Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2015-06-30 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Conheço o tópico
https://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/2014-July/008393.html
de mais de 40 mensagens. Participei dele. Buscávamos dicas de como
confeccionar suportes. Mas hoje quero fazer menção a um produto
http://pratosmart.teo-soft.com/trasformare-un-passeggino-per-produrre-opendata/
que conheci através da Mapillary:

http://pratosmart.teo-soft.com/trasformare-un-passeggino-per-produrre-opendata/

Imagino que não deve ser barato. Especialmente se for para importar. Se bem
que... depois de considerada a qualidade da solução... é muito melhor do
que colocar dinheiro em *silver tape* e *durepox*.

Quem sabe se no mercado brasileiro já não existe coisa parecida?

Alexandre

Em 8 de julho de 2014 09:39, Edil Queiroz de Araujo edil...@gmail.com
escreveu:


 Olá a todos,
 Estou coletando fotos para o Mapillary, na maioria das vezes de moto.
 Estou começando por essa região
 http://www.mapillary.com/map/im/11/-24.054301950335873/-48.37795257568359
 Mas... fixando meu celular, um LG L5, com um suporte improvisado. Alguém
 desenvolveu ou encontrou um bom suporte para fotografar com celulares de
 moto ou de bibicleta?

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2015-06-30 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Não é imediatamente útil a nós mas, entre as muitas coisas que se pode
fazer com o Sugru
http://sossolteiros.bol.uol.com.br/massinha-revolucionaria-e-a-melhor-invencao-desde-a-fita-adesiva/
está um suporte de smartphone para guidão bicicleta:



Alexandre

Em 8 de julho de 2014 09:39, Edil Queiroz de Araujo edil...@gmail.com
escreveu:


 Olá a todos,
 Estou coletando fotos para o Mapillary, na maioria das vezes de moto.
 Estou começando por essa região
 http://www.mapillary.com/map/im/11/-24.054301950335873/-48.37795257568359
 Mas... fixando meu celular, um LG L5, com um suporte improvisado. Alguém
 desenvolveu ou encontrou um bom suporte para fotografar com celulares de
 moto ou de bibicleta?

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2015-06-30 Por tôpico Edil Queiroz de Araujo
Estou por fora e começando a ver isso, mas acho que uma coisa legal seria o
apoio de laboratórios de prototipagem tipo Fab Lab
http://www.fablabbrasil.org/.

Pra carro esse ching-ling que custou R$ 15,00 funcionou bem. Embora não
seja para tirar fotos, eu desloquei o celular um pouco e deu certo
http://rede.acessasp.sp.gov.br/blogada/streetview-de-principais.



Abraços,


*Edil Queiroz de Araujo*

*Monitor e Projetista - Acessa SP* *de Ribeirão Grande*
Projeto RGM - http://projetorgm.com.br/ http://projetorgm.com.br/


Em 30 de junho de 2015 09:00, talk-br-requ...@openstreetmap.org escreveu:

 Enviar submissões para a lista de discussão Talk-br para
 talk-br@openstreetmap.org

 Para se cadastrar ou descadastrar via WWW, visite o endereço
 https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
 ou, via email, envie uma mensagem com a palavra 'help' no assunto ou
 corpo da mensagem para
 talk-br-requ...@openstreetmap.org

 Você poderá entrar em contato com a pessoa que gerencia a lista pelo
 endereço
 talk-br-ow...@openstreetmap.org

 Quando responder, por favor edite sua linha Assunto assim ela será
 mais específica que Re: Contents of Talk-br digest...

 Tópicos de Hoje:

1. Re: Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto
   (Alexandre Magno Brito de Medeiros)
2. Re: Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto
   (Alexandre Magno Brito de Medeiros)


 -- Mensagem encaminhada --
 From: Alexandre Magno Brito de Medeiros alexandre@gmail.com
 To: OpenStreetMap no Brasil talk-br@openstreetmap.org
 Cc:
 Date: Tue, 30 Jun 2015 07:25:48 -0300
 Subject: Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto
 Conheço o tópico
 https://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/2014-July/008393.html
 de mais de 40 mensagens. Participei dele. Buscávamos dicas de como
 confeccionar suportes. Mas hoje quero fazer menção a um produto
 http://pratosmart.teo-soft.com/trasformare-un-passeggino-per-produrre-opendata/
 que conheci através da Mapillary:


 http://pratosmart.teo-soft.com/trasformare-un-passeggino-per-produrre-opendata/

 Imagino que não deve ser barato. Especialmente se for para importar. Se
 bem que... depois de considerada a qualidade da solução... é muito melhor
 do que colocar dinheiro em *silver tape* e *durepox*.

 Quem sabe se no mercado brasileiro já não existe coisa parecida?

 Alexandre

 Em 8 de julho de 2014 09:39, Edil Queiroz de Araujo edil...@gmail.com
 escreveu:


 Olá a todos,
 Estou coletando fotos para o Mapillary, na maioria das vezes de moto.
 Estou começando por essa região
 http://www.mapillary.com/map/im/11/-24.054301950335873/-48.37795257568359
 Mas... fixando meu celular, um LG L5, com um suporte improvisado. Alguém
 desenvolveu ou encontrou um bom suporte para fotografar com celulares de
 moto ou de bibicleta?



 -- Mensagem encaminhada --
 From: Alexandre Magno Brito de Medeiros alexandre@gmail.com
 To: OpenStreetMap no Brasil talk-br@openstreetmap.org
 Cc:
 Date: Tue, 30 Jun 2015 07:33:22 -0300
 Subject: Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto
 Não é imediatamente útil a nós mas, entre as muitas coisas que se pode
 fazer com o Sugru
 http://sossolteiros.bol.uol.com.br/massinha-revolucionaria-e-a-melhor-invencao-desde-a-fita-adesiva/
 está um suporte de smartphone para guidão bicicleta:



 Alexandre

 Em 8 de julho de 2014 09:39, Edil Queiroz de Araujo edil...@gmail.com
 escreveu:


 Olá a todos,
 Estou coletando fotos para o Mapillary, na maioria das vezes de moto.
 Estou começando por essa região
 http://www.mapillary.com/map/im/11/-24.054301950335873/-48.37795257568359
 Mas... fixando meu celular, um LG L5, com um suporte improvisado. Alguém
 desenvolveu ou encontrou um bom suporte para fotografar com celulares de
 moto ou de bibicleta?


 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-09-19 Por tôpico Vitor George
Boa!

2014-09-18 15:21 GMT-03:00 Edil Queiroz de Araujo edil...@gmail.com:

 Olá pessoal, consegui um tempinho para postar de forma resumida como foi
 montar a segunda versão do suporte que estou usando para meu celular:
 http://projetorgm.com.br/blog/mapeamento/coleta-de-dados/coletar-fotos-de-bike-ou-moto-segundo-prototipo/

 []'s

 *Edil Queiroz de Araujo*
 Projeto Monitor Virtual
 http://rede.acessasp.sp.gov.br/projeto/monitor-virtual
 RGM - Região Georreferenciada em Mapas http://projetorgm.com.br/

 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-09-18 Por tôpico Edil Queiroz de Araujo
Olá pessoal, consegui um tempinho para postar de forma resumida como foi
montar a segunda versão do suporte que estou usando para meu celular:
http://projetorgm.com.br/blog/mapeamento/coleta-de-dados/coletar-fotos-de-bike-ou-moto-segundo-prototipo/

[]'s

*Edil Queiroz de Araujo*
Projeto Monitor Virtual
http://rede.acessasp.sp.gov.br/projeto/monitor-virtual
RGM - Região Georreferenciada em Mapas http://projetorgm.com.br/
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-08-24 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
O gpsbabel também tem algo assim, com uso exemplificado
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Video_mapping#Correlating_video_and_GPS_data
para mapeamento por vídeo.

Em 23 de agosto de 2014 20:08, Gerald Weber gwebe...@gmail.com escreveu:


 Oi Alexandre, obrigado pelo incentivo. Vou fazer isto sim, mas já
 descobri que a correlação GPS que faço no digikam não é suficiente pois
 falta colocar a direção em que a foto foi tirada (GPSImgDirection). Vou
 estudar o link que o Arlindo me passou e depois dou notícias na medida que
 as fotos ficarem disponíveis.


 Descobri um jeito quase trivial de embutir toda a informação necessária
 nas fotos tiradas na GoPro para o Mapillary:
 exiftool -geosync=-1:07 -geotag track.gpx pasta

 ou seja o próprio exiftool tem uma interface perfeita.

 Aqui -geosync ajusta o atraso entre imagem e tracklog, -geotag track.gpx
 especifica o tracklog (aceita numerosos formatos) e pasta é a localização
 das fotos.

 abraço

 Gerald

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-08-23 Por tôpico Gerald Weber


 Oi Alexandre, obrigado pelo incentivo. Vou fazer isto sim, mas já descobri
 que a correlação GPS que faço no digikam não é suficiente pois falta
 colocar a direção em que a foto foi tirada (GPSImgDirection). Vou estudar o
 link que o Arlindo me passou e depois dou notícias na medida que as fotos
 ficarem disponíveis.


Descobri um jeito quase trivial de embutir toda a informação necessária nas
fotos tiradas na GoPro para o Mapillary:
exiftool -geosync=-1:07 -geotag track.gpx pasta

ou seja o próprio exiftool tem uma interface perfeita.

Aqui -geosync ajusta o atraso entre imagem e tracklog, -geotag track.gpx
especifica o tracklog (aceita numerosos formatos) e pasta é a localização
das fotos.

abraço

Gerald
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-08-13 Por tôpico Edil Queiroz de Araujo
Que legal :D Tenho que refazer aquela e outras postagens em outro lugar,
alguns sites governamentais estão fora do ar no período eleitoral.
Adorei essas ideias para baixo custo
http://www.openstreetmap.org/user/malenki/diary/23409, principalmente o
*rack* de madeira.
http://f.zz.de/posts/201404181623.mapillary__diy_stretview/
Por falar em Mapillary, gostei também das melhorias com as visualizações de
imagens, em especial quando se tem imagens de diferentes ângulos de um
mesmo lugar, mesmo em diferentes datas ou sequências...  ou de uma
sequência panorâmica.
Foto - http://goo.gl/Fx2dR9

​
*Edil Queiroz de Araujo*
Monitor e Projetista

*Acessa SP* - *Prefeitura Municipal de Ribeirão Grande*
Projeto Monitor Virtual
http://rede.acessasp.sp.gov.br/projeto/monitor-virtual
RGM - Região Georreferenciada em Mapas http://projetorgm.com.br/
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-08-13 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Essa madeira é de um tipo relativamente barato. Também é fácil de
trabalhar. Eu sei que o modelo específico
http://f.zz.de/posts/201404181623.mapillary__diy_stretview/ é pouquíssimo
útil de uma forma direta. Mas ele embute várias ideias interessante. As
ferramentas e insumos necessários podem ser algo simples para alguns de
nós:

   - madeira
   - parafusos
   - chave de fenda
   - inteligência para planos de corte e gabaritos
   - um arco de serra ou um serrote
   - uma serra tico-tico
   - uma furadeira e brocas
   - broca serra-copo

Alexandre Magno

Em 13 de agosto de 2014 09:01, Edil Queiroz de Araujo edil...@gmail.com
escreveu:

 Adorei essas ideias para baixo custo
 http://www.openstreetmap.org/user/malenki/diary/23409, principalmente o
 *rack* de madeira.
 http://f.zz.de/posts/201404181623.mapillary__diy_stretview/

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


[Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-17 Por tôpico belnuovo

Não sei se existe no Brasil :  GoPro stabilizer prototype

http://youtu.be/oo31nwVR6Vg


___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


[Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-09 Por tôpico Edil Queiroz de Araujo
Muito legal a ideia do envelope... me incentiva no uso do papelão, e deu
algumas ideias.
Nesse momento estou projetando no Inkscape a estrutura baseada em meu
celular. Ainda estou pensando em um papelão bem resistente ou placa fina de
madeira. Quanto a base deverá ser um esquema de braçadeira para parafusar.
Lembrando que meu celular tem película e uma capa protetora de silicone.
Assim que tiver algo definido compatilho...

__
Edil Queiroz de Araujo
Projeto Monitor Virtual http://projetomonitorvirtual.blogspot.com.br/
Projeto RGM - Ribeirão Grande em Mapas http://projetorgm.com.br/
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-09 Por tôpico Paulo Carvalho
Não esqueçam de usar uma lanyard ou mosquetão para se assegurar de que o
dispositivo não vá voar para longe em caso de quedas, buracos e afins.  O
suporte sempre falha nesses casos.  Uma vez estava de bike, indo rápido,
com meu Garmin no suporte original, bati num buraco e o GPS se soltou.  Sõ
não foi esmagado pelos carros porque ele ficou dependurado no guidom.


Em 9 de julho de 2014 09:35, Edil Queiroz de Araujo edil...@gmail.com
escreveu:

 Muito legal a ideia do envelope... me incentiva no uso do papelão, e deu
 algumas ideias.
 Nesse momento estou projetando no Inkscape a estrutura baseada em meu
 celular. Ainda estou pensando em um papelão bem resistente ou placa fina de
 madeira. Quanto a base deverá ser um esquema de braçadeira para parafusar.
 Lembrando que meu celular tem película e uma capa protetora de silicone.
 Assim que tiver algo definido compatilho...

 __
 Edil Queiroz de Araujo
 Projeto Monitor Virtual http://projetomonitorvirtual.blogspot.com.br/
 Projeto RGM - Ribeirão Grande em Mapas http://projetorgm.com.br/

 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-09 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Sim. E essa dica é mais útil ainda se for andar em chão que não é duro, tal
como mato ou estrada de chão. Para prender lanternas inclusive. Pois o
dispositivo cai devido às irregularidades do terreno e você nem percebe.


Em 9 de julho de 2014 13:24, Paulo Carvalho paulo.r.m.carva...@gmail.com
escreveu:

 Não esqueçam de usar uma lanyard ou mosquetão para se assegurar de que o
 dispositivo não vá voar para longe em caso de quedas, buracos e afins.  O
 suporte sempre falha nesses casos.  Uma vez estava de bike, indo rápido,
 com meu Garmin no suporte original, bati num buraco e o GPS se soltou.  Sõ
 não foi esmagado pelos carros porque ele ficou dependurado no guidom.

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


[Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Edil Queiroz de Araujo
Olá a todos,
Estou coletando fotos para o Mapillary, na maioria das vezes de moto. Estou
começando por essa região
http://www.mapillary.com/map/im/11/-24.054301950335873/-48.37795257568359
Mas... fixando meu celular, um LG L5, com um suporte improvisado. Alguém
desenvolveu ou encontrou um bom suporte para fotografar com celulares de
moto ou de bibicleta?


*Edil Queiroz de Araujo*
Projeto Monitor Virtual
http://rede.acessasp.sp.gov.br/projeto/monitor-virtual
Projeto RGM - Ribeirão Grande em Mapas http://projetorgm.com.br/
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Eu estava pensando sobre isso nesse final de semana. Estava imaginando uma
cinta para colocar no peito. Ela teria uma bolsa de plástico transparente
onde acomodaríamos o aparelho, protegido das intempéries do tempo. Não
haveria qualquer risco de queda. A bolsa seria fechada com zíper e a cinta
fixada fortemente com velcro.

Poderia haver também o modelo para colocar nos bíceps e assim possibilitar
a capturar das fotos laterais. Tenho concluído que é melhor uma investida
para fotos frontais, outras duas para fotos laterais.


Em 8 de julho de 2014 12:39, Edil Queiroz de Araujo edil...@gmail.com
escreveu:

 Olá a todos,
 Estou coletando fotos para o Mapillary, na maioria das vezes de moto.
 Estou começando por essa região
 http://www.mapillary.com/map/im/11/-24.054301950335873/-48.37795257568359
 Mas... fixando meu celular, um LG L5, com um suporte improvisado. Alguém
 desenvolveu ou encontrou um bom suporte para fotografar com celulares de
 moto ou de bibicleta?

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Logicamente, deveria haver alguma rigidez. Isso poderia ser obtido com um
pedaço de plástico por trás, no fundo da bolsa. Um problema a considerar é
a refrigeração, para não danificar o aparelho, o qual já estará exposto ao
calor (do sol).


Em 8 de julho de 2014 13:01, Alexandre Magno Brito de Medeiros 
alexandre@gmail.com escreveu:

 Eu estava pensando sobre isso nesse final de semana. Estava imaginando uma
 cinta para colocar no peito. Ela teria uma bolsa de plástico transparente
 onde acomodaríamos o aparelho, protegido das intempéries do tempo. Não
 haveria qualquer risco de queda. A bolsa seria fechada com zíper e a cinta
 fixada fortemente com velcro.

 Poderia haver também o modelo para colocar nos bíceps e assim possibilitar
 a capturar das fotos laterais. Tenho concluído que é melhor uma investida
 para fotos frontais, outras duas para fotos laterais.


 Em 8 de julho de 2014 12:39, Edil Queiroz de Araujo edil...@gmail.com
 escreveu:

 Olá a todos,
 Estou coletando fotos para o Mapillary, na maioria das vezes de moto.
 Estou começando por essa região
 http://www.mapillary.com/map/im/11/-24.054301950335873/-48.37795257568359
 Mas... fixando meu celular, um LG L5, com um suporte improvisado. Alguém
 desenvolveu ou encontrou um bom suporte para fotografar com celulares de
 moto ou de bibicleta?


___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Fabrício Souza
Existem opções comerciais prontas para isso.

https://buy.garmin.com/en-US/US/on-the-trail/action-cameras/cOnTheTrail-c531-p1.html

http://pt.gopro.com/cameras/hd-hero3-white-edition




Sent with MailTrack
https://mailtrack.io/install?source=signaturelang=enreferral=fsbri...@gmail.comidSignature=22

Fabrício S. Souza
+55 41 9686-4187
http://fabriciosouza.com





Em 8 de julho de 2014 10:05, Alexandre Magno Brito de Medeiros 
alexandre@gmail.com escreveu:

 Logicamente, deveria haver alguma rigidez. Isso poderia ser obtido com um
 pedaço de plástico por trás, no fundo da bolsa. Um problema a considerar é
 a refrigeração, para não danificar o aparelho, o qual já estará exposto ao
 calor (do sol).


 Em 8 de julho de 2014 13:01, Alexandre Magno Brito de Medeiros 
 alexandre@gmail.com escreveu:

 Eu estava pensando sobre isso nesse final de semana. Estava imaginando
 uma cinta para colocar no peito. Ela teria uma bolsa de plástico
 transparente onde acomodaríamos o aparelho, protegido das intempéries do
 tempo. Não haveria qualquer risco de queda. A bolsa seria fechada com zíper
 e a cinta fixada fortemente com velcro.

 Poderia haver também o modelo para colocar nos bíceps e assim
 possibilitar a capturar das fotos laterais. Tenho concluído que é melhor
 uma investida para fotos frontais, outras duas para fotos laterais.


 Em 8 de julho de 2014 12:39, Edil Queiroz de Araujo edil...@gmail.com
 escreveu:

 Olá a todos,
 Estou coletando fotos para o Mapillary, na maioria das vezes de moto.
 Estou começando por essa região
 http://www.mapillary.com/map/im/11/-24.054301950335873/-48.37795257568359
 Mas... fixando meu celular, um LG L5, com um suporte improvisado. Alguém
 desenvolveu ou encontrou um bom suporte para fotografar com celulares de
 moto ou de bibicleta?



 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Ótimo. Olharei com mais calma. Mas eu estava pensando nos smartphones.


Em 8 de julho de 2014 13:10, Fabrício Souza fsbri...@gmail.com escreveu:

 Existem opções comerciais prontas para isso.


 https://buy.garmin.com/en-US/US/on-the-trail/action-cameras/cOnTheTrail-c531-p1.html

 http://pt.gopro.com/cameras/hd-hero3-white-edition

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Como é esse suporte improvisado que você tem usado?
Quais são as deficiências dele?


Em 8 de julho de 2014 12:39, Edil Queiroz de Araujo edil...@gmail.com
escreveu:

 Mas... fixando meu celular, um LG L5, com um suporte improvisado. Alguém
 desenvolveu ou encontrou um bom suporte para fotografar com celulares de
 moto ou de bibicleta?

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Arlindo Pereira
Um desses

http://www.dx.com/p/universal-bike-bicycle-mount-cell-phones-bracket-holder-stand-black-208712#.U7vy0fldVAU

ou desses

http://www.dx.com/p/motorcycle-bicycle-water-resistant-holder-w-stand-for-gps-cell-phone-black-189563#.U7vy1vldVAU

deve funcionar.


2014-07-08 10:13 GMT-03:00 Alexandre Magno Brito de Medeiros 
alexandre@gmail.com:

 Ótimo. Olharei com mais calma. Mas eu estava pensando nos smartphones.


 Em 8 de julho de 2014 13:10, Fabrício Souza fsbri...@gmail.com escreveu:

 Existem opções comerciais prontas para isso.


 https://buy.garmin.com/en-US/US/on-the-trail/action-cameras/cOnTheTrail-c531-p1.html

 http://pt.gopro.com/cameras/hd-hero3-white-edition


 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
2014-07-08 13:32 GMT+00:00 Arlindo Pereira openstreet...@arlindopereira.com
:

 Um desses


 http://www.dx.com/p/universal-bike-bicycle-mount-cell-phones-bracket-holder-stand-black-208712#.U7vy0fldVAU


Não me lembro de ter posição para a captura das fotos.

Mas *não tem segurança*. Eu e meu irmão tentamos usar para nos orientarmos
por GPS e gravar tracklog, e desistimos quando o celular foi ao chão pela
segunda vez. Outro detalhe é que ele tem má qualidade. O projeto de fixação
à base é uma piada.


 ou desses


 http://www.dx.com/p/motorcycle-bicycle-water-resistant-holder-w-stand-for-gps-cell-phone-black-189563#.U7vy1vldVAU

 deve funcionar.


Pode ser um produto melhor. Não o conheço.

Conheço um (mas não tenho) que é uma cinta diagonal, como uma faixa de
*miss*. Esse é bem legal! Dos que eu vi, foi o que achei mais útil.
Facilmente o ciclista pega o smartphone nas mãos para capturar uma foto.
Mas ele também não dá posição para captura contínua útil ao Mapillary.

Alexandre Magno


 2014-07-08 10:13 GMT-03:00 Alexandre Magno Brito de Medeiros 
 alexandre@gmail.com:

 Ótimo. Olharei com mais calma. Mas eu estava pensando nos smartphones.


 Em 8 de julho de 2014 13:10, Fabrício Souza fsbri...@gmail.com
 escreveu:

 Existem opções comerciais prontas para isso.


 https://buy.garmin.com/en-US/US/on-the-trail/action-cameras/cOnTheTrail-c531-p1.html

 http://pt.gopro.com/cameras/hd-hero3-white-edition


___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Em 8 de julho de 2014 13:42, Alexandre Magno Brito de Medeiros 
alexandre@gmail.com escreveu:

 2014-07-08 13:32 GMT+00:00 Arlindo Pereira 
 openstreet...@arlindopereira.com:


 http://www.dx.com/p/universal-bike-bicycle-mount-cell-phones-bracket-holder-stand-black-208712#.U7vy0fldVAU


 [...] *não tem segurança* [...]


 E não protege de chuva. E o sol aquece diretamente o aparelho.


 Conheço um (mas não tenho) que é uma cinta diagonal, como uma faixa de
 *miss*. Esse é bem legal! Dos que eu vi, foi o que achei mais útil.
 Facilmente o ciclista pega o smartphone nas mãos para capturar uma foto.
 Mas ele também não dá posição para captura contínua útil ao Mapillary.


Numa opção assim, sol e chuva não são problema. A não ser que a chuva acaba
a festa, pois os pingos estragam os quadros (fotos).

Alexandre Magno
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Em 8 de julho de 2014 13:42, Alexandre Magno Brito de Medeiros 
alexandre@gmail.com escreveu:

 2014-07-08 13:32 GMT+00:00 Arlindo Pereira 
 openstreet...@arlindopereira.com:


 http://www.dx.com/p/universal-bike-bicycle-mount-cell-phones-bracket-holder-stand-black-208712#.U7vy0fldVAU


 [...] O projeto de fixação à base é uma piada.



Observe os quatro pinos no topo da imagem. Fuja desse mecanismo! *Não
presta.*

Alexandre Magno
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Dê uma olhada nas fotos deste anúncio:
http://www.importadosprime.com.br/produto.php?cod_produto=4496461

Se for a GoPro, está aí um kit 5-em-1. Não sendo, estão aí algumas ideias.


Em 8 de julho de 2014 12:39, Edil Queiroz de Araujo edil...@gmail.com
escreveu:

 Olá a todos,
 Estou coletando fotos para o Mapillary, na maioria das vezes de moto.
 Estou começando por essa região
 http://www.mapillary.com/map/im/11/-24.054301950335873/-48.37795257568359
 Mas... fixando meu celular, um LG L5, com um suporte improvisado. Alguém
 desenvolveu ou encontrou um bom suporte para fotografar com celulares de
 moto ou de bibicleta?


 *Edil Queiroz de Araujo*
 Projeto Monitor Virtual
 http://rede.acessasp.sp.gov.br/projeto/monitor-virtual
 Projeto RGM - Ribeirão Grande em Mapas http://projetorgm.com.br/

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Arlindo Pereira
Não acho que sol seja um problema, porque você vai usar por uma hora ou
duas, a bateria não vai aguentar tanto tempo - até porque o Mapillary deixa
a tela ligada o tempo todo.

Eu acho que a melhor opção, que gere imagens de melhor qualidade, sem
problemas com vibração, porém com menor praticidade (sem contar o custo)
seria usar uma GoPro com suporte para bicicleta ou moto.

Eu tenho uma GoPro com suporte de capacete (original), gostaria de
experimentar um suporte de bicicleta bom, mas o genérico do DX é uma bosta,
as imagens (ao menos vídeo) fica tremido.

O original é este:
http://pt.gopro.com/camera-mounts/handlebar-seatpost-pole-mount

[]s
Em 08/07/2014 10:51, Alexandre Magno Brito de Medeiros 
alexandre@gmail.com escreveu:

 Em 8 de julho de 2014 13:42, Alexandre Magno Brito de Medeiros 
 alexandre@gmail.com escreveu:

 2014-07-08 13:32 GMT+00:00 Arlindo Pereira 
 openstreet...@arlindopereira.com:


 http://www.dx.com/p/universal-bike-bicycle-mount-cell-phones-bracket-holder-stand-black-208712#.U7vy0fldVAU


 [...] O projeto de fixação à base é uma piada.



 Observe os quatro pinos no topo da imagem. Fuja desse mecanismo! *Não
 presta.*

 Alexandre Magno

 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Em 8 de julho de 2014 14:20, Arlindo Pereira 
openstreet...@arlindopereira.com escreveu:

 Não acho que sol seja um problema, porque você vai usar por uma hora ou
 duas, a bateria não vai aguentar tanto tempo - até porque o Mapillary deixa
 a tela ligada o tempo todo.

Mas isso será feito várias vezes.

Calor é ruim especialmente para baterias. Sol+abafado+processamento, não
pode...

  Eu acho que a melhor opção, que gere imagens de melhor qualidade, sem
 problemas com vibração, porém com menor praticidade (sem contar o custo)
 seria usar uma GoPro com suporte para bicicleta ou moto.

Sem dúvida.

 Eu tenho uma GoPro com suporte de capacete (original), gostaria de
 experimentar um suporte de bicicleta bom, mas o genérico do DX é uma bosta,
 as imagens (ao menos vídeo) fica tremido.

 O original é este:
 http://pt.gopro.com/camera-mounts/handlebar-seatpost-pole-mount

Não há o que discutir quanto à qualidade de um produto desses.

Mas eu busco alternativas de custo menor, inicial e final (sem
prejuízos).

Alexandre Magno
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
O Arlindo provavelmente vai lhe dizer como ele faz na prática. Eu não tenho
uma GoPro. Mas posso lhe adiantar a existência do projeto gopro2mapillary
https://github.com/inserpio/gopro2mapillary e que os requisitos para o
envio manual de fotos (através do site) são: *GPSLongitude*, *GPSLatitude*
e *GPSImgDirection*, no EXIF, que eu me lembre.


Em 8 de julho de 2014 14:33, Gerald Weber gwebe...@gmail.com escreveu:

 Eu tenho uma GoPro com suporte de capacete (original), gostaria de
 experimentar um suporte de bicicleta bom, mas o genérico do DX é uma bosta,
 as imagens (ao menos vídeo) fica tremido.

 O Mapillary aceita fotos da GoPro?

 Eu tenho toneladas de fotos tiradas pela GoPro (opção de tirar uma foto a
 cada 30s) e viajo com a câmera no parabrisa do carro. Depois eu faço a
 correlação entre o tracklog do GPS e as fotos usando a ferramenta do
 Digikam.

 abraço

 Gerald

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Arlindo Pereira
Gerald,

sim, se você embutir as coordenadas GPS nas tags EXIF das fotos.

Aqui tem um tutorial de como fazer:
http://blog.amanzi.org/2014/05/using-gopro-time-lapse-photos-for.html


Alexandre,

se você tiver acesso à uma impressora 3D, segue um tutorial:
http://blog.mapillary.com/technology/2014/05/05/phone-mount.html


2014-07-08 11:33 GMT-03:00 Gerald Weber gwebe...@gmail.com:

 Eu tenho uma GoPro com suporte de capacete (original), gostaria de
 experimentar um suporte de bicicleta bom, mas o genérico do DX é uma bosta,
 as imagens (ao menos vídeo) fica tremido.


 O Mapillary aceita fotos da GoPro?

 Eu tenho toneladas de fotos tiradas pela GoPro (opção de tirar uma foto a
 cada 30s) e viajo com a câmera no parabrisa do carro. Depois eu faço a
 correlação entre o tracklog do GPS e as fotos usando a ferramenta do
 Digikam.

 abraço

 Gerald

 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Fabrício Souza
.


Não sei como funciona a GoPro, mas a Virb da Garmin já a georreferência das
fotos.



Sent with MailTrack
https://mailtrack.io/install?source=signaturelang=enreferral=fsbri...@gmail.comidSignature=22

Fabrício S. Souza
+55 41 9686-4187
http://fabriciosouza.com





Em 8 de julho de 2014 11:33, Gerald Weber gwebe...@gmail.com escreveu:

 Eu tenho uma GoPro com suporte de capacete (original), gostaria de
 experimentar um suporte de bicicleta bom, mas o genérico do DX é uma bosta,
 as imagens (ao menos vídeo) fica tremido.


 O Mapillary aceita fotos da GoPro?

 Eu tenho toneladas de fotos tiradas pela GoPro (opção de tirar uma foto a
 cada 30s) e viajo com a câmera no parabrisa do carro. Depois eu faço a
 correlação entre o tracklog do GPS e as fotos usando a ferramenta do
 Digikam.

 abraço

 Gerald

 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Arlindo Pereira
A GoPro não possui GPS, por isso é necessário fazer o georeferenciamento a
posteriori seguindo o tutorial.

[]s
Arlindo

2014-07-08 11:49 GMT-03:00 Fabrício Souza fsbri...@gmail.com:

 .


 Não sei como funciona a GoPro, mas a Virb da Garmin já a georreferência
 das fotos.



 Sent with MailTrack
 https://mailtrack.io/install?source=signaturelang=enreferral=fsbri...@gmail.comidSignature=22

 Fabrício S. Souza
 +55 41 9686-4187
 http://fabriciosouza.com





 Em 8 de julho de 2014 11:33, Gerald Weber gwebe...@gmail.com escreveu:

  Eu tenho uma GoPro com suporte de capacete (original), gostaria de
 experimentar um suporte de bicicleta bom, mas o genérico do DX é uma bosta,
 as imagens (ao menos vídeo) fica tremido.


 O Mapillary aceita fotos da GoPro?

 Eu tenho toneladas de fotos tiradas pela GoPro (opção de tirar uma foto a
 cada 30s) e viajo com a câmera no parabrisa do carro. Depois eu faço a
 correlação entre o tracklog do GPS e as fotos usando a ferramenta do
 Digikam.

 abraço

 Gerald

 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br



 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Arlindo Pereira
Nesse sentido, acho que você vai gostar deste:

http://www.instructables.com/id/Bicycle-Camera-Mount-for-under-$1/

;-)


[]s
Arlindo

2014-07-08 11:31 GMT-03:00 Alexandre Magno Brito de Medeiros 
alexandre@gmail.com:

 Em 8 de julho de 2014 14:20, Arlindo Pereira 
 openstreet...@arlindopereira.com escreveu:

 Não acho que sol seja um problema, porque você vai usar por uma hora ou
 duas, a bateria não vai aguentar tanto tempo - até porque o Mapillary deixa
 a tela ligada o tempo todo.

 Mas isso será feito várias vezes.

 Calor é ruim especialmente para baterias. Sol+abafado+processamento, não
 pode...

  Eu acho que a melhor opção, que gere imagens de melhor qualidade, sem
 problemas com vibração, porém com menor praticidade (sem contar o custo)
 seria usar uma GoPro com suporte para bicicleta ou moto.

 Sem dúvida.

 Eu tenho uma GoPro com suporte de capacete (original), gostaria de
 experimentar um suporte de bicicleta bom, mas o genérico do DX é uma bosta,
 as imagens (ao menos vídeo) fica tremido.

 O original é este:
 http://pt.gopro.com/camera-mounts/handlebar-seatpost-pole-mount

 Não há o que discutir quanto à qualidade de um produto desses.

 Mas eu busco alternativas de custo menor, inicial e final (sem
 prejuízos).

 Alexandre Magno

 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Só um complemento: para a compra do parafuso, o ideal é pedir que um
torneiro mecânico lhe dica a rosca exata que é usada pelo tripé que sua
câmera recebe. Ou levar a peça do tripé com a rosca, para comparar
visualmente com o parafuso sendo adquirido. Estragar o fêmea da câmera é um
prejuízo e tanto!


Em 8 de julho de 2014 15:03, Alexandre Magno Brito de Medeiros 
alexandre@gmail.com escreveu:

 *Sim!* Muito boas, as dicas!


 Em 8 de julho de 2014 14:58, Arlindo Pereira 
 openstreet...@arlindopereira.com escreveu:

 Nesse sentido, acho que você vai gostar deste:

 http://www.instructables.com/id/Bicycle-Camera-Mount-for-under-$1/

 ;-)


 []s
 Arlindo

 2014-07-08 11:31 GMT-03:00 Alexandre Magno Brito de Medeiros 
 alexandre@gmail.com:

 Em 8 de julho de 2014 14:20, Arlindo Pereira 
 openstreet...@arlindopereira.com escreveu:

 Eu tenho uma GoPro com suporte de capacete (original), gostaria de
 experimentar um suporte de bicicleta bom, mas o genérico do DX é uma bosta,
 as imagens (ao menos vídeo) fica tremido.

 O original é este:
 http://pt.gopro.com/camera-mounts/handlebar-seatpost-pole-mount

 Não há o que discutir quanto à qualidade de um produto desses.

 Mas eu busco alternativas de custo menor, inicial e final (sem
 prejuízos).



___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Gerald Weber
2014-07-08 11:46 GMT-03:00 Arlindo Pereira openstreet...@arlindopereira.com
:

 Gerald,

 sim, se você embutir as coordenadas GPS nas tags EXIF das fotos.

 Aqui tem um tutorial de como fazer:
 http://blog.amanzi.org/2014/05/using-gopro-time-lapse-photos-for.html


Legal, eu coloco as coordenadas GPS rotineiramente no Digikam que tem um
módulo legal para isto. Eu só tenho que acertar o horário das fotos com o
horário do meu tracklog e o resto vai automágicamente. Ele inclusive abre
um mapa do OSM (mapnik eu acho) e mostra as fotos superpostas no mapa, isto
ajuda em caso de dúvidas.

Só de uma viagem que eu fiz em janeiro tenho fotos tiradas ao longo de 3000
km, de 30 s em 30 s. Caso não saibam, a GoPro (pelo menos a 3) grava vídeo
e tira fotos (em resolução melhor) ao mesmo tempo.

abraço

Gerald
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Aun Johnsen
To pensando compra um action-cam tipo Garmin VIBR para coletar, algum tem 
experience com action-cams?

Aun Johnsen
Sent from my iPhone

 On 8. juli 2014, at 12:16, Gerald Weber gwebe...@gmail.com wrote:
 
 2014-07-08 11:46 GMT-03:00 Arlindo Pereira openstreet...@arlindopereira.com:
 Gerald,
 
 sim, se você embutir as coordenadas GPS nas tags EXIF das fotos.
 
 Aqui tem um tutorial de como fazer: 
 http://blog.amanzi.org/2014/05/using-gopro-time-lapse-photos-for.html
 
 Legal, eu coloco as coordenadas GPS rotineiramente no Digikam que tem um 
 módulo legal para isto. Eu só tenho que acertar o horário das fotos com o 
 horário do meu tracklog e o resto vai automágicamente. Ele inclusive abre um 
 mapa do OSM (mapnik eu acho) e mostra as fotos superpostas no mapa, isto 
 ajuda em caso de dúvidas.
 
 Só de uma viagem que eu fiz em janeiro tenho fotos tiradas ao longo de 3000 
 km, de 30 s em 30 s. Caso não saibam, a GoPro (pelo menos a 3) grava vídeo e 
 tira fotos (em resolução melhor) ao mesmo tempo.
 
 abraço
 
 Gerald 
 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Isso seria um empurrão grande para o Mapillary no Brasil e consequentemente
para o OpenStreetMap. É só os mapeadores quererem aproveitar. Se você for
fazer esse grande upload, trabalhemos todos em divulgá-lo. Para que a
possibilidade chegue ao conhecimento dos mapeadores de cada local.


Em 8 de julho de 2014 15:16, Gerald Weber gwebe...@gmail.com escreveu:

 2014-07-08 11:46 GMT-03:00 Arlindo Pereira 
 openstreet...@arlindopereira.com:

 Gerald,

 sim, se você embutir as coordenadas GPS nas tags EXIF das fotos.

 Aqui tem um tutorial de como fazer:
 http://blog.amanzi.org/2014/05/using-gopro-time-lapse-photos-for.html


 Legal, eu coloco as coordenadas GPS rotineiramente no Digikam que tem um
 módulo legal para isto. Eu só tenho que acertar o horário das fotos com o
 horário do meu tracklog e o resto vai automágicamente. Ele inclusive abre
 um mapa do OSM (mapnik eu acho) e mostra as fotos superpostas no mapa, isto
 ajuda em caso de dúvidas.

 Só de uma viagem que eu fiz em janeiro tenho fotos tiradas ao longo de
 3000 km, de 30 s em 30 s. Caso não saibam, a GoPro (pelo menos a 3) grava
 vídeo e tira fotos (em resolução melhor) ao mesmo tempo.

 abraço

 Gerald

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Arlindo Pereira
Eu tenho uma GoPro e uso bastante! =)

https://www.youtube.com/playlist?list=PLkZGWWSIb_tAD0Aqn9ApEEFN7BWuqkrSm

Agora é só experimentar usar com o Mapillary.


[]s
Arlindo

2014-07-08 12:19 GMT-03:00 Aun Johnsen li...@gimnechiske.org:

 To pensando compra um action-cam tipo Garmin VIBR para coletar, algum tem
 experience com action-cams?

 Aun Johnsen
 Sent from my iPhone

 On 8. juli 2014, at 12:16, Gerald Weber gwebe...@gmail.com wrote:

 2014-07-08 11:46 GMT-03:00 Arlindo Pereira 
 openstreet...@arlindopereira.com:

 Gerald,

 sim, se você embutir as coordenadas GPS nas tags EXIF das fotos.

 Aqui tem um tutorial de como fazer:
 http://blog.amanzi.org/2014/05/using-gopro-time-lapse-photos-for.html


 Legal, eu coloco as coordenadas GPS rotineiramente no Digikam que tem um
 módulo legal para isto. Eu só tenho que acertar o horário das fotos com o
 horário do meu tracklog e o resto vai automágicamente. Ele inclusive abre
 um mapa do OSM (mapnik eu acho) e mostra as fotos superpostas no mapa, isto
 ajuda em caso de dúvidas.

 Só de uma viagem que eu fiz em janeiro tenho fotos tiradas ao longo de
 3000 km, de 30 s em 30 s. Caso não saibam, a GoPro (pelo menos a 3) grava
 vídeo e tira fotos (em resolução melhor) ao mesmo tempo.

 abraço

 Gerald

 ___

 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Gerald Weber
Legal

aqui o meu canal

https://www.youtube.com/channel/UCTVtUdBDADWBcs7kcUWdQPw

na verdade a viagem que fiz em janeiro foi Chile e Argentina. Mas tenho
trocentos vídeos de outras viagens pelo Brasil afora.


2014-07-08 12:36 GMT-03:00 Arlindo Pereira openstreet...@arlindopereira.com
:

 Eu tenho uma GoPro e uso bastante! =)

 https://www.youtube.com/playlist?list=PLkZGWWSIb_tAD0Aqn9ApEEFN7BWuqkrSm

 Agora é só experimentar usar com o Mapillary.


 []s
 Arlindo

 2014-07-08 12:19 GMT-03:00 Aun Johnsen li...@gimnechiske.org:

 To pensando compra um action-cam tipo Garmin VIBR para coletar, algum tem
 experience com action-cams?

 Aun Johnsen
 Sent from my iPhone

 On 8. juli 2014, at 12:16, Gerald Weber gwebe...@gmail.com wrote:

 2014-07-08 11:46 GMT-03:00 Arlindo Pereira 
 openstreet...@arlindopereira.com:

 Gerald,

 sim, se você embutir as coordenadas GPS nas tags EXIF das fotos.

 Aqui tem um tutorial de como fazer:
 http://blog.amanzi.org/2014/05/using-gopro-time-lapse-photos-for.html


 Legal, eu coloco as coordenadas GPS rotineiramente no Digikam que tem um
 módulo legal para isto. Eu só tenho que acertar o horário das fotos com o
 horário do meu tracklog e o resto vai automágicamente. Ele inclusive abre
 um mapa do OSM (mapnik eu acho) e mostra as fotos superpostas no mapa, isto
 ajuda em caso de dúvidas.

 Só de uma viagem que eu fiz em janeiro tenho fotos tiradas ao longo de
 3000 km, de 30 s em 30 s. Caso não saibam, a GoPro (pelo menos a 3) grava
 vídeo e tira fotos (em resolução melhor) ao mesmo tempo.

 abraço

 Gerald

 ___

 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br



 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br




-- 

Dr. Gerald Weber

gwebe...@gmail.com

Personal website https://sites.google.com/site/geraldweberufmg/


 Departamento de Física/Universidade Federal de Minas Gerais

Department of Physics/Federal University of Minas Gerais

Campus da Pampulha

Av. Antônio Carlos, 6627, 31270-901 Belo Horizonte, MG, Brazil

mobile: +55-(0)31-96462277
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Arlindo Pereira
Alexandre, outro que achei interessante:
http://www.instructables.com/id/how-to-make-a-substitute-for-a-GoPro-with-your-pho/


2014-07-08 12:03 GMT-03:00 Alexandre Magno Brito de Medeiros 
alexandre@gmail.com:

 *Sim!* Muito boas, as dicas!


 Em 8 de julho de 2014 14:58, Arlindo Pereira 
 openstreet...@arlindopereira.com escreveu:

 Nesse sentido, acho que você vai gostar deste:

 http://www.instructables.com/id/Bicycle-Camera-Mount-for-under-$1/

 ;-)


 []s
 Arlindo

 2014-07-08 11:31 GMT-03:00 Alexandre Magno Brito de Medeiros 
 alexandre@gmail.com:

 Em 8 de julho de 2014 14:20, Arlindo Pereira 
 openstreet...@arlindopereira.com escreveu:

 Eu tenho uma GoPro com suporte de capacete (original), gostaria de
 experimentar um suporte de bicicleta bom, mas o genérico do DX é uma bosta,
 as imagens (ao menos vídeo) fica tremido.

 O original é este:
 http://pt.gopro.com/camera-mounts/handlebar-seatpost-pole-mount

 Não há o que discutir quanto à qualidade de um produto desses.

 Mas eu busco alternativas de custo menor, inicial e final (sem
 prejuízos).



 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


[Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Edil Queiroz de Araujo
Legal pessoal,
Por enquanto, o meu celular é a alternativa mais acessível... Eu improvisei
um suporte tosco que não é muito prático. Feito de papelão no formato do
celular com acabamento em massa epóxi... e preso na moto por um câmbio
dianteiro de byke que se acoplava na antena de cortar cerol porque não
tinha projetado direito desde o começo.  Mas usei tanta massa que ficou
pesado demais e a antena não aguenta o peso por muito tempo :)

Achei interessante o projeto 3D no blog do Mapilarry... como não tenho
acesso a impressora 3D, estou pensando em bolar um suporte em papelão
reforçado ou chapa de fibra de madeira para se parafusar em uma base mais
prática... algo que fique leve e resistente.

Para geotaguear as fotos eu uso um aplicativo para linux de interface
gráfica que também aceita linha de comando, o GPS Correlate:
https://apps.ubuntu.com/cat/applications/precise/gpscorrelate-gui/

*Edil Queiroz de Araujo*
Projeto Monitor Virtual
http://rede.acessasp.sp.gov.br/projeto/monitor-virtual
Projeto RGM - Ribeirão Grande em Mapas http://projetorgm.com.br/
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Esse lembra muito o que tenho proposto. Mas isso de usar fita, não. Meleca
tudo, e não é prático para montar-desmontar durante as viagens. Minha ideia
é fazer como isso aí mas usando napas, elásticos largos, plástico
transparente e grosso, almofadas (espuma dentro de compartimento de
tecido), plástico rígido, velcro, zíper, *costura*. Depois vou ver se
desenho um esboço.

Alexandre Magno


Em 8 de julho de 2014 15:45, Arlindo Pereira 
openstreet...@arlindopereira.com escreveu:

 Alexandre, outro que achei interessante:
 http://www.instructables.com/id/how-to-make-a-substitute-for-a-GoPro-with-your-pho/

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Gerald,

Eles aceitam que enviemos fotos com GPSImgDirection hacked para ZERO:

   - Issue #163: Use case for manual GPSImgDirection
   https://github.com/mapillary/mapillary_issues/issues/163

Você falou em Digikam. Então você usa Linux?

É fácil usar o Exiftool para fazer GPSImgDirection=0 em lote.

Veja também:

   - Issue #202: GPSImgDirection not strictly necessary for bulk upload
   https://github.com/mapillary/mapillary_issues/issues/202

A solução do craigtaverner (comentário
https://github.com/mapillary/mapillary_issues/issues/202#issuecomment-48119162
).

Alexandre Magno


Em 8 de julho de 2014 15:35, Gerald Weber gwebe...@gmail.com escreveu:

 2014-07-08 12:20 GMT-03:00 Alexandre Magno Brito de Medeiros 
 alexandre@gmail.com:

 Isso seria um empurrão grande para o Mapillary no Brasil e
 consequentemente para o OpenStreetMap. É só os mapeadores quererem
 aproveitar. Se você for fazer esse grande upload, trabalhemos todos em
 divulgá-lo. Para que a possibilidade chegue ao conhecimento dos mapeadores
 de cada local.


 Oi Alexandre, obrigado pelo incentivo. Vou fazer isto sim, mas já descobri
 que a correlação GPS que faço no digikam não é suficiente pois falta
 colocar a direção em que a foto foi tirada (GPSImgDirection). Vou estudar o
 link que o Arlindo me passou e depois dou notícias na medida que as fotos
 ficarem disponíveis.

 abraço

 Gerald

 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Três ideias:

   - Usar MDF. Mas seria necessário lidar com uma serra tico-tico e
   sargentos, com muito cuidado. Talvez seja isso que você chamou de chapa de
   fibra de madeira.
   - Escavar um bloco de isopor usando uma lâmina aquecida.
   - Talvez já tenha gente terceirizando impressão 3D. Andei pesquisando
   isso tempo atrás mas arquivei. Depois vou ver se acho algo útil nesse
   sentido. Nesses últimos dias estou preocupado porque preciso fazer
   manutenção grave num HD que está para falhar.

Alexandre Magno


Em 8 de julho de 2014 16:01, Edil Queiroz de Araujo edil...@gmail.com
escreveu:

 Legal pessoal,
 Por enquanto, o meu celular é a alternativa mais acessível... Eu
 improvisei um suporte tosco que não é muito prático. Feito de papelão no
 formato do celular com acabamento em massa epóxi... e preso na moto por um
 câmbio dianteiro de byke que se acoplava na antena de cortar cerol porque
 não tinha projetado direito desde o começo.  Mas usei tanta massa que ficou
 pesado demais e a antena não aguenta o peso por muito tempo :)

 Achei interessante o projeto 3D no blog do Mapilarry... como não tenho
 acesso a impressora 3D, estou pensando em bolar um suporte em papelão
 reforçado ou chapa de fibra de madeira para se parafusar em uma base mais
 prática... algo que fique leve e resistente.

 Para geotaguear as fotos eu uso um aplicativo para linux de interface
 gráfica que também aceita linha de comando, o GPS Correlate:
 https://apps.ubuntu.com/cat/applications/precise/gpscorrelate-gui/

 *Edil Queiroz de Araujo*
 Projeto Monitor Virtual
 http://rede.acessasp.sp.gov.br/projeto/monitor-virtual
 Projeto RGM - Ribeirão Grande em Mapas http://projetorgm.com.br/

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Wille
Um cara fez um suporte para bicicletas usando papelão e espuma: 
http://www.bodenseepeter.de/2014/07/01/how-to-street-view-a-bike-path-for-a-penny/


On 08-07-2014 11:58, Arlindo Pereira wrote:

Nesse sentido, acho que você vai gostar deste:

http://www.instructables.com/id/Bicycle-Camera-Mount-for-under-$1/

;-)


[]s
Arlindo

2014-07-08 11:31 GMT-03:00 Alexandre Magno Brito de Medeiros 
alexandre@gmail.com mailto:alexandre@gmail.com:


Em 8 de julho de 2014 14:20, Arlindo Pereira
openstreet...@arlindopereira.com
mailto:openstreet...@arlindopereira.com escreveu:

Não acho que sol seja um problema, porque você vai usar por
uma hora ou duas, a bateria não vai aguentar tanto tempo - até
porque o Mapillary deixa a tela ligada o tempo todo.

Mas isso será feito várias vezes.

Calor é ruim especialmente para baterias.
Sol+abafado+processamento, não pode...

Eu acho que a melhor opção, que gere imagens de melhor
qualidade, sem problemas com vibração, porém com menor
praticidade (sem contar o custo) seria usar uma GoPro com
suporte para bicicleta ou moto.

Sem dúvida.

Eu tenho uma GoPro com suporte de capacete (original),
gostaria de experimentar um suporte de bicicleta bom, mas o
genérico do DX é uma bosta, as imagens (ao menos vídeo) fica
tremido.

O original é este:
http://pt.gopro.com/camera-mounts/handlebar-seatpost-pole-mount

Não há o que discutir quanto à qualidade de um produto desses.

Mas eu busco alternativas de custo menor, inicial e final (sem
prejuízos).

Alexandre Magno

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org mailto:Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br




___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Um boa ideia! Sou muito afim dela. Protege o aparelho razoavelmente. Não
abafa. São materiais baratos. E a pessoa pode trabalhá-la (inclusive cores)
para um aspecto melhor.

Um problema é aquele tubo de espuma. Não acho que seja fácil encontrá-lo.
Mas talvez o projeto possa receber modificações nesse sentido.


Em 8 de julho de 2014 19:23, Wille wi...@wille.blog.br escreveu:

  Um cara fez um suporte para bicicletas usando papelão e espuma:
 http://www.bodenseepeter.de/2014/07/01/how-to-street-view-a-bike-path-for-a-penny/

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Por outro lado, uma cinta junto ao corpo, no tórax ou nos bíceps, mesmo
sendo um adereço diferente, tem a vantagem de poder ser usada à pé
tendendo menos a constranger pessoas que estejam sob a mira da câmera.


Em 8 de julho de 2014 19:40, Alexandre Magno Brito de Medeiros 
alexandre@gmail.com escreveu:

 Um boa ideia! Sou muito afim dela. Protege o aparelho razoavelmente. Não
 abafa. São materiais baratos. E a pessoa pode trabalhá-la (inclusive cores)
 para um aspecto melhor.

 Um problema é aquele tubo de espuma. Não acho que seja fácil encontrá-lo.
 Mas talvez o projeto possa receber modificações nesse sentido.


 Em 8 de julho de 2014 19:23, Wille wi...@wille.blog.br escreveu:

  Um cara fez um suporte para bicicletas usando papelão e espuma:
 http://www.bodenseepeter.de/2014/07/01/how-to-street-view-a-bike-path-for-a-penny/


___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


[Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Edil Queiroz de Araujo
Detalhando um pouco mais meu primeiro improviso para coletar fotos com o
aplicativo do Mapillary, comecei com uma estrutura de papelão, arame e
massa epóxi vertical, que depois a tornei horizontal e acabei exagerando no
peso :P
Segue em pdf algumas imagens do que fiz
https://drive.google.com/file/d/0B4RTTAL1BmqpMjVkRk5zdElSUTQ/edit?
usp=sharing

__
Edil Queiroz de Araujo
Projeto Monitor Virtual http://projetomonitorvirtual.blogspot.com.br/
Projeto RGM - Ribeirão Grande em Mapas http://projetorgm.com.br/
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Obrigado por compartilhar.

A tentativa pode ser substituir a estrutura de papelão e epóxi por um bloco
de isopor dentro de uma quase-caixa de MDF.

Como seria esse bloco de isopor? Pegar um bloco maciço de isopor de
geladeira e, com instrumentos aquecidos, incluindo uma lâmina, criar o
compartimento para o celular. De uma forma que o celular entrasse bem justo
dentro do isopor.

Isopor? Mas e a segurança?

O isopor seria apenas a parte interior mais ou menos rígida que faria
todo o contato com o smartphone. *Mas acabo de me lembrar de um detalhe
importante: a eletrostática do isopor pode ser um grande problema para o
eletroeletrônico.*

Do lado de fora estaria MDF e presilhas plásticas.

Principalmente agora com a questão que há com o isopor, para mim, volto a
trabalhar com a ideia da cinta.

Alexandre Magno

Em 8 de julho de 2014 20:41, Edil Queiroz de Araujo edil...@gmail.com
escreveu:

 Detalhando um pouco mais meu primeiro improviso para coletar fotos com o
 aplicativo do Mapillary, comecei com uma estrutura de papelão, arame e
 massa epóxi vertical, que depois a tornei horizontal e acabei exagerando no
 peso :P
 Segue em pdf algumas imagens do que fiz
 https://drive.google.com/file/d/0B4RTTAL1BmqpMjVkRk5zdElSUTQ/edit?
 usp=sharing

 __
 Edil Queiroz de Araujo
 Projeto Monitor Virtual http://projetomonitorvirtual.blogspot.com.br/
 Projeto RGM - Ribeirão Grande em Mapas http://projetorgm.com.br/

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Coletar fotos para o Mapillary de byke ou moto

2014-07-08 Por tôpico Alexandre Magno Brito de Medeiros
Você pode comprar um suporte barato e adaptá-lo, principalmente para
torná-lo seguro, aproveitando todos os acertos que certamente estão
embutidos no projeto industrializado.


Em 8 de julho de 2014 21:10, Alexandre Magno Brito de Medeiros 
alexandre@gmail.com escreveu:

 Obrigado por compartilhar.

 A tentativa pode ser substituir a estrutura de papelão e epóxi por um
 bloco de isopor dentro de uma quase-caixa de MDF.

 Como seria esse bloco de isopor? Pegar um bloco maciço de isopor de
 geladeira e, com instrumentos aquecidos, incluindo uma lâmina, criar o
 compartimento para o celular. De uma forma que o celular entrasse bem justo
 dentro do isopor.

 Isopor? Mas e a segurança?

 O isopor seria apenas a parte interior mais ou menos rígida que faria
 todo o contato com o smartphone. *Mas acabo de me lembrar de um detalhe
 importante: a eletrostática do isopor pode ser um grande problema para o
 eletroeletrônico.*

 Do lado de fora estaria MDF e presilhas plásticas.

 Principalmente agora com a questão que há com o isopor, para mim, volto a
 trabalhar com a ideia da cinta.

 Alexandre Magno

 Em 8 de julho de 2014 20:41, Edil Queiroz de Araujo edil...@gmail.com
 escreveu:

 Detalhando um pouco mais meu primeiro improviso para coletar fotos com o
 aplicativo do Mapillary, comecei com uma estrutura de papelão, arame e
 massa epóxi vertical, que depois a tornei horizontal e acabei exagerando no
 peso :P
 Segue em pdf algumas imagens do que fiz
 https://drive.google.com/file/d/0B4RTTAL1BmqpMjVkRk5zdElSUTQ/edit?
 usp=sharing

 __
 Edil Queiroz de Araujo
 Projeto Monitor Virtual http://projetomonitorvirtual.blogspot.com.br/
 Projeto RGM - Ribeirão Grande em Mapas http://projetorgm.com.br/



___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br