Olá  João

Estive acompanhando o caso ao longo dos dias, sem me pronunciar, já que
gente com mais conhecimento que eu já estava lhe ajudando através da
lista de e-mail. Como parece que a coisa chegou a um impasse, me
disponibilizo à ajudá-lo no que me for possível, presencialmente se
quiser. Também moro em Porto Alegre, sou técnico em eletrônica
trabalhando há mais de 20 anos em informática... Meu ambiente de
trabalho é windows, porque meus clientes o usam, mas eu particularmente
faz muitos anos prefiro o uso de software livre nos meus computadores
pessoais... não sou um expert, mas passei problemas também para instalar
minha placa Nvidia, o que consegui solucionar com algum trabalho,
pesquisa e a danada da sorte me sorrindo.

Se quiser, me ponho à disposição para tentarmos juntos instalar a versão
de linux desejada por você, basta entrar em contato mandando um e-mail
para mim.

Saudações