], os registros
 seriam duplicados em usuario.

 Minhas sugestões:
 I - Se você optar por manter a herança (leve em conta o que o DUTRA
 falou) a saída que eu vejo é um tabalho manual de remoção dos usuarios
 e recadastro dos clientes. Isto pode ser bastante trabalhoso e você
 vai correr riscos de quebra de integridade.
 II - Se você retirar a herança, crie uma coluna, faça um update e crie
 uma chave estrangeira em usuario com cliente.


vou preferir uma chave estrangeira.

Em 20 de setembro de 2012 11:34, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro 
l...@dutras.org escreveu:

 Por problemas como o teu… o modelo relacional é simples e
 transparente; herança viola o princípio da informação (‘toda
 informação é representada exclusivamente como valores explícitos de
 atributos em tuplas de relações’, ou algo assim), e torna o modelo
 mais ‘opaco’, quer dizer, mais difícil de entender, guardar e
 manipular.

 Hoje, herança praticamente só é usada para particionamento.


Entendi. Entao ESQUECO heranca para heranca, e uso apenas relacionamento
para heranca, por causo dos motivos citados acima.

Obrigado a todos, foi muito esclarecedor.

-- 
Moisés P. Sena
(Analista e desenvolvedor de sistemas WEB e mobile)
http://www.moisespsena.com
http://linux.moisespsena.com
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] como trasformar usuario em cliemte com heranca

2012-09-20 Por tôpico Guimarães Faria Corcete DUTRA , Leandro
2012/9/20 Moisés P. Sena moisesps...@gmail.com:

 Entendi. Entao ESQUECO heranca para heranca, e uso apenas relacionamento
 para heranca, por causo dos motivos citados acima.

Exato.  Só repare que ‘relacionamento’ não é um termo relacional, mas
de DERs; o termo seria ‘chave estrangeira’, ou ‘restrição de
integridade referencial’, ou simplesmente referência.
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] como trasformar usuario em cliemte com heranca

2012-09-20 Por tôpico Moisés P . Sena
Em 20 de setembro de 2012 11:43, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro 
l...@dutras.org escreveu:

 2012/9/20 Moisés P. Sena moisesps...@gmail.com:
 
  Entendi. Entao ESQUECO heranca para heranca, e uso apenas relacionamento
  para heranca, por causo dos motivos citados acima.

 Exato.  Só repare que ‘relacionamento’ não é um termo relacional, mas
 de DERs; o termo seria ‘chave estrangeira’, ou ‘restrição de
 integridade referencial’, ou simplesmente referência.


Obrigado pela dica, vou lembrar disso.


 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral




-- 
Moisés P. Sena
(Analista e desenvolvedor de sistemas WEB e mobile)
http://www.moisespsena.com
http://linux.moisespsena.com
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Banco Postgres Multi Empresa

2012-09-20 Por tôpico Euler Taveira
On 20-09-2012 11:28, mauro fonseca wrote:
 Posso sugerir também, a criação de cluster´s, assim cada empresa teria seu
 proprio postgres, ficando cada uma com sua própria configuração/otimização e
 porta.
 Isso facilita também, caso haja a necessidade de parar uma das empresas, sem
 afetar as outras.
 
 Utilizamos aqui, a seguinte configuração do diretório de dados. Isso em 
 storage.
 
 /pgproducao/9.1/empresax
 /pgproducao/9.1/empresay
 
Criar vários clusters só aumenta o uso de recursos do hardware em relação a
um cluster com vários bancos de dados (cada porta terá vários processo em
segundo plano). Só utilize esse modelo se você precisa de isolamento total de
acesso aos dados.


-- 
   Euler Taveira de Oliveira - Timbira   http://www.timbira.com.br/
   PostgreSQL: Consultoria, Desenvolvimento, Suporte 24x7 e Treinamento
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] como trasformar usuario em cliemte com heranca

2012-09-20 Por tôpico Moisés P . Sena
Em 20 de setembro de 2012 11:49, Matheus de Oliveira 
matioli.math...@gmail.com escreveu:



 2012/9/20 Moisés P. Sena moisesps...@gmail.com

 Bom dia pessoal!!


 estou usando postgresql 9.2.

 Tenho a seguinte estrutura:

 create table usuario (
 email varchar(100) not null primary key,
 senha varchar(255) not null
 );

 create table cliente (
 nome varchar(100) not null,
 cpf text not null
 ) inherits (usuario);

 tenho um usuario:

 moi=# insert into usuario (email, senha) values ('u...@gmail.com',
 '123456');
 INSERT 0 1

 quero transformar este usuario em cliente. so que a query abaixo nao
 funciona:

 moi=# update cliente set nome = 'Usuario da Silva', cpf = 'xx' where
 email = 'u...@gmail.com';
 UPDATE 0

 Alguem tem alguma ideia de como resolver este tipo de situacao?


 O pessoal já disse, herança não é bom (geralmente), mas fiquei com vontade
 de postar uma solução caso queira usar:

 WITH del AS (
 DELETE FROM usuario WHERE email = 'u...@gmail.com'
 RETURNING *
 )
 INSERT INTO cliente (nome, cpf, email, senha)
 SELECT 'Usuário da Silva', 'XX', email, senha FROM del;


Interessante

obrigado!


 De qualquer maneira eu também concordo que heranças só atrapalham em casos
 como esse. Mas veja que é possível uma conversão forçada (mas ainda
 podendo levar à problemas de integridade).

 Atenciosamente,
 --
 Matheus de Oliveira
 Analista de Banco de Dados PostgreSQL
 Dextra Sistemas - MPS.Br nível F!
 www.dextra.com.br



 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral




-- 
Moisés P. Sena
(Analista e desenvolvedor de sistemas WEB e mobile)
http://www.moisespsena.com
http://linux.moisespsena.com
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


[pgbr-geral] RES: Banco Postgres Multi Empresa

2012-09-20 Por tôpico Rodrigo
E em relação os cruzamentos de informações serem complexas não tem tanto 
problema...pois o tempo que vou economizar com código compensará...e as 
consultas entre os schemas? Isso pode pessar o sistema?

Rodrigo

-Mensagem original-
De: pgbr-geral-boun...@listas.postgresql.org.br 
[mailto:pgbr-geral-boun...@listas.postgresql.org.br] Em nome de Guimarães Faria 
Corcete DUTRA, Leandro
Enviada em: quinta-feira, 20 de setembro de 2012 10:59
Para: Comunidade PostgreSQL Brasileira
Assunto: Re: [pgbr-geral] Banco Postgres Multi Empresa

2012/9/20 Rodrigo rodrigo.ina...@alcafoods.com:

 Hoje uso o postgres 9.0 na empresa que trabalho...agora surgiu a 
 necessidade de tornar o sistema multi empresa. Alguem poderia me dar algumas 
 opnioes?
 Usar schemas?

Cada empresa fica relativamente isolada e a programação não muda nada, mas é 
mais complicado de administrar e de cruzar informações.  Nessa opção, é 
conveniente criar um esquema para as informações ‘de referência’, cadastros 
centrais, como UFs, CEPs c.


 Usar tabelas com códigoEmpresa

Prefiro…
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] RES: Banco Postgres Multi Empresa

2012-09-20 Por tôpico Guimarães Faria Corcete DUTRA , Leandro
2012/9/20 Rodrigo rodrigo.ina...@alcafoods.com:
 E em relação os cruzamentos de informações serem complexas não tem tanto 
 problema...pois o tempo que vou economizar com código compensará...

A curto prazo, sim, mas a longo…


 e as consultas entre os schemas? Isso pode pessar o sistema?

Não pessar nem pesar, mas pode ficar inviável fazer uma pesquisa sobre
‘n’ tabelas… principalmente consultas ad hoc.
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


[pgbr-geral] Trigger Data_Cadastro e Data_Alteracao

2012-09-20 Por tôpico Éverton Bueno Lima
Blz pessoal,

 

Sou novo com postgres e estou querendo tentar resolver um problema que estou
tendo. Em todas as tabelas do meu sistema tenho dois campos (Data_Cadastro,
Data_Alteracao), quero ver com vocês se tem como criar um trigger que todos
poderiam utilizar, a função que ela iria executar é no Insert inserir a data
de cadastro atual, e data_alteracao toda vez que tiver alteração ela
atualizar a data de alteração.

 

 

 

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


[pgbr-geral] RES: RES: Banco Postgres Multi Empresa

2012-09-20 Por tôpico Rodrigo
Entao! O mais trabalhoso que seria colocar o campo codempresa em todas as 
tabelas se tornaria o mais rápido?

Rodrigo

-Mensagem original-
De: pgbr-geral-boun...@listas.postgresql.org.br 
[mailto:pgbr-geral-boun...@listas.postgresql.org.br] Em nome de Guimarães Faria 
Corcete DUTRA, Leandro
Enviada em: quinta-feira, 20 de setembro de 2012 15:28
Para: Comunidade PostgreSQL Brasileira
Assunto: Re: [pgbr-geral] RES: Banco Postgres Multi Empresa

2012/9/20 Rodrigo rodrigo.ina...@alcafoods.com:
 E em relação os cruzamentos de informações serem complexas não tem tanto 
 problema...pois o tempo que vou economizar com código compensará...

A curto prazo, sim, mas a longo…


 e as consultas entre os schemas? Isso pode pessar o sistema?

Não pessar nem pesar, mas pode ficar inviável fazer uma pesquisa sobre ‘n’ 
tabelas… principalmente consultas ad hoc.
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


[pgbr-geral] Trigger Data_Cadastro e Data_Alteração

2012-09-20 Por tôpico Éverton Bueno Lima
Pessoal vlw ai mas acho que consegui criar o código ficou assim agora  so
adicionar em todas as tabelas

 

create function dtcad_gatilho() returns trigger as $dtcad_gatilho$

begin

new.data_cadastro := 'now';

return new;

end;

$dtcad_gatilho$ language plpgsql;

 

 

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] RES: RES: Banco Postgres Multi Empresa

2012-09-20 Por tôpico Guimarães Faria Corcete DUTRA , Leandro
2012/9/20 Rodrigo rodrigo.ina...@alcafoods.com:
 Entao! O mais trabalhoso que seria colocar o campo codempresa em todas as 
 tabelas se tornaria o mais rápido?

Não entendi a frase.

A inviabilidade não está em velocidade, mas no fato de ter, para
consultas ad hoc, de enumerar tabelas de vários esquemas para obter a
mesma informação.
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] RES: RES: Banco Postgres Multi Empresa

2012-09-20 Por tôpico Joao Paulo Rieg
Se a aplicação realmente for 100% separada e nunca vai haver consulta em 
dados das duas empresas, pode-se criar bases separadas no mesmo cluster e 
cada empresa conecta em uma base.

Se por ventura o sistema ter que ser multiempresa onde vai existir 
informações comuns entre elas, não vejo melhor opção que criar realmente um 
campo nas tabelas para você informar a que empresa o registro se refere.

Att. Rieg



- Original Message - 
From: Rodrigo rodrigo.ina...@alcafoods.com
To: 'Comunidade PostgreSQL Brasileira' 
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
Sent: Thursday, September 20, 2012 4:18 PM
Subject: [pgbr-geral] RES: RES: Banco Postgres Multi Empresa


 Entao! O mais trabalhoso que seria colocar o campo codempresa em todas as 
 tabelas se tornaria o mais rápido?

 Rodrigo

 -Mensagem original-
 De: pgbr-geral-boun...@listas.postgresql.org.br 
 [mailto:pgbr-geral-boun...@listas.postgresql.org.br] Em nome de Guimarães 
 Faria Corcete DUTRA, Leandro
 Enviada em: quinta-feira, 20 de setembro de 2012 15:28
 Para: Comunidade PostgreSQL Brasileira
 Assunto: Re: [pgbr-geral] RES: Banco Postgres Multi Empresa

 2012/9/20 Rodrigo rodrigo.ina...@alcafoods.com:
 E em relação os cruzamentos de informações serem complexas não tem tanto 
 problema...pois o tempo que vou economizar com código compensará...

 A curto prazo, sim, mas a longo…


 e as consultas entre os schemas? Isso pode pessar o sistema?

 Não pessar nem pesar, mas pode ficar inviável fazer uma pesquisa sobre ‘n’ 
 tabelas… principalmente consultas ad hoc.
 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral

 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral
 

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


[pgbr-geral] RES: RES: RES: Banco Postgres Multi Empresa

2012-09-20 Por tôpico Rodrigo
Assim!

Estou observando que estruturar o banco mult empresa com vários schemas, no
futuro pode complicar a performance as consultas.essa forma de schemas
para mim hoje não precisaria eu mudar praticamente nada no meu códigomas
parece que vai agir diretamente no rendimento geral do sistema...

A outra opção que seria mais trabalhosa. Ou seja, ir em cada tabela,
consulta, relatório, insert, update e tale  adicionar o campo codemp.
Seria trabalho mas não influenciaria na performance e nem em muitas
alterações nas consultas

Certo?


Rodrigo

-Mensagem original-
De: pgbr-geral-boun...@listas.postgresql.org.br
[mailto:pgbr-geral-boun...@listas.postgresql.org.br] Em nome de Guimarães
Faria Corcete DUTRA, Leandro
Enviada em: quinta-feira, 20 de setembro de 2012 16:26
Para: Comunidade PostgreSQL Brasileira
Assunto: Re: [pgbr-geral] RES: RES: Banco Postgres Multi Empresa

2012/9/20 Rodrigo rodrigo.ina...@alcafoods.com:
 Entao! O mais trabalhoso que seria colocar o campo codempresa em todas as
tabelas se tornaria o mais rápido?

Não entendi a frase.

A inviabilidade não está em velocidade, mas no fato de ter, para consultas
ad hoc, de enumerar tabelas de vários esquemas para obter a mesma
informação.
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] RES: RES: RES: Banco Postgres Multi Empresa

2012-09-20 Por tôpico Guimarães Faria Corcete DUTRA , Leandro
2012/9/20 Rodrigo rodrigo.ina...@alcafoods.com:
 Assim!

O que isso quer dizer?


 Estou observando que estruturar o banco mult empresa com vários schemas, no
 futuro pode complicar a performance as consultas...

Não necessariamente, o problema maior é a usabilidade.  O que ainda é
muito importante.
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] RES: RES: RES: Banco Postgres Multi Empresa

2012-09-20 Por tôpico Matheus de Oliveira
2012/9/20 Rodrigo rodrigo.ina...@alcafoods.com

 Assim!

 Estou observando que estruturar o banco mult empresa com vários schemas, no
 futuro pode complicar a performance as consultas.essa forma de schemas
 para mim hoje não precisaria eu mudar praticamente nada no meu código


Realmente, e dependendo do caso, seria bom criar um usuário para cada
esquema, com permissões apenas para o mesmo por questão de segurança
(isso se a aplicação for desktop ou o servidor for no cliente), assim você
também pode atrelar o search_path ao usuário (role).

Por outro lado isso inviabiliza o uso de pool de conexões compartilhado
entre os usuários... Por isso vai depender de uma análise do cenário.

mas
 parece que vai agir diretamente no rendimento geral do sistema...


Por que acha isso?
De certa forma pode-se até pensar que melhora, pois as tabelas vão estar
mais leves, o que também pode-se alcançar facilmente com particionamento
(se usar o modelo de campo com código).

A outra opção que seria mais trabalhosa. Ou seja, ir em cada tabela,
 consulta, relatório, insert, update e tale  adicionar o campo codemp.
 Seria trabalho mas não influenciaria na performance e nem em muitas
 alterações nas consultas

 Você tem que analisar melhor o quão dificil vai ser isso.

Outra coisa que tens de analisar, você vai ter muito relatório/consultas
que pegam dados de mais de uma empresa de uma só vez? Se não for o caso,
esse trabalho todo talvez não compense e o uso de esquemas seja mais
simples e efetivo. Além do que, para os casos com consultas em vários você
pode criar views com diversos unions (o que teria a mesma performance que
consultas em uma tabela particionada).

Atenciosamente,
-- 
Matheus de Oliveira
Analista de Banco de Dados PostgreSQL
Dextra Sistemas - MPS.Br nível F!
www.dextra.com.br/postgres
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


[pgbr-geral] problemas com: CREATE EXTENSION postgis;

2012-09-20 Por tôpico Marcos Aurelio Nobre
sALLdações.

Ambiente: Debian 6 / PostgreSQL 9.1 / PostGis 1.5

Estou recebendo a seguinte mensagem de erro ao tentar executar um CREATE
EXTENSION :

--*
Erro de SQL:*
ERROR: could not open extension control file
/usr/share/postgresql/9.1/extension/postgis.control: No such file or
directory*
Indicação de entrada :*
CREATE EXTENSION postgis;
---

Observei o diretório /usr/share/postgresql/9.1/extension/ e realmente não
há nada lá que se relacione com postgis.

Para efeito de informação, para alguém que venha a me ajudar a encontrar a
solução deste problema, encontrei alguns problemas
na execução de um certo roteiro de instalação do POSTGIS.

A seguir, vou descrever minimamente, algo que empreendi desse roteiro.

1 - instalação
Tenho os seguintes pacotes instalados:
ii  postgresql  9.1+122ubuntu1
object-relational SQL database (supported version)
ii  postgresql-9.1  9.1.4-0ubuntu11.10
object-relational SQL database, version 9.1 server
ii  postgresql-9.1-debversion   1.0.6-1ubuntu1
Debian version number type for PostgreSQL
ii  postgresql-9.1-ip4r 1.05-0.1
IPv4 and IPv4 range index types for PostgreSQL 9.1
ii  postgresql-9.1-pljava-gcj   1.4.2-4ubuntu1
Java procedural language for PostgreSQL 9.1
ii  postgresql-9.1-pllua1:0.3.2-4
Lua procedural language for PostgreSQL 9.1
ii  postgresql-9.1-plsh 1.3-5
PL/sh procedural language for PostgreSQL 9.1
ii  postgresql-9.1-postgis  1.5.3-1ubuntu0.1
Geographic objects support for PostgreSQL 9.1
ii  postgresql-client   9.1+122ubuntu1
front-end programs for PostgreSQL (supported version)
ii  postgresql-client-9.1   9.1.4-0ubuntu11.10
front-end programs for PostgreSQL 9.1
ii  postgresql-client-common122ubuntu1
manager for multiple PostgreSQL client versions
ii  postgresql-common   122ubuntu1
PostgreSQL database-cluster manager
ii  postgresql-contrib  9.1+122ubuntu1
additional facilities for PostgreSQL (supported version)
ii  postgresql-contrib-9.1  9.1.4-0ubuntu11.10
additional facilities for PostgreSQL
ii  postgresql-doc  9.1+122ubuntu1
documentation for the PostgreSQL database management system
ii  postgresql-doc-9.1  9.1.4-0ubuntu11.10
documentation for the PostgreSQL database management system
ii  postgis 1.5.3-1ubuntu0.1
Geographic objects support for PostgreSQL -- common files
ii  postgresql-9.1-postgis  1.5.3-1ubuntu0.1
Geographic objects support for PostgreSQL 9.1

2 - configuração inicial
2.1 - no diretorio: /usr/share/postgresql/9.1/contrib e executei: psql -f
postgis_comments.sql -d meu_banco - *ok*
2.2 - no diretorio: /usr/share/postgresql/9.1/contrib/postgis-1.5
executei:
$  psql -f postgis.sql -d meu_banco - *que apresentou o seguinte
resultado:*
psql:postgis.sql:82: ERROR:  type spheroid already exists
psql:postgis.sql:92: ERROR:  current transaction is aborted, commands
ignored until end of transaction block
psql:postgis.sql:98: ERROR:  current transaction is aborted, commands
ignored until end of transaction block
psql:postgis.sql:104: ERROR:  current transaction is aborted, commands
ignored until end of transaction block
psql:postgis.sql:110: ERROR:  current transaction is aborted, commands
ignored until end of transaction block
...
psql:postgis.sql:7741: ERROR:  current transaction is aborted, commands
ignored until end of transaction block
psql:postgis.sql:7746: ERROR:  current transaction is aborted, commands
ignored until end of transaction block
ROLLBACK
DROP AGGREGATE
DROP AGGREGATE
DROP AGGREGATE
DROP AGGREGATE
DROP FUNCTION
DROP FUNCTION
...

2.3 - no diretorio: /usr/share/postgresql/9.1/contrib/postgis-1.5
executei:
$ psql -f spatial_ref_sys.sql -d meu_banco) - *que também apresentou um
monte de erros*

Então, é isso. Aqui encerraram-se minhas tentativas. Resta-me (portanto)
pedir-lhes ajuda.

Será que a execução sem problemas dos scripts (que me disseram que seriam)
de instalação / configuração inicial do PostGis
é a causa da falha na tentativa de Criar Extensão ?

Grato (antecipadamente):

Marcos Nobre
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Trigger Data_Cadastro e Data_Alteracao

2012-09-20 Por tôpico Matheus de Oliveira
2012/9/20 Éverton Bueno Lima everton_bueno_l...@hotmail.com

 Blz pessoal,

 ** **

 Sou novo com postgres e estou querendo tentar resolver um problema que
 estou tendo. Em todas as tabelas do meu sistema tenho dois campos
 (Data_Cadastro, Data_Alteracao), quero ver com vocês se tem como criar um
 trigger que todos poderiam utilizar, a função que ela iria executar é no
 Insert inserir a data de cadastro atual, e data_alteracao toda vez que
 tiver alteração ela atualizar a data de alteração.

 ** **

 **


É só criar uma função mais genérica:

CREATE OR REPLACE FUNCTION set_data_cadalt()
RETURNS TRIGGER
LANGUAGE plpgsql VOLATILE
AS $$
BEGIN
IF (TG_OP == 'INSERT') THEN
new.data_cadastro = now();
ELSE
new.data_alteracao = now();
END IF;
RETURN new;
END;
$$;


E, criar as triggers para cada tabela que tenha data_cadastro e
data_alteracao:

CREATE TRIGGER tg_set_data_cadalt
BEFORE INSERT OR UPDATE ON *sua_tabela*
**FOR EACH ROW EXECUTE PROCEDURE set_data_cadal();

Atenciosamente,
-- 
Matheus de Oliveira
Analista de Banco de Dados PostgreSQL
Dextra Sistemas - MPS.Br nível F!
www.dextra.com.br/postgres
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] problemas com: CREATE EXTENSION postgis;

2012-09-20 Por tôpico Marcone
2012/9/20 Marcos Aurelio Nobre marcono...@gmail.com:
 Estou recebendo a seguinte mensagem de erro ao tentar executar um CREATE
 EXTENSION :

O Postgis só dá suporte ao comando CREATE EXTENSION à aprtir da versão 2.0 [1]

(.)
 2 - configuração inicial
 2.1 - no diretorio: /usr/share/postgresql/9.1/contrib e executei: psql -f
 postgis_comments.sql -d meu_banco - ok
 2.2 - no diretorio: /usr/share/postgresql/9.1/contrib/postgis-1.5
 executei:
 $  psql -f postgis.sql -d meu_banco - que apresentou o seguinte resultado:
 psql:postgis.sql:82: ERROR:  type spheroid already exists
 psql:postgis.sql:92: ERROR:  current transaction is aborted, commands
 ignored until end of transaction block
 psql:postgis.sql:98: ERROR:  current transaction is aborted, commands
 ignored until end of transaction block
 psql:postgis.sql:104: ERROR:  current transaction is aborted, commands
 ignored until end of transaction block
 psql:postgis.sql:110: ERROR:  current transaction is aborted, commands
 ignored until end of transaction block
(...)

A sequencia de execução dos scripts não foi obedecida. A ordem correta é [2]:

psql -d [yourdatabase] -f postgis.sql
psql -d [yourdatabase] -f spatial_ref_sys.sql
psql -d [yourdatabase] -f postgis_comments.sql

1 - 
http://postgis.refractions.net/documentation/manual-2.0/postgis_installation.html#create_new_db_extensions
2 - http://postgis.refractions.net/documentation/manual-1.5/ch02.html#id2661925

-- 
Marcone Peres - DBA
http://www.linkedin.com/in/marconeperes
@marconeperes
(61) 8146-0028
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] problemas com: CREATE EXTENSION postgis;

2012-09-20 Por tôpico Marcos Aurelio Nobre
pessoALL, boa tarde.

Com relação a este post que impostei, verifiquei algumas coisas que podem
ser indicativo de que nem tudo que fiz foi só besteira.

Observei que no meu servidor PostgreSQL alem do banco que tenho nomeado de
meu_banco há um banco chamado *postgres*.
Este banco postgres, aparentemente contém tudo que penso que preciso,
ou seja, nele há:
a) schema public com *tables*: geometry_columns e spatial_ref_sys
c) schema public com *views*: geography_columns
d) schema public com *functions*: _st_asgeojson (integer, geometry,
integer, integer) , ... , addpoint (geometry, geometry) , ... , zmin
(box3d) (zilhoes de funções espaciais/geometricas etc)
e) schema public com *types*: box2d, box3d, box3d_extent, chip, geography,
geometry, geometry_dump, gidx, pgis_abs, spheroid
f) etc, etc, etc

Então, eu penso que se o banco postgres fosse definido como Template e este
utilizado (no momento de) para criação do meu_banco, o banco
meu_banco estaria apto a suportar a execução do CREATE EXTENSION, certo ?

Porém o meu_banco já é um banco real e de produção e como eu poderia
incrementar suporte PostGis nele ?

Gratos:

MN


2012/9/20 Marcos Aurelio Nobre marcono...@gmail.com

 sALLdações.

 Ambiente: Debian 6 / PostgreSQL 9.1 / PostGis 1.5

 Estou recebendo a seguinte mensagem de erro ao tentar executar um CREATE
 EXTENSION :

 --*
 Erro de SQL:*
 ERROR: could not open extension control file
 /usr/share/postgresql/9.1/extension/postgis.control: No such file or
 directory*
 Indicação de entrada :*
 CREATE EXTENSION postgis;
 ---

 Observei o diretório /usr/share/postgresql/9.1/extension/ e realmente
 não há nada lá que se relacione com postgis.

 Para efeito de informação, para alguém que venha a me ajudar a encontrar a
 solução deste problema, encontrei alguns problemas
 na execução de um certo roteiro de instalação do POSTGIS.

 A seguir, vou descrever minimamente, algo que empreendi desse roteiro.

 1 - instalação
 Tenho os seguintes pacotes instalados:
 ii  postgresql
 9.1+122ubuntu1  object-relational SQL database
 (supported version)
 ii  postgresql-9.1
 9.1.4-0ubuntu11.10  object-relational SQL database,
 version 9.1 server
 ii  postgresql-9.1-debversion
 1.0.6-1ubuntu1  Debian version number type for
 PostgreSQL
 ii  postgresql-9.1-ip4r
 1.05-0.1IPv4 and IPv4 range index types for
 PostgreSQL 9.1
 ii  postgresql-9.1-pljava-gcj
 1.4.2-4ubuntu1  Java procedural language for
 PostgreSQL 9.1
 ii  postgresql-9.1-pllua
 1:0.3.2-4   Lua procedural language for
 PostgreSQL 9.1
 ii  postgresql-9.1-plsh
 1.3-5   PL/sh procedural language for
 PostgreSQL 9.1
 ii  postgresql-9.1-postgis
 1.5.3-1ubuntu0.1Geographic objects support for
 PostgreSQL 9.1
 ii  postgresql-client
 9.1+122ubuntu1  front-end programs for PostgreSQL
 (supported version)
 ii  postgresql-client-9.1
 9.1.4-0ubuntu11.10  front-end programs for PostgreSQL
 9.1
 ii  postgresql-client-common
 122ubuntu1  manager for multiple PostgreSQL
 client versions
 ii  postgresql-common
 122ubuntu1  PostgreSQL database-cluster manager
 ii  postgresql-contrib
 9.1+122ubuntu1  additional facilities for
 PostgreSQL (supported version)
 ii  postgresql-contrib-9.1
 9.1.4-0ubuntu11.10  additional facilities for PostgreSQL
 ii  postgresql-doc
 9.1+122ubuntu1  documentation for the PostgreSQL
 database management system
 ii  postgresql-doc-9.1
 9.1.4-0ubuntu11.10  documentation for the PostgreSQL
 database management system
 ii  postgis
 1.5.3-1ubuntu0.1Geographic objects support for
 PostgreSQL -- common files
 ii  postgresql-9.1-postgis
 1.5.3-1ubuntu0.1Geographic objects support for
 PostgreSQL 9.1

 2 - configuração inicial
 2.1 - no diretorio: /usr/share/postgresql/9.1/contrib e executei: psql
 -f postgis_comments.sql -d meu_banco - *ok*
 2.2 - no diretorio: /usr/share/postgresql/9.1/contrib/postgis-1.5
 executei:
 $  psql -f postgis.sql -d meu_banco - *que apresentou o seguinte
 resultado:*
 psql:postgis.sql:82: ERROR:  type spheroid already exists
 psql:postgis.sql:92: ERROR:  current transaction is aborted, commands
 ignored until end of transaction block
 psql:postgis.sql:98: ERROR:  current transaction is aborted, commands
 ignored until end of transaction block
 psql:postgis.sql:104: ERROR:  current transaction is aborted, commands
 ignored until end of transaction block
 psql:postgis.sql:110: ERROR:  current transaction is aborted, commands
 ignored until end of transaction block
 ...
 

Re: [pgbr-geral] problemas com: CREATE EXTENSION postgis;

2012-09-20 Por tôpico Marcone
Em 20 de setembro de 2012 17:28, Marcos Aurelio Nobre
marcono...@gmail.com escreveu:
 Então, eu penso que se o banco postgres fosse definido como Template e este
 utilizado (no momento de) para criação do meu_banco, o banco
 meu_banco estaria apto a suportar a execução do CREATE EXTENSION, certo ?

Não. Como falei o postgis 1.5 não suporta CREATE EXTENSION.

 Porém o meu_banco já é um banco real e de produção e como eu poderia
 incrementar suporte PostGis nele ?

Bastaria executar os scrips do postgis nele.

Só uma dúvida... qual o resultado do comando abaixo:

psql -d meu_banco -c 'select postgis_full_version()';

-- 
Marcone Peres - DBA
http://www.linkedin.com/in/marconeperes
@marconeperes
(61) 8146-0028
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


[pgbr-geral] Sair da comunidade

2012-09-20 Por tôpico Marcus Túlio Ramos
Prezados, gostaria de sair da comunidade... Como devo proceder???

Obrigado!
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] problemas com: CREATE EXTENSION postgis;

2012-09-20 Por tôpico Marcos Aurelio Nobre
Marcone, agora estou com 2 dúvidas :

1) sua resposta implica em que eu deveria desinstalar os pacotes:
postgis-1.5.3-1ubuntu0.1 e postgresql-9.1-postgis-1.5.3-1ubuntu0.1 e
instalar os correlatos da versão 2.0 ?

2) será que eu encontro pacotes do postgis v2.0 para instalação via apt-get
para o Ubuntu 11.10 , sem ter que compilar a partir dos fontes ?

MN


Em 20 de setembro de 2012 17:13, Marcone marconepe...@gmail.com escreveu:

 2012/9/20 Marcos Aurelio Nobre marcono...@gmail.com:
  Estou recebendo a seguinte mensagem de erro ao tentar executar um CREATE
  EXTENSION :

 O Postgis só dá suporte ao comando CREATE EXTENSION à aprtir da versão 2.0
 [1]

 (.)
  2 - configuração inicial
  2.1 - no diretorio: /usr/share/postgresql/9.1/contrib e executei: psql
 -f
  postgis_comments.sql -d meu_banco - ok
  2.2 - no diretorio: /usr/share/postgresql/9.1/contrib/postgis-1.5
  executei:
  $  psql -f postgis.sql -d meu_banco - que apresentou o seguinte
 resultado:
  psql:postgis.sql:82: ERROR:  type spheroid already exists
  psql:postgis.sql:92: ERROR:  current transaction is aborted, commands
  ignored until end of transaction block
  psql:postgis.sql:98: ERROR:  current transaction is aborted, commands
  ignored until end of transaction block
  psql:postgis.sql:104: ERROR:  current transaction is aborted, commands
  ignored until end of transaction block
  psql:postgis.sql:110: ERROR:  current transaction is aborted, commands
  ignored until end of transaction block
 (...)

 A sequencia de execução dos scripts não foi obedecida. A ordem correta é
 [2]:

 psql -d [yourdatabase] -f postgis.sql
 psql -d [yourdatabase] -f spatial_ref_sys.sql
 psql -d [yourdatabase] -f postgis_comments.sql

 1 -
 http://postgis.refractions.net/documentation/manual-2.0/postgis_installation.html#create_new_db_extensions
 2 -
 http://postgis.refractions.net/documentation/manual-1.5/ch02.html#id2661925

 --
 Marcone Peres - DBA
 http://www.linkedin.com/in/marconeperes
 @marconeperes
 (61) 8146-0028
 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Sair da comunidade

2012-09-20 Por tôpico Osvaldo Kussama
Em 20/09/12, Marcus Túlio Ramosmarcustuliora...@gmail.com escreveu:
 Prezados, gostaria de sair da comunidade... Como devo proceder???

 Obrigado!



Vá em:
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral
e siga as instruções descritas no final da página:
Para se desinscrever de pgbr-geral, ...

Osvaldo
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] problemas com: CREATE EXTENSION postgis;

2012-09-20 Por tôpico Marcos Aurelio Nobre
O comando sugerido, deu como resposta:



postgis_full_version

---
 POSTGIS=1.5.3 GEOS=3.2.2-CAPI-1.6.2 PROJ=Rel. 4.7.1, 23 September
2009 LIBXML=2.7.8 USE_STATS (procs from 1.5 r5385 need upgrade)
(1 row)


E agora ?


MN

Em 20 de setembro de 2012 17:33, Marcone marconepe...@gmail.com escreveu:

 Em 20 de setembro de 2012 17:28, Marcos Aurelio Nobre
 marcono...@gmail.com escreveu:
  Então, eu penso que se o banco postgres fosse definido como Template e
 este
  utilizado (no momento de) para criação do meu_banco, o banco
  meu_banco estaria apto a suportar a execução do CREATE EXTENSION,
 certo ?

 Não. Como falei o postgis 1.5 não suporta CREATE EXTENSION.

  Porém o meu_banco já é um banco real e de produção e como eu poderia
  incrementar suporte PostGis nele ?

 Bastaria executar os scrips do postgis nele.

 Só uma dúvida... qual o resultado do comando abaixo:

 psql -d meu_banco -c 'select postgis_full_version()';

 --
 Marcone Peres - DBA
 http://www.linkedin.com/in/marconeperes
 @marconeperes
 (61) 8146-0028
 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] problemas com: CREATE EXTENSION postgis;

2012-09-20 Por tôpico Marcone
Em 20 de setembro de 2012 17:47, Marcos Aurelio Nobre
marcono...@gmail.com escreveu:
 O comando sugerido, deu como resposta:



 postgis_full_version
 ---
  POSTGIS=1.5.3 GEOS=3.2.2-CAPI-1.6.2 PROJ=Rel. 4.7.1, 23 September
 2009 LIBXML=2.7.8 USE_STATS (procs from 1.5 r5385 need upgrade)
 (1 row)


 E agora ?

Isso quer dizer que o postgis 1.5.3 já está habilitado em sua base. :-) :-) :-)

-- 
Marcone Peres - DBA
http://www.linkedin.com/in/marconeperes
@marconeperes
(61) 8146-0028
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Sair da comunidade

2012-09-20 Por tôpico Guimarães Faria Corcete DUTRA , Leandro
2012/9/20 Osvaldo Kussama osvaldo.kuss...@gmail.com:

 Vá em:
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral
 e siga as instruções descritas no final da página:
 Para se desinscrever de pgbr-geral, ...

Como já relatei, o procedimento não funcionou para mim.
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Sair da comunidade

2012-09-20 Por tôpico Marcone
 Como já relatei, o procedimento não funcionou para mim.

Moderador, favor alterar o comando:

delete from lista
where email = $1
  and $1  'l...@dutras.org';

para

delete from lista
where email = $1
  and $1 not in ('l...@dutras.org', outros possível emails);


k

Sem chane de você sair!!! :-)
-- 
Marcone Peres - DBA
http://www.linkedin.com/in/marconeperes
@marconeperes
(61) 8146-0028
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] problemas com: CREATE EXTENSION postgis;

2012-09-20 Por tôpico Marcos Aurelio Nobre
Desculpe minha ignorancia (*) mas o pessoal do departamento de
geoprocessamento precisa ou não do CREATE EXTENSION postgis ?

Ou com a presença do Postgis eles já podem criar tabelas com a tal coluna
sei-la-o-que-GDEON e se virarem com a coisa geo-referenciamento e etc ?

(*) A ignorancia deve-se ao fato de que cuido somente da parte SGDB-*R* do
banco.

Em 20 de setembro de 2012 17:49, Marcone marconepe...@gmail.com escreveu:

 Em 20 de setembro de 2012 17:47, Marcos Aurelio Nobre
 marcono...@gmail.com escreveu:
  O comando sugerido, deu como resposta:
 
 
 
  postgis_full_version
 
 ---
   POSTGIS=1.5.3 GEOS=3.2.2-CAPI-1.6.2 PROJ=Rel. 4.7.1, 23 September
  2009 LIBXML=2.7.8 USE_STATS (procs from 1.5 r5385 need upgrade)
  (1 row)
 
 
  E agora ?

 Isso quer dizer que o postgis 1.5.3 já está habilitado em sua base. :-)
 :-) :-)

 --
 Marcone Peres - DBA
 http://www.linkedin.com/in/marconeperes
 @marconeperes
 (61) 8146-0028
 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] problemas com: CREATE EXTENSION postgis;

2012-09-20 Por tôpico Marcos Aurelio Nobre
Quando vc fala em sua base quer dizer: no tal banco postgres ?

Se por acaso precisarem de tais habilidades também no meu_banco ainda
haverá um certo dever-de-casa a fazer - correto ?

MN

Em 20 de setembro de 2012 17:49, Marcone marconepe...@gmail.com escreveu:

 Em 20 de setembro de 2012 17:47, Marcos Aurelio Nobre
 marcono...@gmail.com escreveu:
  O comando sugerido, deu como resposta:
 
 
 
  postgis_full_version
 
 ---
   POSTGIS=1.5.3 GEOS=3.2.2-CAPI-1.6.2 PROJ=Rel. 4.7.1, 23 September
  2009 LIBXML=2.7.8 USE_STATS (procs from 1.5 r5385 need upgrade)
  (1 row)
 
 
  E agora ?

 Isso quer dizer que o postgis 1.5.3 já está habilitado em sua base. :-)
 :-) :-)

 --
 Marcone Peres - DBA
 http://www.linkedin.com/in/marconeperes
 @marconeperes
 (61) 8146-0028
 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Sair da comunidade

2012-09-20 Por tôpico Guimarães Faria Corcete DUTRA , Leandro
2012/9/20 Marcone marconepe...@gmail.com:

 Sem chane de você sair!!! :-)

Afe, e eu aguardando se alguém ainda se manifestará sobre o Google F1
para me ausentar novamente…
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] problemas com: CREATE EXTENSION postgis;

2012-09-20 Por tôpico Guimarães Faria Corcete DUTRA , Leandro
2012/9/20 Marcos Aurelio Nobre marcono...@gmail.com:
 Desculpe minha ignorancia (*) mas o pessoal do departamento de
 geoprocessamento precisa ou não do CREATE EXTENSION postgis ?

Não.  Só, nessa versão, de executar os programetas indicados, se não
me falha a memória, em /usr/share/doc/postgis ou coisa que o valha.

Ou usar a versão 2, se possível.


 Ou com a presença do Postgis eles já podem criar tabelas com a tal coluna
 sei-la-o-que-GDEON e se virarem com a coisa geo-referenciamento e etc ?

Podem.


 (*) A ignorancia deve-se ao fato de que cuido somente da parte SGDB-R do
 banco.

O PostGIS é perfeitamente relacional.  O que não é relacional é
limitar‐se somente aos tipos definidos pelo sistema… o PostGIS
basicamente estende os tipos.
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] problemas com: CREATE EXTENSION postgis;

2012-09-20 Por tôpico Marcone
Em 20 de setembro de 2012 18:00, Marcos Aurelio Nobre
marcono...@gmail.com escreveu:
 Desculpe minha ignorancia (*) mas o pessoal do departamento de
 geoprocessamento precisa ou não do CREATE EXTENSION postgis ?

Não por que com a versão do postgis que você está usando não há como
usar o comando CREATE EXTENSION. Quando você for atualizar para o
postgis 2.x, aí vc vai usar create extension.

 Ou com a presença do Postgis eles já podem criar tabelas com a tal coluna
 sei-la-o-que-GDEON e se virarem com a coisa geo-referenciamento e etc ?

Sim. Só uma correção. As colunas georreferenciadas geralmente são
nomeadas como the_geom.

 (*) A ignorancia deve-se ao fato de que cuido somente da parte SGDB-R do
 banco.



Em 20 de setembro de 2012 18:02, Marcos Aurelio Nobre
marcono...@gmail.com escreveu:
 Quando vc fala em sua base quer dizer: no tal banco postgres ?

 Se por acaso precisarem de tais habilidades também no meu_banco ainda
 haverá um certo dever-de-casa a fazer - correto ?

Se você tiver dado o comando como eu te passei onde coloquei a base
como meu banco, você não necessitará fazer mais nada.

-- 
Marcone Peres - DBA
http://www.linkedin.com/in/marconeperes
@marconeperes
(61) 8146-0028
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] spclocation

2012-09-20 Por tôpico Bruno Silva
Ah, certo.
Bruno E. A. Silva.


2012/9/20 Matheus de Oliveira matioli.math...@gmail.com:

 2012/9/20 Bruno Silva bemanuel...@gmail.com

 Eu uso muito o apgdiff e me atende bem. Você já o usou?


 Eu pessoalmente só fiz testes com ele, mas tem um pessoal aqui na empresa
 usando e está atendendo bem.

 Atenciosamente,
 --
 Matheus de Oliveira
 Analista de Banco de Dados PostgreSQL
 Dextra Sistemas - MPS.Br nível F!
 www.dextra.com.br



 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


[pgbr-geral] copiar tabelas fisicamente

2012-09-20 Por tôpico Fábio Telles Rodriguez
Alguém sabe se é possível e como copiar tabelas fisicamente entre
diferentes clusters?

Tenho várias tabelas particionadas e preciso mover periodicamente partições
de uma base de produção para uma base histórica. Sei que posso mover dados
com um simples dump, mas isso custa muito, mito caro. Queria saber se é
possível, mexer com segurança debaixo do capô dos datafiles e fazer este
tipo de movimentação.

-- 
Atenciosamente,
Fábio Telles Rodriguez
blog: http:// http://www.midstorm.org/~telles/http://tellesr.wordpress.com
e-mail / gtalk / MSN: fabio.tel...@gmail.com
Skype: fabio_telles
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] copiar tabelas fisicamente

2012-09-20 Por tôpico Flavio Henrique Araque Gurgel

Em 20-09-2012 20:10, Fábio Telles Rodriguez escreveu:
 Alguém sabe se é possível e como copiar tabelas fisicamente entre
 diferentes clusters?

 Tenho várias tabelas particionadas e preciso mover periodicamente
 partições de uma base de produção para uma base histórica. Sei que posso
 mover dados com um simples dump, mas isso custa muito, mito caro.
 Queria saber se é possível, mexer com segurança debaixo do capô dos
 datafiles e fazer este tipo de movimentação.

Certamente que não. Motivos:

1) As tabelas são nomeadas com o relfilenode que é guardado em catálogo 
de sistema. Não sei como você criaria esses dados em catálogo sem correr 
riscos.

2) Algumas informações do mapa de visibilidade sobre as transações já 
concluídas são guardadas em mapa de bits no diretório pg_clog que é para 
todo o cluster

3) As informações de transações correntes são guardadas em mapa de bits 
nos diretórios pg_multixact, pg_subtrans e pg_twophase, que também são 
para todo o cluster.

Acho que você terá graves problemas se tentar algo desse tipo, linhas 
que já passaram por limpeza ou congelamento podem se tornar visíveis 
novamente, por exemplo, vide bug no pg_upgrade corrigido na versão 9.0.4 
que justamente confundia isso, e eu já perdi dados por isso.

Obóviamente Mr. Taveira pode ser mais claro que eu :)

Não sei se tem algo no todo relativo a tablespaces portáteis para o 
PostgreSQL, mas numa conversa com o Bruce Momjian uma vez ele me 
explicou que muitas informações das tabelas são cluster wide e, 
portanto, um retrabalho muito grande de código paralizaria outros 
desenvolvimentos mais importantes.

Pergunto: por que é tão caro assim fazer os dumps que você está citando? 
A restauração até entendo, mas o dump não deveria ser uma dor tão 
insuportável.

[]s

__
Flavio Henrique A. Gurgel
Líder de Projetos Especiais
Consultoria, Projetos  Treinamentos 4LINUX
Tel1: +55-11.2125-4747 ou 2125-4748
www.4linux.com.br
email: fla...@4linux.com.br
__
FREE SOFTWARE SOLUTIONS
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Sair da comunidade

2012-09-20 Por tôpico Marcelo Silva
Então coloca na sua lista de spam :)
Ou excluir direto no sevidor



-Mensagem Original- 
From: Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro
Sent: Thursday, September 20, 2012 5:49 PM
To: Comunidade PostgreSQL Brasileira
Subject: Re: [pgbr-geral] Sair da comunidade

2012/9/20 Osvaldo Kussama osvaldo.kuss...@gmail.com:

 Vá em:
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral
 e siga as instruções descritas no final da página:
 Para se desinscrever de pgbr-geral, ...

Como já relatei, o procedimento não funcionou para mim.
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral 

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] copiar tabelas fisicamente

2012-09-20 Por tôpico Euler Taveira
On 20-09-2012 20:31, Flavio Henrique Araque Gurgel wrote:
 
 Em 20-09-2012 20:10, Fábio Telles Rodriguez escreveu:
 Alguém sabe se é possível e como copiar tabelas fisicamente entre
 diferentes clusters?

Se fosse fácil assim não teria muita graça. ;)

 Tenho várias tabelas particionadas e preciso mover periodicamente
 partições de uma base de produção para uma base histórica. Sei que posso
 mover dados com um simples dump, mas isso custa muito, mito caro.
 Queria saber se é possível, mexer com segurança debaixo do capô dos
 datafiles e fazer este tipo de movimentação.
 
Por que a cópia de segurança lógica é tão cara? Perda de performance? Você não
dispõe de um standby para fazer essa cópia de segurança a partir dele? Já
pensou em utilizar alguma das ferramentas de replicação lógica (Slony,
Londiste ou Bucardo) ?

 Certamente que não. Motivos:
 
 1) As tabelas são nomeadas com o relfilenode que é guardado em catálogo 
 de sistema. Não sei como você criaria esses dados em catálogo sem correr 
 riscos.
 
 2) Algumas informações do mapa de visibilidade sobre as transações já 
 concluídas são guardadas em mapa de bits no diretório pg_clog que é para 
 todo o cluster
 
Acho que você misturou as coisas... Mapa de visibilidade é um artifício para
acelerar o VACUUM; se ele se perder, pode ser reconstruído _automagicamente_
(pelo VACUUM).

 3) As informações de transações correntes são guardadas em mapa de bits 
 nos diretórios pg_multixact, pg_subtrans e pg_twophase, que também são 
 para todo o cluster.
 

4) Se a arquitetura for diferente, você não conseguirá manipular os datafiles.

 Não sei se tem algo no todo relativo a tablespaces portáteis para o 
 PostgreSQL, mas numa conversa com o Bruce Momjian uma vez ele me 
 explicou que muitas informações das tabelas são cluster wide e, 
 portanto, um retrabalho muito grande de código paralizaria outros 
 desenvolvimentos mais importantes.
 
Não existe o conceito de tablespace portável ou mesmo tabela portável ainda.
Concordo que seria um esforço enorme para um caso de uso pequeno senão ínfimo.
A replicação lógica cobre essa lacuna. FYI está em desenvolvimento a
replicação lógica no core; possivelmente na 9.3 teremos esse recurso sem
precisar utilizar alguma ferramenta externa.


-- 
   Euler Taveira de Oliveira - Timbira   http://www.timbira.com.br/
   PostgreSQL: Consultoria, Desenvolvimento, Suporte 24x7 e Treinamento
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] copiar tabelas fisicamente

2012-09-20 Por tôpico Fabrízio de Royes Mello
Em 20 de setembro de 2012 20:31, Flavio Henrique Araque Gurgel 
fla...@4linux.com.br escreveu:


 Certamente que não. Motivos:

 1) As tabelas são nomeadas com o relfilenode que é guardado em catálogo
 de sistema. Não sei como você criaria esses dados em catálogo sem correr
 riscos.

 2) Algumas informações do mapa de visibilidade sobre as transações já
 concluídas são guardadas em mapa de bits no diretório pg_clog que é para
 todo o cluster

 3) As informações de transações correntes são guardadas em mapa de bits
 nos diretórios pg_multixact, pg_subtrans e pg_twophase, que também são
 para todo o cluster.


Concordo...



 Acho que você terá graves problemas se tentar algo desse tipo, linhas
 que já passaram por limpeza ou congelamento podem se tornar visíveis
 novamente, por exemplo, vide bug no pg_upgrade corrigido na versão 9.0.4
 que justamente confundia isso, e eu já perdi dados por isso.


Será que revogando todos acessos a relação e após um checkpoint não é
possível fazer essa operação? Até pq o pg_upgrade faz +- o que o Telles
precisa, ou estou errado?

Fiz uns testes aqui e claro que funcionou até porque é um ambiente
controlado e não existe alta concorrencia de acesso aos objetos, mas fiz
assim:

1) Revoguei todas permissões de acesso a tabela
2) Checkpoint
3) pg_dump -s da tabela e restaurei esse dump no outro banco
4) Verifiquei os arquivos fisicos a serem copiados pelo catalogo na origem
(guardei o pg_class.relfilenode)
5) Verifiquei os arquivos fisicos a serem copiados pelo catalogo no destino
(guardei o pg_class.relfilenode)
6) Copiei os arquivos (pg_class.relfilenode) com o relfilenode na origem
para o relfilenode do destino (substituindo assim o datafile)
7) Recuperei as permissões de acesso a tabela no destino e os dados estavam
lá

Obs: Eu copiei TUDO (tabelas, sequencias e indices)


Obóviamente Mr. Taveira pode ser mais claro que eu :)


É verdade... colabora ai Euler...



 Não sei se tem algo no todo relativo a tablespaces portáteis para o
 PostgreSQL, mas numa conversa com o Bruce Momjian uma vez ele me
 explicou que muitas informações das tabelas são cluster wide e,
 portanto, um retrabalho muito grande de código paralizaria outros
 desenvolvimentos mais importantes.


Imagino mesmo que não seja algo trivial


Pergunto: por que é tão caro assim fazer os dumps que você está citando?
 A restauração até entendo, mas o dump não deveria ser uma dor tão
 insuportável.


Mas eu acho que o principal problema do Telles ai pode ser a restauração
mesmo...

Att,

-- 
Fabrízio de Royes Mello
Consultoria/Coaching PostgreSQL
 Blog sobre TI: http://fabriziomello.blogspot.com
 Perfil Linkedin: http://br.linkedin.com/in/fabriziomello
 Twitter: http://twitter.com/fabriziomello
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Google F1, ‘o retorno’

2012-09-20 Por tôpico Tiago Adami
Em 20 de setembro de 2012 10:45, Guimarães Faria Corcete DUTRA,
Leandro l...@dutras.org escreveu:
 2012/9/18 Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro l...@dutras.org:

 Interessantemente, parece que o F1 é construído sobre o Spanner
 http://research.google.com/archive/spanner.html, que parece ser mais
 relacional que o SQL, requerendo que toda tabela tenha uma chave ­— ou
 seja, trabalha com relações de fato.

 Alguém chegou a analisar o aspecto relacional do Spanner?

Não li os blue-papers do Spanner, e também não sei se entendi
corretamente o F1 (li a apresentação na íntegra agora, cansado...),
mas eu diria que ficaram alguns pontos de interrogação que achei
interessante discutir:

- Se pretende realmente implementar o puro aspecto relacional, como é
a API para fazer as consultas à base de dados'? Isso não seria um
/*caveat/* por obrigar aos programadores a aprender toda a teoria
relacional, já que muitos mal compreendem a SQL? (eu por exemplo,
trabalho com SQL a quase 10 anos e até hoje ainda não entendo
completamente o conceito da álgebra relacional);

- Ao que vi, a SQL nada mais é que uma extensão, o acesso aos dados
será feito inicialmente por uma API. Como seriam tratadas as falhas da
SQL - que você mesmo menciona várias vezes na lista. Talvez houvesse a
preferência seria por utilizar a extensão SQL ao invés da API, dada a
grande portabilidade existente hoje - e facilidade de compreensão em
relação às expressões em A.R.

- Há uma perda de desempenho na gravação para obter desempenho na
leitura. Eu diria que com uma view materializada haveria o mesmo
comportamento. Mas ainda assim o desempenho é menor que o MySQL.
Parece que não houve vantagem até o momento no ponto de vista
desempenho - talvez se usassem PostgreSQL... :)

- Índices consistentes (Consistent Indexes). O que significa? Algo
como não é necessário reconstruí-los?

- Leituras em paralelo: excelente. Sem mais comentários a respeito disso.

- Buffer writes in client, send as one RPC: E quando houver
concorrência com várias conexões, como fica a capacidade do servidor
de responder a tantas requisições, digamos, grandes?

- Permite o não-uso de ORM com um OM. Maravilha! Menos frameworks para
se configurar, menos componentes intermediando a conversa APP-SGBD.
Mas e a API (Library), como é? Vai usar a linguagem da A.R? Ou a
notação de objetos a exemplo do Java? Fiquei curioso...

Por fim... se eu falei besteira e não entendi, me desculpe e corrige
aí, ou pelo menos dá seu ponto de vista. Apesar de algumas
funcionalidades apresentadas parecem ter algum sentido/vantagem, eu
ainda diria que é cedo para pensar no F1 como a solução dos problemas
ORM (e todas suas variações) X SGBD Relacional X Álgebra Relacional.
Talvez sua complexidade não seja atraente.

-- 
TIAGO J. ADAMI
http://www.adamiworks.com
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral