Em Sáb, 2009-02-28 às 02:52 +0000, Diêgo Figueiredo escreveu:

> Essa fase de migração é realmente um inferno astral, todas as pessoas
> sentem dificuldades, não é como mudar de cidade, é como mudar de
> planeta.

Eu diria que é quase como mudar de personalidade.

> O que posso dizer é que, todo esse esforço vale a pena. A simplicidade
> é algo muito complexo, pra um coisa ficar simples, é preciso de muita
> dedicação e esforço.

A questão é que certas coisas são simples no começo, mas não ficam mais
fáceis depois, podem até complicar. Outras, são complicadíssimas, mas
ficam cada vez mais fáceis.

O LInux dificulta o primeiro passo, mas te liberta e te dá facilidades
amplas.

> E mais uma coisa, não tente migrar fazendo paralelos com o windows,
> isso é sem sentido, ou você entra de cara, ou fica nesse dilema.

Concordo. Não existe essa de ficar comparando. Você sempre tenderá a ver
o que FALTA no linux porque ainda não sabe ver o que ele traz de novo.
Se você tem motivos para migrar, se tem desejo de migrar, queime a
ponte. No dia em que me decidi eu apaguei a partição do windows,
instalei sem nem ter modem direito e me propus ao desafio: ou uso linux
ou não uso nada. Em pooucos meses voltei a vida normal.

> Acredito que 70% dos meus questionamentos, não foram respondidas nessa
> lista. Porém, muitas vezes, ou não fui claro, ou não entendia o que
> realmente queria fazer.

No princípio você não sabe. É como você perguntar ao mecânico como é que
faz para o rádio sintonizar FM quando você aciona o pára-brisas. Só
depois que vcoê começa a entender o sistema é que você começa a saber
fazer perguntas.