Eu concordo, Google+ e Skype acabam prejudicando um pouco quem não tem
conta nesses sistemas, enquanto que o IRC nem exige registro. Um link
+ um tutorial de IRC simples (não mais do que 1 parágrafo como básico
do básico pra poder se comunicar) já devem ser suficientes. Wille,
Alexandre e eu estamos conversando no IRC desde ontem e tem sido bem
produtivo (rápido).

Também não sou contra ter 2 ou 3 canais de comunicação simultâneos,
daí cada um poderia escolher aquilo com que está mais confortável.
Isso, desde que pelo menos 1 pessoa em cada canal estivesse fazendo a
ponte com os outros (lendo e repassando informações e dúvidas mais
importantes para os demais).

Fernando Trebien
+55 (51) 9962-5409

"Nullius in verba."