Realmente, Caruso, é como já discutimos.

Não é necessário espaço demasiado para rodar os SOs, mas para o
arquivamento de dados sim, em muitos casos.
Uma segunda unidade de mídia (e backups) vem se tornando uma necessidade
crescente face à fragilidade e "tempo de vida útil" dos periféricos.
Ter uma única unidade de mídia para sistema e armazenamento é um risco a
correr que pode ser minimizado com a "separação" das coisas e,
sinceramente, acho que quem tem dados a perder, deve pensar nisto.

Como postei anteriormente, estou testando a viabilidade do uso
alternativo de cartões flash para o sistema e pendrives/DVDs para
armazenamento. Um HD na máquina talvez seja necessário de acordo com o
volume de dados em transferência, mas isto depende do usuário e de seu
cuidado em realizar backups de novos arquivos.

Ainda não conclui os testes, mas postarei os resultados assim que
possível, podem ser úteis para quem deseja um sistema mais seguro e
confiável.

Salles (Nethell)