O assunto das divisões administrativas é evidentemente polêmico. Há
opiniões divergentes e é difícil chegar a um consenso. Há outros assuntos
igualmente polêmicos, que volta e meia retornam à lista. Na minha opinião,
nesses casos, deve-se deixar o mapa como está (para evitar guerras de
edição) e passar a outros assuntos em que haja consenso, enquanto cada um
amadurece melhor a ideia.

Em relação aos limites administrativos, tenho um assunto a levantar: eles
NÃO estão corretos. Foram importados da base do IBGE, com uma resolução que
se aproxima bastante do real, mas há muitos erros. Por exemplo, em vários
casos, o limite administrativo oficial (ditado pela lei) acompanha um rio
(ou, às vezes, uma estrada). No mapa, existe um caminho para o rio e outro
para o limite administrativo, que não coincidem e frequentemente não
coincidem com o curso real do rio. A minha proposta, nesses casos é:

1. Verificar, na lei, se o limite administrativo é mesmo o rio (à).
2. Unir os caminhos de limite administrativo e rio num só caminho, cuidando
para preservar os tags e relações.
3. Corrigir o trajeto do caminho, com base em imagens de satélite ou outra
fonte, de forma que ele siga o percurso do rio.

A parte mais difícil é o item 1. É trabalhoso achar a lei que estabelece a
divisa dos municípios (geralmente é a lei de criação do município, mas os
limites podem ter sido alterados por uma lei posterior), e mais trabalhoso
ainda conseguir interpretar o texto descrevendo os limites, que é bastante
confuso. Entretanto, o resultado é compensador. O mapa fica bem melhor e se
corrige hidrografia e limites administrativos ao mesmo tempo. Fiz isso em
alguns (poucos) locais no Rio Grande do Sul, e já notei que eu não fui o
único. Alguém tem interesse em ajudar?

--
Flávio Bello Fialho
bello.fla...@gmail.com