Arthur,

Interessante sua questão do uso da swap no início do hd, nunca observei
por este ponto de vista.
Não seria interessante para o pessoal do desenvolvimento utilizar esta
idéia nos particionamentos automáticos, já que eles são o padrão
escolhido pelos iniciantes no linux e, quem sabe, incluir nesta opção a
criação interativa do diretório /home? (tipo "você quer criar uma
partição exclusiva para seus arquivos pessoais?")

De hábito trabalho com unidades de mídia distintas, o que me permite
grande flexibilidade na troca, reinstalação de SOs sem me preocupar com
dados pessoais, mas creio que grande maioria dos usuários fica
dependente de um hd para tudo.
Da mesma forma, muitos não sabem lidar com particionamento de discos, o
que pode ser uma dor de cabeça a qualquer problema no sistema (como os
famosos "meu grub sumiu" e "reinstalei e perdi meus dados").

A instalação do linux nos moldes que citou já no particionamento
automático seria, no mínimo, um "toque de mestre" nos LiveCDs.

Salles (Nethell)