não aguentei, tenho que alimentar esse flame.
toda esta discussão sobre gerenciamento de arquivos é algo tãããoooo 1995.
pelo amor de deus, o nautilus e o explorer são diferentes, cada um com suas
qualidades. a rejeição em relação ao nautilus só ocorre para alguém já
acostumado com windows. o famoso usuário final, tão citado por muitos aqui,
não gosta de mudanças. a própria microsoft sofreu com isso ao lançar o
vista. tenho firme convicção (não estatística, heheheh) que a rejeição de
qualquer usuário ao ubuntu se deve ao fato de ser diferente, independente de
ser melhor ou não.

eu uso computadores desde 1994 (saudoso IBM Aptiva), comprei uma licença de
Windows 95 original, venho servindo como suporte técnico casual para uma
enorme família há mais de dez anos. o famoso usuário final não usa 10% das
funcionalidades do explorer ou do nautilus. pega o computador do primo, da
mamãe, da irmã, etc e dá uma olhada. foto, música, filme, etc é tudo
bagunçado, jogado em qualquer lugar, muitas vezes fica é na área de trabalho
mesmo. quem fica mexendo em explorer ou nautilus são os nerds do clubinho
restrito mesmo, sejam eles fãs do windows ou linux.

o linux não é utilizado pelas massas por causa destes pequenos detalhes. a
questão é que a microsoft chegou primeiro, tem uma grande base instalada e
as pessoas não gostam de mudança. a própria microsoft sofre com isso, mesmo
o maravilhoso windows 7 agrada mais aos nerds mesmo, o usuário final
preferia ficar no XP mesmo. e no final das contas, tudo isso vai acabar
irrelevante. vocês sinceramente acham que em 2020 alguém vai perder tempo
organizando arquivos? vão deixar a nuvem, a grade ou o que inventarem de
chamar sistemas distribuídos modernos cuidar de tudo.

abraços e vamos dedicar nosso tempo a coisas mais legais.

João Marcelo Uchôa de Alencar
Computer Science BSc.
jmarcelo.alencar(at)gmail.com
http://simetriade.blogspot.com