2009/8/18 João Olavo Baião de Vasconcelos <joaool...@gmail.com>

> de
>

> Para deixar o note pronto pro dual boot, vc não precisa fazer nada nesse
> sentido. Eh só instalar o sistema e tomar cuidado para não formatar a
> partiçao do Vista. Eu sugiro escolher, durante a instalação, a opção de
> realizar o particionamento manualmente e criar 3 partições: 1 para swap, 1
> para o diretório raiz (/) e 1 para o diretório /home.

Só uma susgestão para Dual-Boot.

Na instalação, dentro do particionamento manual, podes apontar diretamente a
partição windows (e.g. /dev/hda1 ou /dev/sda1) para uma pasta do sistema
(e.g /windows), assim sempre que tu iniciares o sistema vais poder ver os
teus arquivos do windows.

Se estás pensando em compartilhar dados, cria uma outra partição e formata
como FAT. Podes também mapeá-la no próprio particionador do instalador para
uma pasta do sistema (e.g. /common ou /comum).

Se ficar partições demais, podes deixar como primária somente a do windows e
a / do linux, as demais, do linux, podes por em uma extendida.

Fica mais ou menos assim o esquema de particionamento:

/dev/sda1    ntfs             /windows   - não formatar
/dev/sda2    ext4            /               - formatar (o sistema vai para
cá)
/dev/sda3    extendida
/dev/sda5    swap                           - formatar 3,5G
/dev/sda6    ext4           /home        - formatar (teus dados vão para cá)
/dev/sda7    fat32          /comum     - formatar (ou no linux ou no
windows, tanto faz, sugiro uns 10G, dá dois DVDs de compartilhamento)

> O swap deixa com a qtd de memória RAM do seu note. O /, deixa com uns 8gb.
> /home fica com a qtd que vc achar necessária para suas musicas, videos,
> documentos etc.

Como você tem bastante RAM é improvável que vá fazer uso de swap, mas é
sempre bom ter algum. Neste caso, como se trata de um note e, eventualmente
você vai querer hibernar, sugiro que use 3,5G para o swap, isto é, 3G da RAM
+ 512M para o swap propriamente falando, isto porque o linux, até onde eu
saiba armazena todo o estado da RAM no swap na hibernação (ao menos era
assim a umas boas versões do kernel atrás).

> Após a instalação, ao reiniciar o micro, o menu do grub aparecerá dando
> como
> opção escolher o Linux ou o Windows para bootar.
>
> Falous!!
> --
> João Olavo Baião de Vasconcelos
> Analista de Sistemas - Infraestrutura