Francisco,

Penso que esse caso da rotunda não é porque é para peões mas sim uma
tentativa de "pintar" a borda da rotunda. Aqui está o multipolígono. [1]

Já vi casos assim, em especial na baixa do Porto onde isto é muito comum
encontrar passeios ou simplesmente áreas onde não percorram veículos com
highway=pedestrian. [2]

[1] - http://www.openstreetmap.org/relation/5384913

[2] - http://www.openstreetmap.org/way/210822943

Um Abraço,