2009/8/19 Erasmo José Pereira de Oliveira <era...@conhecendoageografia.com>

> Uso aqui em casa internet fornecida via vpn (não sei pq a empresa
> fornece assim, mas enfim) ... alguns dias atrás alguns amigos me falaram
> que quando estou conectado na vpn os técnicos da empresa de internet
> conseguem ter acesso direto a minha máquina, conseguindo inclusive
> acessar minhas pastas.
>
> Alguém sabe me dizer se isso é possível? Se é, existe alguma ferramenta
> para o ubuntu que possa impedir q isso ocorra? tem como eu monitorar
> essas tentativas de acesso a minha máquina?
>
> Tenho firewall instalado, mas não tenho idéia de onde ver os relatórios
> [...]

Instala o GUFW. Depois ativa-o e deixa-o rodando por um tempo.
Para ver o seu log: File -> Firewall Log.

Uma vez recebi uma mensagem de alguém tentando invadir, mas era eu mesmo.
O fato de que as portas do Linux Desktop padrão serem todas fechadas para
tráfico de entrada é uma segurança e tanta. Invasão só na base do exploit de
bugs do firefox, evolution, gnome etc.

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.