2008/6/26 Andre Cavalcante <[EMAIL PROTECTED]>:

> Sinceramente, esquece o ubuntu. Apesar da "filosofia Ubuntu", a verdade que
> o desenvolvimento de ponta do Ubuntu não é compatível com máquinas antigas.
> Para estes micros mais antigos cê tem que partir para uma distro mais
> apropriada, tipo small linux. só o kernel padrão hoje, quando compilado com
> as opções padrão, consome mais de 100Mbytes em disco. E isso pode não ser
> nada em um HD com 120G, mas em um HD com 10 ou 20 já faz uma diferença e

Eu Recomendaria recompilar o Kernel de forma a deixar próximo ao seu
hardware ou ao hardware que vc dispoem sobre seu serviço prestado ou sobre
seu ambiente.

> tanto. Da mesma forma a memória. Tanto KDE quanto GNOME são bem comilões e

Eu ainda acho o Gnome mais pesado que KDE, não sei pq mas em computadores
mais antigos sempre notei o gnome mais amarrado.

> XFCE também não é de todo limpinho porque usa GTK por baixo dos panos. A
> solução é ter uma interface gráfica bem modesta mesmo. Um slack bem enxuto
> com WindowMaker talvez seja a melhor solução. OpenOffice nem pensar! Tem
> que
> usar Abiword, GNumeric e afins.

Concordo com a opção do WindowMaker o acho alias excelente.

> Talvez fosse se pensar em ter uma máquina
> mais parruda e fazer as coisas via LTSP. Você falou que o XP intala. De
> fato
> vai instalar até em um Pentium clássico, mas não vai dar para usar o XP,
> podes ter certeza. MSOffice, então, é uma desgraça em uma máquina deste
> tipo.

Não concordo tanto tem computador com 128 de RAM que aceita XP com (grande
parte dos serviços desnecessários desabilitados e com office XP que vai
muito bem, alias o Office XP é o recomendado para casos assim.
COm 128 MB tu consegues XP home + Office XP + AVG free funcionais, com SP3
do XP ele fica até mais rápido, tinhamos um ambiente com quase 500
computadores nesta modalidade(onde o antivirus foi substituido pela versão
comercial). mas ficou a mesma coisa. Raros o sque foram para 512 MB de
memória. Testamos netes PC ubuntu e olha só refazendo tudo do zero para
deixar com a funcionalidades similares ao ambiente Microsoft. No final era
tanto hardware diferente que não valia recompliar Kernel.

> [...]
> ou, no mínimo o Openoffice? No mercado de trabalho é isso que elas vão
> encontrar. Nada contra o Abiword, eu mesmo o uso vez em quando, mas não vou
> encontrar empresa que me contrate por saber Abiword, mas já é alguma coisa
> Openoffice e o MSOffice. Da mesma forma nada contra as "milhares" de
> interfaces gráficas para linux existentes, mas o inclusão digital vai vir
> mesmo com o KDE e o Gnome (às vezes o XFCE), que é isso que as pessoas vão
> encontrar no mercado de trabalho.  Mas isso aqui já é outra discussão.

André concordo com o que vc citou, mas o mais iportante não é capacitar no
produto X ou no Y. Creio que capacitar como fazer para controlar custos com
ferramentas de planilha ou editores de texto, navegar na internet sem
depender de um navegador X ou Y ou Z, enviar e receberr emails sem depender
de clientes ou de provedores pagos... Seria mais interessante que ficar
amarrado ao produto seria o mais recomendado, não seria isso o correto em
incluir digitalmente ou ter liberdade?
Esses papos de capacitação e inclusão digital de hj para mim não passam de
uma forma de arrancar dinheiro de algum lugar para alguem, sempre vai ter
alguem faturando! ( não acredito em almoço gratis). Se o motivo é incluir
digitalmente não importa qual o Sistema Operacional ou Editor de textos, o
que importa é ensiar e não tratar o usuário leigo como GADO!.

"Lembre-se conhecereis a verdade e ela o libertará" a verdade é suprior a
qualquer ideologia, free, open paga ou embutida etc...

Att
Alex.