Acontece que aqui em casa o meu provedor me fornece a internet via vpn,
achei esquisito pq normalmente se usa vpn em máquinas de uma mesma
empresa e talz. Nunca tinha visto fornecer um serviço dessa forma.

Quanto a monitorar o q eu faço na rede qq provedor poderia fazê-lo
(independente de usar ou naum vpn) analisando os logs de minha
navegação.

Tentei conversar com um amigo da empresa ele desconversou sobre o
assunto. Disse q não seria interessante para o provedor acessar minha
máquina.

Quando falei q o firewall do norton tinha detectado algumas tentativas
de acessar minha máquina, e que o ip de quem tava tentando era igual ao
dns deles... ele me disse q podia ter alguém na rede tentando acessar
minha máquina mas que não seria especificamente da empresa, podia ser qq
um conectado na vpn.