2013/5/20 Fernando Trebien <fernando.treb...@gmail.com>:
> Parece que todos concordam que uma "motorway" precisa ter 2 pistas,
> acostamento, canteiro central, e (eu defendo) a alta velocidade. Se
> faltar alguma dessas coisas, o máximo que ela poderia ser é "trunk".

OK.

> Para ser trunk, o Gerald e o Pedro parecem concordar que teria que ter
> tudo isso exceto o canteiro central, e eu dispensaria a alta
> velocidade também. (Em meio urbano, no entanto, uma trunk seria de
> velocidade superior (80 km/h) à das avenidas principais (60 km/h) para
> corresponder à definição no wiki.)

É o caso da SP-270 (Raposo Tavares): 2 faixas em cada sentido, sem
canteiro de separação (ou seja, lanes=4)
http://binged.it/19VHs60

Isso pra mim é trunk (por mais que seja duplicada e de alta
velocidade, eu não classifico com o mesmo porte de uma SP-310, SP-330,
SP-348, etc)

> As secundárias poderiam ser as duplicadas sem acostamento. Isso
> indicaria que ainda comportam bastante tráfego mas não foram tão bem
> projetadas e podem oferecer alguns riscos. Nesse grupo entrariam
> algumas estradas de praticamente todos os níveis administrativos.

Aqui fica estranho. Uma via de menor nível possui 2 faixas em um
sentido enquanto que uma maior (primary) não?

> O que acham? Isso poderia virar uma tabela bem simples para um
> principiante seguir sem ter dúvidas.

Eu acho bom dar exemplo em todas as definições, com imagens do Bing.