Oi Paulo,

> Não sei se é possível. Não conheço a ferramenta que administra a lista. E
> ainda tenho minhas dúvidas de que a "solução" seja bloquear o digest.

Esta, ferramenta que administra a lista, é a raiz do problema.

> Sim, eu sei de tudo isso. Mas me diga: qual é a diferença estrutural no
> cabeçalho de um e-mail entre quando eu clico em "responder" na mensagem
> individual, e quando eu clico em "responder" no digest e edito o campo
> "assunto". Digo: A sequência de caracteres é a mesma (ou não é? e se não é,
> qual seria a diferença?), então porque dá errado na classificação da ordem
> na lista? E neste ponto que quero chegar: o que é necessário fazer para que
> o "responder" à mensagem individual e o "responder" do digest fiquem
> [...]

Então, a tal ferramenta (software) que gerencia a lista não identifica as
mensagens pelos caracteres que vemos no campo Assunto, mas sim por um código
gerado na primeira mensagem e que permanece imutável enquanto o campo
Assunto não for alterado ou as respostas forem dadas através do botão
Responder dos cliente de e-mail.

Abraço.

CR

--
"Guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa
morra" - William Shakespeare (1564-1616)

CARLOS E YARA RIBEIRO
São Luís - Maranhão - Brasil