Que tal assim?
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:How_to_map_a#M.C3.A9todo_objetivo_.282.C2.AA_proposta.29

Fiz um esboço das condições para área urbana, que não é tão detalhado
quanto o método acima. Mais tarde vou tentar mesclar tudo num método
só, já que me parece que tudo na minha proposta anterior até a regra 9
(http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:How_to_map_a#M.C3.A9todo_objetivo)
vale tanto para área urbana quanto não-urbana.