> Garmin
>
> O navegador deveria ter uma certa inteligência com curvas de 180° (um
> retorno na própria rua).
> Se isso fizer sentido então todo o OSM está errado e vai ser
> necessário inserir um no_u_turn em cada cruzamento de uma rua com a
> outra (o que é claramente inconcebível).
>
> O que acontece de errado se não permitir U-turn no Garmin? Ele gera
> rotas incorretas?
> Por qual motivo alguém usa essa opção desativada?

A questão levantada aqui é importante e a gente precisa entendê-la.

Tem outro usuário na minha área de atuação inserindo dúzias deste tipo de
no_self_u_turn e nas anotações dele ele dá a justificativa de "acerto de
roteamento". Suspeito que seja pela mesma razão, mas não sei ao certo pois
o usuário não retorna nenhuma mensagem minha.

Me chamou a atenção que eu tenha feito um trajeto semelhante ao Márcio, saí
de Itaúnas no município de Conceição da Barra, segui na direção sul,
passando por São Mateus.
http://www.openstreetmap.org/user/Gerald%20Weber/traces/1877449

Todo roteamento foi calculado pelo Osmand e toda a navegação foi perfeita,
inclusive nos avisos de pedágio que eu não sabia que tinha na BR-101. E
olha que não confio muito no roteamento do Osmand, acho meio lento e o
Osmand tem alguma aversão insana em relação a sinais de "pare".

Em relação à São Mateus, haviam várias obras quando passei por lá em 2012 e
2013, pode ser por isto que algumas das rotatórias que o Márcio relatou que
constavam no OSM não existiam agora. Como só atravessei São Mateus eu não
percebi esta parte.

Agora como é que pode que eu e o Márcio tivemos experiências tão opostas
com os nossos roteamentos sendo que ambos usamos mapas do OSM?

Penso que a resposta esteja nos aplicativos que usamos. Eu usei o Osmand
que foi feito para ser usado com os mapas do OSM, como alías diz no nome.
Já o Márcio, se entendi corretamente, usou o Garmin com mapas compilados a
partir da base do OSM.

Ora, o Garmin não feito feito para ser usado com mapas do OSM, ele foi
feito para ser usado com mapas do Garmin.

Como todos nós sabemos, há diferenças conceituais importantes entre esses
dois conjuntos de mapas. Por isto a conversão dos mapas do OSM para Garmin
acaba sendo imperfeita, e daí a tendência bastante natural dos usuários de
Garmin introduzirem elementos no OSM que fazem sentido dentro do universo
Garmin, mas são problematicos para o OSM.

Aqui então vem outra pergunta que precisa ser pensada. Ainda compensa o
investimento em gerar mapas para o Garmin? O mercado da Garmin tem
declinado dramaticamente:
http://www.technologyreview.com/news/511786/a-shrinking-garmin-navigates-the-smartphone-storm/

Colocando de outra maneira: compensa introduzir tantos elementos estranhos
e conflitantes no OSM por uma tecnologia que está aos poucos saindo do
mercado?

Eu sei que isto está soando como uma provocação, mas não é esta a minha
intenção. Estou apenas vendo que está havendo uma mudança de mercado e de
tecnologias. Eu mesmo cheguei a pensar em adquirir um Garmin há anos atrás
e em vez disto comprei um tablet Android e estou muito satisfeito com a
minha opção.

Agora, se a conclusão é que compensa manter a geração de mapas para Garmin,
talvez seja o caso de introduzir tags específicas para isto que não
interfiram com a lógica do OSM. Por exemplo uma tag garmin:no_self_u_turn
que depois seria convertida na hora de compilar mapas do Garmin, algo assim.

abraços a todos

Gerald