Em Qua, 2009-01-21 às 23:58 -0200, Fabio Guerrazzi escreveu:
> O ideal é que o indivíduo faça uma pesquisa no google sobre o seu problema
> *antes* de postar à lista, e quando o faz já tenha uma boa noção sobre o
> problema, tornando a pergunta objetiva e específica.

Sim, mas isso é o que se espera de uma pessoa já bastante inteligente e
descolada. Pela minha própria experiência, o usuário médio de computador
não é muito inteligente e nem um pouco descolado. Ele espera que seu
computador funcione sem sustos como uma geladeira e que, quando "dê
defeito" possa levar para consertar.

A cultura de informática que o Windows construiu é de pessoas que não
têm autonomia porque não entendem nada do que estão fazendo e aguardam
soluções mágicas.

Não sei se algum dia superaremos isso.

> Lista não é local de vagabundo, não se deve esperar receber a resposta
> mastigada, e por fim
> quanto mais inteligente for a pergunta mais os "papas" vão se interessar em
> responder.

Ah, isso é relativo. Tenho visto ótimas perguntas nesta lista não
receberem uma resposta sequer, enquanto um off-topic sobre denúncia de
software pirata quase monopolizou a lista... rsrsrs

Agora, em um ponto você tem razão. Eu nunca achei RTFM uma resposta
inadequada. Um pouco rude, mas adequada, pois ela inclui a indicação de
que a resposta está no manual, ou seja, ela fornece um direcionamento.
Em muitos casos, isto basta.

> OBS: Suporte é serviço pago!

Sim, por isso não deviam orientar ninguém a vir buscar suporte aqui.