Se o problema é o Unity, tanto melhor porque ele não gostou do Unity.
Está a tentar Gnome.

Se não me engano, nas opções de configuração do assistente de máquinas
virtuais, há que se configurar tão somente:

1. A quantidade de RAM disponível para o sistema;
2. O espaço em disco utilizado;
3. O tipo de alocação de espaço: estática ou dinâmica;

Então, depois de criada a máquina virtual, provavelmente deve estar as
opções de vídeo disponíveis nas propriedades da máquina.

Obrigado pelas dicas preciosas. Darei retorno sobre a evolução da
instalação do meu amigo.

Luciano de Souza