Quando for fazer uma instalação em dual boot eu sempre aconselho que vc
deve instalar tudo. Primeiro o windows, usando o disco completo. Já fiz
esta experiência diversas vezes. No meu desktop tenho windows e ubuntu
9.04 e não tem nunhum problema. Dê o boot para entrar no ubuntu. A
primeira coisa é escolher a configuração do teclado. Somente para
testar, o Ubuntu vc pode escolher testar o ubuntu sem nenhuma mudança no
computador. Se vc já decidiu realmente instalá-lo siga os passos em:

http://ubuntued.info/2008/01/instalar-o-ubuntu-em-dual-boot-com-o-vista.html

E se for o XP não dá nenhum problema. Quando iniciar a instalação
escolha fazer a partição manualmente. Lá vc deverá particionar o disco
escolhendo uma para swap e outra onde deverá ficar o linux. Lembrando
que é diminuindo a partição do windows que vc consequirá instalar tudo
redondo.
se tiver dúvidas veja em:

http://hajaluz.webluz.net/dual-boot-com-windows-xp-e-ubuntu/
ou