Márcio,

Essa história de sistema X ou Y detona HD... esquece, se o HD está para
ser detonado, vai ser por qualquer sistema, ok?

Primeiro, você citou que o Suse já estava apresentando problemas, o que
poderia ser uma indicação de que poderia haver algo de errado com seu
hard. Quando começam os problemas eles se extenderão, impreterivelmente.

Verifique as conexões e cabos, veja se não estão dobrados, se estão
perfeitamente excaixados na placa e no HD.
Faça um checkup no disco pelo Ubuntu, se não me engano o comando é:
chkdsk c: /f /r (me corrijam, se errado).

Se houverem problemas no hd, o melhor seria você utilizar outra mídia
para bootar e salvar os seus arquivos, pois não creio que será possível
efetuar o resmastersys se houverem danos no HD.

Após isto, utilize um OnTrack Disk Manager para o seu HD (baixe no site
do fabricante), crie os disquetes para boot e tente recuperar o HD.
Habitualmente, eu utilizo o Zero Fill Full seguido do Update MBR. Refaça
as partições, formate-as e cheque novamente o HD pelo LiveCd do Ubuntu
antes de proceder a instalação.

Boa sorte,

Salles (Nethell)