$ cat aquivo > /dev/parport.

Isso já resolve. Se o arquivo for texto ascii ela imprime. O bom dessas
impressoras antigas era que elas não tinham linguagem (tinham mas tudo era
texto ascii e uns ESCapes pelo meio). Já imprimir em matriciais da hp assim.
Mas não funfa com gráficos, claro. Outra coisa é o teu sistema ter porta
paralela (uma raridade) e o linux tem que está compilado para suportar
parport (outra raridade).

André Cavalcante.