Nos links que vc mandou está a explicação de como vc deve proceder. Abra
seu arquivo /etc/apt/sources.list e adicione a linha com o repositório
do R para Ubuntu. Por exemplo

deb http://cran-r.c3sl.ufpr.br/bin/linux/ubuntu jaunty/

(exatamente dessa forma). Para obter as chaves públicas

gpg --keyserver subkeys.pgp.net --recv-key E2A11821
gpg -a --export E2A11821 | sudo apt-key add -
sudo apt-key add key.txt

Depois é só fazer

sudo apt-get update

sudo apt-get install r-base r-base-core

e vc terá a última versão (2.9.1) instalada.

[]s,

--
Fernando Mayer
Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGE)