Olá pessoal,

Estou um tanto quanto desesperado :)
Tenho (tinha) duas partições no meu micro, um com Ubuntu e outra com o
OpenSuse.
Como o OpenSuse vivia dando problema, resolvi deixar só com o Ubuntu, então
pra isso comecei a fazer um backup por segurança, no Ubuntu usando o
Remastersys.
Estava fazendo no sabado de manhã, e quando chegou uns 15% do backup saí de
perto do micro por uns 10 minutos e quando voltei a tela estava desligada e
mouse e teclado travados.
Tentei reiniciar o micro com Crtl+Alt+del, mas como disse, o teclado estava
travado, então fui direto no botão de power on/off na cpu e também não
respondia. A única forma de desligar, foi puxando da tomada, então foi o que
fiz.
Não sei o que aconteceu, então fiquei uns minutos e pluguei na tomada
novamente e liguei o micro normalmente.
Entrei no diretório remastersys onde é gravado a *.iso e ví que tinha uma
pasta chamada tmpiso (acho que era esse o nome), ou seja, o backup não tinha
terminado, então entrei no Remastersys de novo, limpei os temporários e
mandei executar novamente o backup, e mais uma vez, quando estava uns 20%
saí de perto do micro (besteira minha, deveria ter ficado perto pra ver onde
ocorria o problema) e depois de uns 10 minutos, voltei e vi que tinha
acontecido de novo, a tela desligada, o mouse e teclados travados e não
conseguia desligar o micro pela cpu, só puxando da tomada.
O problema é que o micro não carrega mais. Ligo na tomada, aperto o botão na
cpu e liga a luz verde da força apenas, mas não carrega, não dá sinal algum,
ou seja, está passando força mas alguma coisa foi pro espaço.

Alguém já passou por isso ou tem alguma dica?
Será que o problema foi a proteção de tela que pode ter entrado em execução
enquanto rodava o backup?
O micro tem no máximo 1 ano de uso. Será que esse papo que o Ubuntu detona o
HD é verdade? Quando li sobre isso achei que fosse fantasia, mas agora, não
sei, achei muito estranho dar o mesmo problema executando o mesmo processo.

att

Marcio Oliveira