Luciano,

Realmente o desempenho do Ubuntu numa VM está sofrível.
Pode tentar o Kubuntu que tem algo parecido com o "Iniciar"do Windows, ;)
Também não acho o Unity nada amigável e sim um clone do Mac mal feito, rs.
Uso gnome no modo clássico e não atualizei para versão 13.10 por medo de ter que recriar meus atalhos na mão de novo.

Abraços,

Paulo Correia