Erasmo,

O que acontece numa vpn é que vc se conecta a sua empresa e passa a fazer
parte da rede dela como se sua máquina estivesse fisicamente na empresa.
Todos os serviços e todo o tipo de acesso que vc tem dentro da empresa
passam a valer quando vc está conectado a vpn.

Quanto a empresa ter acesso aos seus dados, não eh bem por ai não. Imagine
sempre como se sua máquina fosse conectada num dos pontos de rede de sua
empresa. Os técnicos teriam acesso a ela? Depende de como vc compartilha
seus dados.

O que pode acontecer eh voce ter um monitoramento do que você faz na
internet, já que voce passa a navegar pela rede da empresa, então se eles a
monitoram, monitorariam sua máquina tb.

Na duvida, sugiro a vc conectar a vpn apenas quando for nescessário, tipo,
aqui na empresa, soh conseguimos mandar e-mail através do nosso servidor se
estivermos dentro da rede da empresa, ou seja, pra enviar e-mail de minha
casa, por exemplo, eu preciso conectar a vpn.

At,

2009/8/19 Erasmo José Pereira de Oliveira <era...@conhecendoageografia.com>

> Uso aqui em casa internet fornecida via vpn (não sei pq a empresa
> fornece assim, mas enfim) ... alguns dias atrás alguns amigos me falaram
> que quando estou conectado na vpn os técnicos da empresa de internet
> conseguem ter acesso direto a minha máquina, conseguindo inclusive
> acessar minhas pastas.
>
> Alguém sabe me dizer se isso é possível? Se é, existe alguma ferramenta
> para o ubuntu que possa impedir q isso ocorra? tem como eu monitorar
> essas tentativas de acesso a minha máquina?
>
> Tenho firewall instalado, mas não tenho idéia de onde ver os relatórios
> [...]

Delson Rosário
Bacharelando em Ciencia da Computação - UFBA.
Bolsista POP-BA \ RNP- Rede Nacional de Pesquisa
Ubuntu user # 28473