Olá Nuno, olá a todos,

É perfeitamente legal importar a CAOP no OSM.

Na minha opinião, importar a CAOP para o OSM não tem qualquer interesse e só traz problemas. Não é um tema em que os mapeadores possam acrescentar o seu conhecimento do local, pois são definidas administrativamente. É um tema que está sempre a ser alterado: quer pelas autoridades (que alteram a CAOP) quer os mapeadores que sem querer mexem nos nodos da CAOP. Por esta razão, a CAOP sobre o OSM não é um tema de confiança: ou está desactualizado, ou foi mexido por um mapeador, ou foi simplificado por um geo-processamento qualquer e já não é fidedigno. Como a CAOP está disponível como serviço WMS e WFS, é muito fácil sobrepor a CAOP ao OSM sem "infetar" o OSM com essa informação. Nos editores do OSM (no JOSM, por exemplo) também dá para visualizar a CAOP e o OSM, sem ter que os misturar.

Por isso, na minha opinião, a CAOP acrescenta uns 50 Mb de informação em que não se pode confiar e, por isso mesmo, não interessa.

Para mim, a solução passa por nos juntarmos e montarmos um openstreetmap.pt que permita a visualização do osm juntamente com outras fontes de informação disponíveis (CAOP, INE, tracks das parties com as fotos, cálculos de rotas, transportes públicos, etc) que não devem ser incorporadas no osm. Já começamos a montar isso na última osm party em Águeda dedicada à programação. Quase que dava para ter ficado isso a bombar, mas não houve tempo/mão de obra...

Saudações,

J. Gustavo