Em Qua, 2009-01-21 às 17:20 -0200, china escreveu:
> A Linux-BR foi a primeira lista que participei, indicado pela
> Conectiva como fonte alternativa de suporte depois que o suporte
> oficial que acompanhava o CD do "Conectiva 3.0 Guarani" que havia
> comprado acabou. A primeira pergunta que fiz lá já fui sapateado
> porque a lista não era de suporte, mas de discussão sobre o linux em
> geral. Mesmo assim aprendi muito lá.

Você tocou num ponto importante. Como é que orientam os novatos para uma
lista de discussão  com a expectativa de que lá terão "suporte" ? Eu
também passei por isso, fiquei ultra-puto com o pessoal e me retirei da
lista por quase dois anos. Boa parte do que sei de Linux eu aprendi
lendo manpages e pesquisando no Google, procurava evitar postar na
Linux-BR, inclusive procurava evitar postar as minhas soluções, só com o
tempo fui perdendo a timidez. Mas ainda não perdi.

Uma lista de discussão é uma coisa complicada, pois há pessoas de todos
os níveis de familiaridade com o Linux e em geral estas pessoas são
orientadas a buscar ajuda aqui primeiro, quando deveriam começar pela
Wiki ou pelo Fórum. Por que todas as distros cometem esse erro?

> Depois que mudei para Debian já estava escolado, inclusive trabalhando
> como Analista de Suporte em ambiente de servidores Debian depois que a
> Empresa onde trabalhava desativou o mainframe para investir em
> plataforma baixa. mesmo assim vivi muito bem na lista debian, que foi
> sim criada para suporte téncnico mas que virava e mexia aparecia quem
> respondesse -- sempre com uma revolta que não tinha noção -- mandando
> ler manpage, manual, procurar no google, etc.

Há uma diferença entre "RTFM" e "esta não é uma lista de suporte". RTFM
faz sentido quando a pergunta é besta ("Qual o equivalente do MS office
no 'Ubunto'?"). Dizer que a lista não é de suporte é algo que eu não
entendo. Se é só para fofocar sobre Linux, então porque orientam os
novatos para cá? Deveria haver algum tipo de "Comece Aqui" no próprio
sistema direcionando a turma para a Wiki, para o Fórum, etc.

Não acho que a culpa seja da moderação, mas esse é um problema que
persiste há muito tempo: cria-se uma expectativa e depois ela é
frustrada pelo "Esta não é uma lista de suporte."