Newton,

Legal que você esteja interessado e tentando. Apenas uma retificação, quando
falei em estudar o funcionamento do Linux não me referia exclusivamente ao
kernel ou qualquer outro componente específico. Nem mesmo estou sugerindo
que você estude o código-fonte dos programas abertos. Minha sugestão vai
muito mais no sentido de aprender como o sistema operacional e seus diversos
programas estão organizados e funcionam de maneira coordenada.

Estou certo que você obterá sucesso em sua empreitada e conhecimento e
liberdade, lembre-se sempre disso.

Para finalizar permita-me sugerir algumas ferramentas operacionais em open
source disponíveis para pessoas com deficiência visual:
Linvox<http://intervox.nce.ufrj.br/linvox/>e
Orca <http://live.gnome.org/Orca>.

Boa sorte e um abraço,

ANTONIO FONSECA