Olá a todos!

Apoś ler o e-mail do Licio fui verificar e infelizmente o Ubuntu não é um
Software Livre e sim um Open Source pois o seu logo e nome são marcas
registradas.

Esta prática de registrar a marca,  a exemplo do Mozilla Firefox, está se
tornando comum. Eu particularmente não acho uma prática muito legal, não
vejo problemas em liberar tudo pela GPL ou alguém tem notícia de alguém
fazendo mau uso da marca Debian?

Entretanto se a Canonical não liberou todo o Ubuntu como Software livre o
importante é que ela respeite as 4 premissas: Liberdade de executar,
estudar, redistribuir, aperfeiçoar.

Como o Saulo bem ressaltou não estamos querendo atropelar ninguém e
desejamos e muito o apoio da Canonical como o de todos. Por isso tenho
certeza que a Canonical não vai se opor de liberar o uso da marca Ubuntu
para a distribuíção de CDs no Brasil e de criarmos uma ONG Ubuntu Brasil.

Quanto ao canal "oficial", pra mim não faz diferença se conectarmos no
servidor freenode ou brasnet, o importante é que a reunião saia e a idéia vá
para frente. É verdade que o servidor freenode tem sido utilizado por muitas
comunidades software livre e se já existem outros canais lá do Ubuntu também
acho mais interessante utilizar o freenode.

Quanto a idéia ser viável ou não ainda não sabemos e é por isso que estamos
marcando essa reunião para discutir as idéias e tornar viável. Quanto ao
custo de produção de CDs nossos orçamentos já dão a possibilidade de
produzir 1CD + pacote com 1/3 do custo que a Canonical tem.

Se os membros oficiais quiserem ajudar a comunidade com essa idéia vão ser
sempre bem vindos.

E que o Software Livre sempre seja sinônimo de Liberdade!

Abraços
Andre Almeida