Oi pessoal.

Já li inúmeras respostas a esta pergunta e resolvi contribuir.

Acho que tirar onda porque usa slackware, hoje, já não faz mais muito
sentido. Desde que encontrei essa distro, me tornei árduo defensor e
propagador do slack mas percebo que na atualidade isso não é muito
valorizado. É excelente para fortalecer os fundamentos do sistema, para
servidores (acho o Superb Mini Server fantástico!), mas o mercado pede
muito mais por RedHat do que qualquer outra. Depois de mais de 10 anos
utilizando nosso amado slack em quase todas as aplicações possíveis, me
rendi ao CentOS, pela compatibilidade com RH e para (re)aprender uma série
de coisas e também pela facilidade de instalar em máquinas mais recentes
com o chato do EFI. Sem aporrinhação, sem malabarismos ... Bota o CD ou
pendrive lá e realiza a instalação. Precisa instalar um serviço ou
aplicação qua;quer, adiciona o repositório e... instala. Simples assim. E
chega um momento em que se precisa de velocidade e praticidade pra realizar
as coisas. Por enorme que seja o aprendizado e por mais interessante que
seja a escovação de bits, a pesquisa e rastreamento de bibliotecas,
aplicações, documentação e tal .... as empresas precisam confiar na
segurança do sistema, na facilidade de manutenção, mão de obra (pouquíssima
gente usa, quanto mais dominar, o slack) e simplicidade para fazer as
coisas, mesmo que sejam complexas.

Ainda mantenho alguns servidores com slack e com o Superb Mini Server com
VirtualBox, meu antigo note MUB  ... mas no note Dell e nos servidores mais
recentes, só dá CentOS. Trabalho numa empresa que presta serviços para
empresas de telecom e a quase totalidade dos servidores linux é RedHat,
para bancos de dados, aplicações de todos os tipos ....

Então, foi esse conjunto de fatores que me motivou a mudar de distro, sem
abandonar o Linux e o soft livre em geral.

Em minha opinião, tirar onda com linux hj, é conseguir se virar bem em
qualquer distro, mas em especial no RH e derivados. Não sou nem um pouco fã
do Debian, Ubuntu e derivados, mas é necessário para a nossa versatilidade
e capacidade de montar soluções linux+soft livre para resolver os problemas
dos clientes.

Abraços !