Encaminhando as mensagens sobre o assunto da Importação de dados da ANAC
que por engano respondi somente ao Alexandre. 1/2

De: Thiago Vieira <thipvie...@gmail.com>
Data: 14 de dezembro de 2015 11:10
Assunto: Re: [Talk-br] Importação de aeródromos - ANAC
Para: Alexandre Magno Brito de Medeiros <alexandre....@gmail.com>

Alexandre,

O Marcio está acompanhando esse assunto. Eu não quis contradizer o que ele
explicou, só disse que por não haver mais uma interdependência (como antes
nos tempos de DAC) entre o órgão militar e a agência do governo, ainda que
possam se aplicar restrições no uso das informações da planilha da ANAC, as
restrições descritas no Rotaer se aplicam àquele próprio documento. Cabe à
ANAC esclarecer as restrições sobre os dados geridos por eles, ainda que
possuam origem militar.

Quanto à nem tudo dever ser mapeado, estamos abordando aqui somente a
questão dos aeródromos e nesse caso eles são mapeados.

Enviei uma mensagem na ANAC através do atendimento eletrônico do Fale com a
ANAC. Espero que eles respondam pois aparentemente o objetivo principal
desse canal é pra receber denúncia sobre problemas com empresas aéreas. As
outras formas de contato são telefone (não cogitei essa opção pois não fica
registro) e carta.

Segue o conteúdo da mensagem que mandei, registrado como manifestação nº
84293-2015:

de aeródromos disponibilizados no site da ANAC, nos seguintes links:

que se trata de uma iniciativa colaborativa, sem fins lucrativos e que
envolve todos os países com o objetivo de mapear todo o mundo para
benefício da própria sociedade já que é um mapa com licença livre e que
pode ser usado por todos gratuitamente da forma que bem entenderem, além de
ter a intenção de servir como uma alternativa de qualidade à mapas
proprietários como o Google Maps, Bing Maps, entre outros, que a qualquer
momento sob os interesses de suas empresas proprietárias podem ser
indisponibilizados, desativados ou ter informações manipuladas em seus
mapas.
sua importância e autorizaram o uso dos dados por eles gerados para
utilização no OpenStreetMap, e por sua vez muitos também utilizam o
OpenStreetMap como uma camada em seus sistemas geoespaciais.

aeronáutica oficial, porém aeródromos são pontos de interesse e referência
extremamente importantes para serem mapeados. Na verdade a grande maioria,
principalmente dos aeródromos públicos, já constam no mapa, no entanto
muitos não possuem o refinamento de dados conforme consta na planilha de
aeródromos da ANAC. Então nosso interesse seria justamente saber se há
algum tipo de impedimento ou restrição para uso dos dados destas planilhas
dos links referenciados acima (ou equivalentes caso venham a ser
modificadas no futuro) para detalhamento dos aeródromos no OpenStreetMap.